Page 298 - Revista da Armada
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o rugido das ondas bravas e um lençol de Macau, a Porta da Baía, é principalmente a porta de
(brilhante espuma, comunicação entre duas culturas muito diferentes, a prin-
Osol que se põe, como uma rubra bola rolando cípio entreaberta cautelosamente, por vezes semifecha-
(no mar, da, e actualmente aberta a novas formas de cooperação.
Rolando como um bêbado;
.os juncos podem velejar mil milhas
Pelo poder do espírito;
Mesmo nas vagas tumultuosas Nobre de Carvalho,
O vento propulsiona-os sem cessar." cap.-rn.·g.
Sempre pronto!
,
o que sucede com o Serviço de Limitação de
Avarias (SLA) da Base ~aval de Lisboa (BNL).
E Cremos que toda a Marinha sabe da existência
deste serviço topa. a tudo e por isso não entraremos
em detalhes da sua organização. Este apontamento
tem essencialmente o fim de alertar para, tanto quan-
to possível, diminuir o tempo que medeia entre a de-
tecção do sinistro e a sua intervenção, no local.
Integrado na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, o
SLA tem as seguintes missões:
• Imediata prestação de assistência, com ma-
terial e pessoal adequados, em todos os ca- o pessoal a o matarial do Serviço de Lúnitaç40 da Avarias da Basa
sos de acidente, tais como: incêndio, explo- NavaldaLisboa.
são, colisão, encalhe, inundação, desmoro-
Nos últimos anos as técnicas de combate a sinis-
namento, de viação e outros não previstos
tros e o material de intervenção têm sofrido significa-
em que a sua intervenção seja julgada útil;
• Tomar todas as medidas possíveis para evi- tivos avanços, aos quais o comando tem estado aten-
to, reequipando-se e dedicando especial atenção à
tar a poluição das áreas em tomo dos na-
instrução. de forma a manter os seus grupos opera-
vios.
cionais. Têm sido ministrados cursos avançados aos
Estas missões estendem-se a todas as unidades e
sargentos e, semanalmente, são realizados exercí-
serviços da zona do Alfeite, às unidades navais esta-
cios de combate a incêndios, como forma de testar o
cionadas na Base ou em qualquer outra situação em
material e o pessoal.
que seja possível a sua actuação, e ainda a quaisquer
I S6 um grupo equipado, disciplinada e bem prepa-
entidades oficiais ou particulares na vizinhança da
BNL, desde que solicitado e quando o acidente ponha rado poderá, em tempo útil, fazer face aos riscos po-
tenciais que a área da BNL contém. Conhecer esses
em perigo vidas humanas ou possa causar avultados
riscos, dominar as técnicas e actuar por forma a pou-
danos nas propriedades afectadas.
par vidas e bens é o lema dos que neste serviço
Missão relevante, como se pode ver pelo que fica
servem a Marinha com a dedicação que ela merece.
dito, exige a permanência de um grupo pronto a inter-
E não esqueçamos que a Marinha tem tradições
vir em qualquer momento, mas exige também que a
nesta matéria. No antigo Arsenal da Marinha, em Lis-
comunicação do sinistro seja feita o mais rapidamen-
te possivel ao oficial de serviço à BNL, ou directamen- boa, as célebres bomba.s do Arsenal eram sempre as
primeiras a chegar a qualquer ponto da cidade onde
te ao SLA, fornecendo imediatamente os dados ne-
houvesse fogo (vide (tRevista da Armada» n. 124/
O
cessários: tipo do sinistro, localização e limitações
IJan. 82). São estas, pois, as nossas raízes e tudo fare-
existentes.
mos para as honrar.
Para o desempenho das suas funções o SLA dis-
põe de material e de pessoal, este dividido por três
secções: Informação e Logística, Instrução e Treino e
Intervenção.
O chefe do serviço é um oficial engenheiro maqui-
nista naval-actualmente o primeiro-tenente Bronze Bronze Candeias,
Candeias- dispondo, neste momento de cinco sar- 1."'-ten.EMQ
gentos e vinte e oito praças, corno se vê na fotografia
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junta.
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