Page 201 - Revista da Armada
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esperança de chegar à linha da meta dentro  inolvidável ficou, feliz-
         do período estabelecido (até 281400ZJUL82),  mente, registado para a
         começaram a aparecer umas aragens de NE  posteridade.
         as quais, refrescando durante a noite e o dia   Não obstante ter che-
         seguinte, possibilitaram que o navio recome-  gado depois da hora                                         NRP Sagres – Foto CTEN António Gonçalves
         çasse a navegar a uma velocidade razoável (7  limite, o navio-escola
         nós) o que voltou a fazer crer que se chegasse  Sagres foi o vencedor
         a Cascais antes de o “control fechar”».  desta regata. Outro dado
           O vento que se fez sentir nos dias 26 e 27  curioso a registar dá-nos
         de Julho surgiu no momento exacto, tendo-  conta de que esta foi a
         se intensificado, ainda que modestamente e  mais longa tirada que o
         de forma progressiva, embora a sua direcção  navio alguma vez efec-
         comportasse alterações a título quase per-  tuou, contabilizando
         manente.                           um total de 31 dias de
           Apesar do derradeiro esforço exigido a to-  mar. Para a história per-  O troféu Commodore John Nicholas Brown que a Sagres venceu em 1982.
         dos quantos se encontravam directamente en-  durará também o facto
         volvidos na manobra, havia nesse momento  de durante esta viagem a navegação à vela   Por ocasião da estadia dos veleiros em Por-
         a bordo a plena consciência de que, dada a  ter atingido a marca dos 80%, o valor mais  tugal durante o Lisbon Sail’82, os comandan-
         conjuntura e face às desistências entretanto re-  elevado de sempre, se exceptuarmos uns  tes dos navios foram recebidos em visita de
         gistadas, já só a Sagres poderia almejar vencer  episódicos 89% cumpridos durante o curto  cumprimentos pelo Presidente da República,
         esta longa regata.                 período de treino, em 1978, que precedeu a  General Ramalho Eanes, no palácio de Belém.
                                                                                               No dia da largada coube-
                                                                                               -lhes a vez de, a bordo
                                                                                               dos seus navios, presta-
                                                                                               rem honras ao Chefe de
                                                                                               Estado, que assistia ao
                                                                                               desfile no Tejo a partir
                                                                                               da Torre de Belém.
                                                                                                               Z
                                                                                                    António Manuel
                                                                                                        Gonçalves
                                                                                                            CTEN
                                                                                                 am.sailing@hotmail.com
                                                                                               Notas:
                                                                                                 1  A escala de intensidade
                                                                                               do vento utilizada a bordo
                                                                                               conta com treze intervalos,
                                                                                               denominados forças, que vão
                                                                                               desde 0 (Calma) até 12 (Fura-
                                                                                               cão). É conhecida como esca-
                                                                                               la Beaufort por ter sido o Con-
                                                                                               tra-almirante inglês Sir Francis
                                                                                               Beaufort (1774-1857) quem,
                                                                                               em 1806, efectuou a actual
                                                                                               divisão, tendo esta sido im-
                                                                                               plementada na Marinha Bri-
                                                                                               tânica, em 1838. De referir,
 ão do vento, em direcção e intensidade, como as posições e as datas onde ocorreram as desistências dos diferentes navios. Note-se que as características do   no entanto, que já no século
 ora de bordo.                                                                                 XVII os Portugueses dispu-
                                                                                               nham de uma tabela idêntica,
           Na manhã do dia 28 o vento rondou para  preparação do navio para a primeira volta ao   onde, para cada intervalo correspondente às diferentes
         oeste, no momento em que o navio se encon-  mundo (1978-1979).        intensidades do vento, no caso vertente em número de
         trava a cerca de 18 milhas da linha de che-  Por este triunfo, o navio-escola Sagres rece-  oito, era ainda fornecido o valor da singradura de uma
                                                                               nau, para duas possíveis mareações, ou seja, navegando
         gada. Se as condições se mantivessem, seria  beu o troféu Commodore John Nicholas Bro-  à bolina ou com o vento na popa. A grande diferença é
         previsível que a Sagres se acercasse da meta  wn, instituído pela ASTA para premiar o velei-  que por esta altura ainda não era utilizado o anemóme-
         dentro do tempo limite, ou seja, as 14h00(Z)  ro vencedor das denominadas American Sail   tro (do grego anemos, que significa vento), pelo que a
         do dia 28 de Julho. Só que mais uma vez a  Training Races, em classe A. De notar que esta   avaliação da intensidade do vento a bordo era feita, salvo
         intensidade do vento foi-se aos poucos ate-  salva deveria ter sido devolvida à American Sail   diferente opinião, exclusivamente com base na experi-
                                                                               ência do piloto, não dispondo este de qualquer referên-
         nuando, tendo, inclusivamente, a sul do cabo  Training Association, que nela gravaria o nome   cia fidedigna. Apesar do princípio de funcionamento do
         da Roca, caído quase por completo.  do veleiro português, sendo futuramente usa-  anemómetro ter sido descoberto por Leon Battista Alber-
           Desta forma, quando ao fim de um mês se  da noutras regatas. Inexplicavelmente, vinte e   ti (1406-1472), em 1450, só quatro séculos mais tarde
         esgotou o tempo de regata, o navio-escola Sa-  quatro anos depois ainda se encontra a bordo   (1846), em pleno apogeu da navegação à vela, o irlandês
                                                                               John Romney Robinson (1792-1882) inventou o instru-
         gres achava-se a umas escassas 0,7 milhas da  da Sagres…              mento que actualmente designamos por anemómetro de
         linha derradeira. Apesar de algum sentimento   Nesta regata, o navio-escola Sagres percorreu   Robinson, ou de conchas.
         de frustração por todos experimentado, pros-  2.974 milhas à velocidade média de 3,93 nós,   2  Conjunto completo de velas de um navio, ou seja,
         seguiu-se navegando à vela até cruzar a linha  ao longo de uma ortodrómia quase perfeita.  uma vela para cada posição no aparelho. Ao somatório
         que havia trinta e um dias vinha sendo perse-                         de todas as velas existentes a bordo, regra geral duas
                                                                               andainas – uma envergada e outra em paiol –, eventu-
         guida. Assim, «às 1416 o navio cortou a meta   Navio  País  Classificação  almente ainda mais algumas velas extra, dá-se o nome
         ao marcar o farol da Guia por Zgi=Zv=000»,   Sagres  Portugal  1º     de velame.
         tendo na altura a linha sido simbólica e lite-  Esmeralda  Chile  2º    3 4  Deus grego do vento.
                                                                                  Por esta altura o oficial imediato da Sagres era o
         ralmente «cortada», já em ambiente de festa,                          CTEN Armando Rodrigues Leite, que viria mais tarde a ser
         por um Marinheiro devidamente precavido   Our Svanen  Reino Unido  3º  comandante do navio (22/1/93 – 10/10/95), sendo mestre
         a partir do lais do gurupés. Este momento   Gloria  Colômbia  4º      o 1SAR Alexandre Nunes Capucho (12/12/80 – 2/4/89).
                                                                                      REVISTA DA ARMADA U JUNHO 2006  19
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