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Novas tecnologias em navegação
Novas tecnologias em navegação
Carta Electrónica de Navegação Oficial
INTRODUÇÃO “EXXON Valdez” encalhou no baixo de no total dos prejuízos financeiros por aci-
Bligh Reef , derramando 11 milhões de dentes marítimos no mundo. Como conse-
recolha de informação hidrográfica galões de crude. Apesar dos acidentes marí- quência a tecnologia evoluíu para a con-
representa um custo muito elevado timos não serem tão frequentes quanto os cretização de um sistema electrónico de
Ae exige grande navegação, o ECDIS ou
esforço em meios Electronic Chart Display
humanos e materiais A and Information System.
necessidade premente
de troca de dados entre O SIGNIFICADO
os produtores oficiais de DA EXISTÊNCIA
informação naútica foi o DE UM SISTEMA DE
ponto de partida para
a junção de esforços POSICIONAMENTO
entre a Organização RIGOROSO
Hidrográfica
Internacional (OHI), a O emergente Sistema
Organização Marítima de Informação Marítima,
Internacional (OMI) e de que o ECDIS é um
as empresas de soft- exemplo, automatiza
ware, tendo como algumas das tarefas
objectivo único compi- CENO da entrada do porto de Lisboa produzida no IH. humanas, reduzindo o
lar e editar as normas tempo e o esforço de
para a existência de um formato único na acidentes de viação, os seus danos são marcar a posição do navio. O posiciona-
transferência de dados. substancialmente maiores, incluindo per- mento é integrado pelo uso de um sis-
Após nove anos de debates e evolução cas de vidas e carga, danificando irrever- tema de grande exactidão. A disponibili-
em torno de um documento final, foram sivelmente o meio ambiente, provocando dade 24h/dia da constelação de
finalmente publicadas em 1996 as normas o encerramento de portos e motivando o satélites de Global Positioning System
da OHI para "Transferência de Dados aumento do prémio de seguros, tal como (GPS) apenas permite um rigor de 100
Digitais para a Informação Hidrográfica", ilustra a Tabela1. metros na posição, insuficiente para
ou simplesmente S-57/3 (edição 3). Estas Após o acidente do “EXXON Valdez”, foi algumas das funcionalidades de um
normas, a que o Instituto Hidrográfico (IH) tornado público que causas humanas ECDIS. O desenvolvimento da tecnolo-
e os seus congéneres da OHI, os produtores estariam na base desta catástrofe. Relatórios gia associada ao GPS, nomeadamente o
da informação cartográfica oficial, obede- de inquérito indicaram que o oficial de sistema diferencial (DGPS) oferece
cem, são estruturadas na complexa tecnolo- quarto não só era inexperiente como se agora uma exactidão na ordem do
gia O-O, envolvendo um grande esforço na encontrava com sobrecarga de tarefas. De metro, o que disponibiliza ao navegador
formação de recursos humanos altamente facto, cerca de 80% dos acidentes maríti- a possibilidade de este efectuar em
qualificados, especialmente no que diz mos são causados por falha humana. segurança operações de atracação sem
respeito ao extenso e completo controlo da Assim, por decisão governamental dos visibilidade ou navegar em cartas de
qualidade dos dados. É com base nestas E.U.A. foi criada uma comissão de trabalho grande escala.
normas que o IH produz a Carta EUA-Canadá cujo objectivo foi o de estu- Os dois desenvolvimentos tecnológicos
Electrónica de Navegação Oficial (CENO), dar a viabilidade do desenvolvimento de (GPS-ECDIS) não podem por isso ser disso-
um produto digital equivalente da Carta um sistema de navegação que viesse facili- ciados. Em Portugal, a inexistência de uma
Naútica de Papel. tar e acrescentar mais valias à determi- cadeia de cobertura das principais vias
nação da posição do navio. marítimas por DGPS pode por isso compro-
O DESENVOLVIMENTO Como resultado, este estudo identificou meter o uso generalizado de um sistema
DOS SISTEMAS ELECTRÓNICOS que um novo sistema de navegação elec- rigoroso de navegação como o ECDIS.
trónica podería reduzir o número total de
Razões económicas e de segurança, acidentes marítimos entre 15 a 19%. Em O CONCEITO CENO S-57/3
foram as principais forças de desenvolvi- apoio a este último estudo, o Woods Hole
mento de um novo sistema de navegação. Institute, de Massachusets, estimou que a utiliza- O formato S-57/3 (de Special Publication,
Em 24 de Março de 1989, quando ruma- ção de um mesmo sistema significaria uma edition 3) surge da evolução dos documen-
va a sair o porto de Valdez, o navio poupança média de $US 3 milhões por dia,
tos da OHI que tinham como finalidade a
Tabela 1 construção de normas que viabilizassem
NAVIO DATA LOCAL DANOS não só a produção de uma Carta
Q. E. II 1992 Vineyard Sound $45 US milhões Electrónica Oficial sob o mesmo formato,
American Trader 1990 Huntigton Beach $30 US milhões internacionalmente reconhecido, mas tam-
Glacier Bay 1987 Cook Inlet $50 US milhões bém que facilitasse a troca de informação
Hyunday 12 1991 Twelve F. Straits $994,000 US entre produtores oficiais (Institutos
Exxon Valdez 1989 Valdez $3 biliões* Hidrográficos), utilizadores (navegadores),
*Custos de Limpeza e outras instituições.
12 AGOSTO 2000 • REVISTA DA ARMADA