Page 159 - Revista da Armada
P. 159

Equipamentos de Navegação e Sensores                 Geral; a Construção; a Propulsão; a Produção de Energia; e a
           As lanchas dispõem dos seguintes equipamentos de navegação:  Segurança e Limitação de Avarias.


            Equipamento           “Argos” novas          “Argos” antigas      Arranjo Geral
                                                                                A figura 1  mostra o arranjo geral das no-
        GPS                                             Leica MX412B DGPS                             Magnavox MX4400 GPS  vas "Argos".
        Radar de Navegação                  Furuno FR-1411 MK3                             Furuno FR-1505 DA  De ré para vante, visualiza-se o poço da em-
        Odómetro Electromagnético     Cassens & Plath Naviknot III FNF           Chernikeeff Aquacatch EM-200  barcação, a "Casa das Máquinas" imediata-
        Sonda Ultrasónica                      Elac LAZ 5000  Elac LAZ 50 AT  mente a vante, seguida da zona dos alojamen-
        Girobússola          Sperry MK37 VT           Arma Brown MK1 Mod.5    tos. Por baixo dos alojamentos estão localiza-
        Radiogoniómetro MF-HF           Taiyo TD-C338 MK II                            Taiyo TD-C338 MK II  dos os tanques de combustível, de aguada e de
        Radiogoniómetro VHF               TD-L5000    Taiyo TD-L1626          águas residuais. Ainda no interior do casco,
        Anemómetro                              Kelvin Hughes OMC-160/OMC-139    Thomas Walker Mod.2020  junto à proa fica o Paiol de Munições, na verti-
        Agulha Magnética     Cassens & Plath Reflecta/4                     G.Vieira GV GM  cal da peça de artilharia, que é também servida
                                                                              horizontalmente por um Paiol de Munições
                                                                              Prontas localizado na parte de vante da supe-
           Esta é uma área onde há alguma compatibilidade logística entre  restrutura, sob o Varandim do Comandante.
         equipamentos montados nas lanchas novas e antigas. O radar, a  A Cozinha e o Refeitório, que nas "Argos" antigas se situam na zona
         sonda e os radiogoniómetros são da mesma marca, ainda que, em  dos alojamentos, estão agora localizados na parte de ré da superestrutu-
         resultado da evolução tecnológica registada ao longo de uma década,  ra. Incorpora ainda outros melhoramentos ao nível da habitabilidade,
         sejam, naturalmente, de modelos mais actualizados.   com a montagem de uma UAAC (Unidade Autónoma de Ar Con-
                                                              dicionado) para climatização das zonas habitacionais e operacionais.
         Comunicações
           As “Argos” estão equipadas com os seguintes equipamentos  Construção
         de comunicações:                                      A tabela seguinte resume as principais características da nova
                                                                              construção:
            Equipamento           “Argos” novas          “Argos” antigas

        Tx/Rx HF             Skanti TRP-7207          Harris RF-2301             Comprimento Total...............28,40m
        Tx/Rx UHF            XD-412                   Não tem                    Comprimento entre PP .........26,40m
        Tx/Rx VHF-FM         Sailor RT-2048           Sailor RT-2048             Boca Máxima .......................5,95m
        Rx/Controlador VHF/DSC          Sailor RM-2042  ITT Marine STR-12        Pontal de Construção............3,48m
        Tx/Rx VHF Portátil   Navico Axis 150          Repco 10-80                Deslocamento Carregado......82ton
        Rx Navtex            ICS-NAV-5 GMDSS          West Navfax 710            Calado (Carregado)...............1,45m
        Projector de Sinais  Pesch-Seematz HGS        Pesch-Seematz XBO          Velocidade Máxima..............26nós
                                                                                 Velocidade Cruzeiro.............20nós
           Conforme salientado inicialmente, as novas lanchas estarão ainda  Tendo as novas  Autonomia (20nós) ...............640milhas
         preparadas para receber o sistema SIFICAP, passando o melhoramen-  lanchas sido especi-  Potência Propulsora..............2x1800hp
         to da capacidade operacional na área de comunicações pela mon-  ficadas em função  Guarnição ............................1of+1sg+8pr
         tagem deste sistema.                                 de conceitos de uti-  Tanques Combustível............15mcub
           Confrontando os equipamentos montados nas novas "Argos" com  lização e requisitos  Aguada de Reserva ...............5mcub
         os equipamentos correspondentes na configuração inicial das lanchas  operacionais, no  Tanques Águas Sujas.............5mcub
         antigas, pode ser verificado que se trata de uma área onde há pouca  essencial, idênticos
         compatibilidade logística.                           aos das lanchas anti-
                                                              gas, resulta que são também lanchas de calado reduzido, secção
         Plataforma                                           quinada e do tipo planante. A diferença fundamental na forma
           A caracterização da plataforma é feita com base nos aspectos  resume-se a um alongamento do casco em cerca de 1 metro, por
         representativos já anteriormente enunciados, isto é: o Arranjo  forma a acomodar algumas alterações no arranjo geral, a salientar, a
                                                                                           montagem da peça de arti-
                                                                                           lharia no convés a vante, e a
                                                                                           passagem da cozinha e re-
                                                                                           feitório do interior do casco a
                                                                                           vante para a superestrutura a
                                                                                           ré. Este alongamento do
                                                                                           casco trouxe, também, um
                                                                                           melhoramento do desem-
                                                                                           penho propulsivo na zona do
                                                                                           pico da resistência associada
                                                                                           à geração de ondas, provoca-
                                                                                           da pelo avanço do navio.
                                                                                           Como modo de validação da
                                                                                           forma do casco, os aspectos
                                                                                           relativos a níveis de cavi-
                                                                                           tação, alinhamento de
                                                                                           apêndices e comportamento
                                                                                           no mar, bem como a
                                                                                           obtenção de dados relativos
         Fig. 1 - Arranjo Geral.                                                           à resistência e propulsão, ✎
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • MAIO 2000  13
   154   155   156   157   158   159   160   161   162   163   164