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Equipamentos de Navegação e Sensores Geral; a Construção; a Propulsão; a Produção de Energia; e a
As lanchas dispõem dos seguintes equipamentos de navegação: Segurança e Limitação de Avarias.
Equipamento “Argos” novas “Argos” antigas Arranjo Geral
A figura 1 mostra o arranjo geral das no-
GPS Leica MX412B DGPS Magnavox MX4400 GPS vas "Argos".
Radar de Navegação Furuno FR-1411 MK3 Furuno FR-1505 DA De ré para vante, visualiza-se o poço da em-
Odómetro Electromagnético Cassens & Plath Naviknot III FNF Chernikeeff Aquacatch EM-200 barcação, a "Casa das Máquinas" imediata-
Sonda Ultrasónica Elac LAZ 5000 Elac LAZ 50 AT mente a vante, seguida da zona dos alojamen-
Girobússola Sperry MK37 VT Arma Brown MK1 Mod.5 tos. Por baixo dos alojamentos estão localiza-
Radiogoniómetro MF-HF Taiyo TD-C338 MK II Taiyo TD-C338 MK II dos os tanques de combustível, de aguada e de
Radiogoniómetro VHF TD-L5000 Taiyo TD-L1626 águas residuais. Ainda no interior do casco,
Anemómetro Kelvin Hughes OMC-160/OMC-139 Thomas Walker Mod.2020 junto à proa fica o Paiol de Munições, na verti-
Agulha Magnética Cassens & Plath Reflecta/4 G.Vieira GV GM cal da peça de artilharia, que é também servida
horizontalmente por um Paiol de Munições
Prontas localizado na parte de vante da supe-
Esta é uma área onde há alguma compatibilidade logística entre restrutura, sob o Varandim do Comandante.
equipamentos montados nas lanchas novas e antigas. O radar, a A Cozinha e o Refeitório, que nas "Argos" antigas se situam na zona
sonda e os radiogoniómetros são da mesma marca, ainda que, em dos alojamentos, estão agora localizados na parte de ré da superestrutu-
resultado da evolução tecnológica registada ao longo de uma década, ra. Incorpora ainda outros melhoramentos ao nível da habitabilidade,
sejam, naturalmente, de modelos mais actualizados. com a montagem de uma UAAC (Unidade Autónoma de Ar Con-
dicionado) para climatização das zonas habitacionais e operacionais.
Comunicações
As “Argos” estão equipadas com os seguintes equipamentos Construção
de comunicações: A tabela seguinte resume as principais características da nova
construção:
Equipamento “Argos” novas “Argos” antigas
Tx/Rx HF Skanti TRP-7207 Harris RF-2301 Comprimento Total...............28,40m
Tx/Rx UHF XD-412 Não tem Comprimento entre PP .........26,40m
Tx/Rx VHF-FM Sailor RT-2048 Sailor RT-2048 Boca Máxima .......................5,95m
Rx/Controlador VHF/DSC Sailor RM-2042 ITT Marine STR-12 Pontal de Construção............3,48m
Tx/Rx VHF Portátil Navico Axis 150 Repco 10-80 Deslocamento Carregado......82ton
Rx Navtex ICS-NAV-5 GMDSS West Navfax 710 Calado (Carregado)...............1,45m
Projector de Sinais Pesch-Seematz HGS Pesch-Seematz XBO Velocidade Máxima..............26nós
Velocidade Cruzeiro.............20nós
Conforme salientado inicialmente, as novas lanchas estarão ainda Tendo as novas Autonomia (20nós) ...............640milhas
preparadas para receber o sistema SIFICAP, passando o melhoramen- lanchas sido especi- Potência Propulsora..............2x1800hp
to da capacidade operacional na área de comunicações pela mon- ficadas em função Guarnição ............................1of+1sg+8pr
tagem deste sistema. de conceitos de uti- Tanques Combustível............15mcub
Confrontando os equipamentos montados nas novas "Argos" com lização e requisitos Aguada de Reserva ...............5mcub
os equipamentos correspondentes na configuração inicial das lanchas operacionais, no Tanques Águas Sujas.............5mcub
antigas, pode ser verificado que se trata de uma área onde há pouca essencial, idênticos
compatibilidade logística. aos das lanchas anti-
gas, resulta que são também lanchas de calado reduzido, secção
Plataforma quinada e do tipo planante. A diferença fundamental na forma
A caracterização da plataforma é feita com base nos aspectos resume-se a um alongamento do casco em cerca de 1 metro, por
representativos já anteriormente enunciados, isto é: o Arranjo forma a acomodar algumas alterações no arranjo geral, a salientar, a
montagem da peça de arti-
lharia no convés a vante, e a
passagem da cozinha e re-
feitório do interior do casco a
vante para a superestrutura a
ré. Este alongamento do
casco trouxe, também, um
melhoramento do desem-
penho propulsivo na zona do
pico da resistência associada
à geração de ondas, provoca-
da pelo avanço do navio.
Como modo de validação da
forma do casco, os aspectos
relativos a níveis de cavi-
tação, alinhamento de
apêndices e comportamento
no mar, bem como a
obtenção de dados relativos
Fig. 1 - Arranjo Geral. à resistência e propulsão, ✎
REVISTA DA ARMADA • MAIO 2000 13