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Novas tecnologias em navegação
             Novas tecnologias em navegação


                           Carta Electrónica de Navegação Oficial





         INTRODUÇÃO                         “EXXON Valdez” encalhou no baixo de  no total dos prejuízos financeiros por aci-
                                            Bligh Reef , derramando 11 milhões de  dentes marítimos no mundo. Como conse-
              recolha de informação hidrográfica  galões de crude. Apesar dos acidentes marí-  quência a tecnologia evoluíu para a con-
              representa um custo muito elevado  timos não serem tão frequentes quanto os  cretização de um sistema electrónico de
         Ae exige grande                                                                     navegação, o ECDIS ou
         esforço em meios                                                                    Electronic Chart Display
         humanos e materiais A                                                               and Information System.
         necessidade premente
         de troca de dados entre                                                             O SIGNIFICADO
         os produtores oficiais de                                                           DA EXISTÊNCIA
         informação naútica foi o                                                            DE UM SISTEMA DE
         ponto de partida para
         a junção de esforços                                                                POSICIONAMENTO
         entre a Organização                                                                 RIGOROSO
         Hidrográfica
         Internacional (OHI), a                                                                O emergente Sistema
         Organização Marítima                                                                de Informação Marítima,
         Internacional (OMI) e                                                               de que o ECDIS é um
         as empresas de soft-                                                                exemplo, automatiza
         ware, tendo como                                                                    algumas das tarefas
         objectivo único compi-  CENO da entrada do porto de Lisboa produzida no IH.         humanas, reduzindo o
         lar e editar as normas                                                              tempo e o esforço de
         para a existência de um formato único na  acidentes de viação, os seus danos são  marcar a posição do navio. O posiciona-
         transferência de dados.            substancialmente maiores, incluindo per-  mento é integrado pelo uso de um sis-
           Após nove anos de debates e evolução  cas de vidas e carga, danificando irrever-  tema de grande exactidão. A disponibili-
         em torno de um documento final, foram  sivelmente o meio ambiente, provocando  dade 24h/dia da constelação de
         finalmente publicadas em 1996 as normas  o encerramento de portos e motivando o  satélites de Global Positioning System
         da OHI para "Transferência de Dados  aumento do prémio de seguros, tal como  (GPS) apenas permite um rigor de 100
         Digitais para a Informação Hidrográfica",  ilustra a Tabela1.         metros na posição, insuficiente para
         ou simplesmente S-57/3 (edição 3). Estas  Após o acidente do “EXXON Valdez”, foi  algumas das funcionalidades de um
         normas, a que o Instituto Hidrográfico (IH)  tornado público que causas humanas  ECDIS. O desenvolvimento da tecnolo-
         e os seus congéneres da OHI, os produtores  estariam na base desta catástrofe. Relatórios  gia associada ao GPS, nomeadamente o
         da informação cartográfica oficial, obede-  de inquérito indicaram que o oficial de  sistema diferencial (DGPS) oferece
         cem, são estruturadas na complexa tecnolo-  quarto não só era inexperiente como se  agora uma exactidão na ordem do
         gia O-O, envolvendo um grande esforço na  encontrava com sobrecarga de tarefas. De  metro, o que  disponibiliza ao navegador
         formação de recursos humanos altamente  facto, cerca de 80% dos acidentes maríti-  a possibilidade de este efectuar em
         qualificados, especialmente no que diz  mos são causados por falha humana.  segurança operações de atracação sem
         respeito ao extenso e completo controlo da  Assim,  por decisão governamental dos  visibilidade ou navegar em cartas de
         qualidade dos dados. É com base nestas  E.U.A. foi criada uma comissão de trabalho  grande escala.
         normas que o IH produz a  Carta    EUA-Canadá cujo objectivo foi o de estu-  Os dois desenvolvimentos tecnológicos
         Electrónica de Navegação Oficial (CENO),  dar a viabilidade do desenvolvimento de  (GPS-ECDIS) não podem por isso ser disso-
         um produto digital equivalente da Carta  um sistema de navegação que viesse facili-  ciados. Em Portugal, a inexistência de uma
         Naútica de Papel.                  tar e acrescentar mais valias à determi-  cadeia de cobertura das principais vias
                                            nação da posição do navio.         marítimas por DGPS pode por isso compro-
         O DESENVOLVIMENTO                    Como resultado, este estudo identificou  meter o uso generalizado de um sistema
         DOS SISTEMAS ELECTRÓNICOS          que um novo sistema de navegação elec-  rigoroso de navegação como o ECDIS.
                                            trónica podería reduzir o número total de
           Razões económicas e de segurança,  acidentes marítimos entre 15 a 19%. Em  O CONCEITO CENO S-57/3
         foram as principais forças de desenvolvi-  apoio a este último estudo, o Woods Hole
         mento de um novo sistema de navegação.  Institute, de Massachusets, estimou que a utiliza-  O formato S-57/3 (de Special Publication,
           Em 24 de Março de 1989, quando ruma-  ção de um mesmo sistema significaria uma  edition 3) surge da evolução dos documen-
         va a sair o porto de Valdez, o navio  poupança média de $US 3 milhões por dia,
                                                                               tos da OHI que tinham como finalidade a
         Tabela 1                                                              construção de normas que viabilizassem
         NAVIO               DATA        LOCAL               DANOS             não só a produção de uma Carta
         Q. E. II            1992         Vineyard Sound     $45 US milhões    Electrónica Oficial sob o mesmo formato,
         American Trader     1990         Huntigton Beach    $30 US milhões    internacionalmente reconhecido, mas tam-
         Glacier Bay         1987         Cook Inlet         $50 US milhões    bém que facilitasse a troca de informação
         Hyunday 12          1991         Twelve F. Straits   $994,000 US      entre produtores oficiais (Institutos
         Exxon Valdez        1989         Valdez             $3 biliões*       Hidrográficos), utilizadores (navegadores),
         *Custos de Limpeza                                                    e outras instituições.
         12 AGOSTO 2000 • REVISTA DA ARMADA
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