Page 25 - Revista da Armada
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e o mastro do traquete, como forma de alcan-  dor das voltas do seio do gualdrope. Por ou-  protecção conferida contra o terrível teredo,
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         çar o equilíbrio pretendido. O que terá levado  tro lado, tornou possível trazer a manobra do  como em relação à demais vida marinha .
         ao aparecimento das denominadas velas de  navio para o tombadilho, local privilegiado  Aparentemente simples também esta inovação
         proa – polaca, vela de estai, bujarrona, giba –,  onde o marinheiro, sem dificuldade, pode  teve consequências notáveis ao nível de toda a
         aproveitando-se assim os cabos de estai exis-  governar tendo em atenção as testas do pano  construção naval. Com as obras-vivas mais pro-
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         tentes . Quanto ao número de velas de proa  redondo  e simultaneamente mais próximo  tegidas a madeira utilizada na sua construção
         e às respectivas áreas,                                                                passou a ser mais fina,
         sempre se pretendeu,                                                                   logo menos dispen-
         para cada caso, que                                                                    diosa, tornando-se os
         estas pudessem confe-                                                                  navios mais leves e rá-
         rir equilíbrio ao navio,                                                              Arquivo CTEN António Gonçalves  pidos. Antes do surgir
         em função da marea-                                                                    desta novidade a pro-
         ção do restante pano e                                                                 tecção era assegurada
         da marcação do vento                                                                   pelo impregnar do cas-
                                                                                                         22
         relativo. Não obstante                                                                 co com breu .
         esta importante função                                                                   É também no final
         das velas de proa, cedo                                                                do século XVII, prelú-
         se percebeu que estas                                                                  dio do fértil e derradei-
         detinham também um                                                                     ro ciclo de desenvol-
         papel importante na                                                                    vimento dos grandes
         velocidade do navio                                                                    veleiros, que surge o
         e revelaram-se funda-                                                                  navio que passou a ser
         mentais para que se   O lugre de sete mastros Thomas Lawson, provavelmente o maior navio com este tipo de aparelho jamais   conhecido como fra-
         pudesse navegar mais   construído.                                                     gata. Tratava-se, essen-
                                                                                                           23
         chegado ao vento, tarefa só possível em con-  do oficial de quarto, responsável pelas alte-  cialmente, de um navio de três mastros , cuja
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         junto com as velas latinas quadrangulares.  rações do rumo.           vela ré , como era conhecida, foi sabiamente
           Este importante quadro de alterações levou   Um dos grandes problemas que sempre  substituída por uma mezena com carangueja,
         ao aparecimento do novo tipo de aparelho  afectou os navios de madeira, em especial  sendo posteriormente adicionada a retranca.
         que mais tarde conheceu outras variantes, na  aqueles que navegam em águas tropicais, foi  A fragata foi acima de tudo pensada como um
         exacta medida das diferentes combinações  a degradação das obras-vivas, que encontra  navio de guerra de linhas relativamente finas,
         com recurso a um maior ou menor número  explicação pelo facto de nessas paragens o  armada com canhões e com um relativamen-
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         de velas redondas .                molusco teredo navalis, vulgo teredo, adquirir  te pequeno bordo livre, capaz de atingir uma
           Como todas estas velas se de-                                              velocidade superior a qualquer outro
         senvolvem para ré dos respectivos                                            navio da época. Por isso foi utilizada
         mastros, daqui resulta uma pressão                                           ao longo do séculos XVIII-XIX em ac-
         assimétrica sobre o aparelho, que                                           Foto CTEN António Gonçalves  ções de exploração, «corso oficial»,
         ultrapassa em muito a acção das                                              dar caça a navios inimigos, bem como
         próprias enxárcias. Por isso, como                                           fazer a escolta de comboios e apoio
         forma de resolver este problema,                                             a navios maiores, que apesar de mais
         foi necessário passar a dispor de                                            bem armados viram o respectivo des-
         um cabo que a barlavento, à popa,                                            locamento, calado e boca afectarem
         pudesse aguentar o somatório das                                             severamente a sua velocidade e ma-
         forças transferidas para o mastro                                            nobrabilidade, a ponto de os tornarem
         que se encontra mais a ré. Este                                              incompatíveis com as características
         cabo indispensável é aquele que                                              exigidas a um navio de guerra .
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         hoje apelidamos de brandal volan-                                             Terá sido também a fragata o pri-
         te , que faz arreigada no galope do                                          meiro navio a utilizar velas de entre-
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         mastro da mezena, elemento chave                                             mastro  e sobres , na tentativa de
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         em qualquer navio com estas ca-                                              aumentar ainda mais a sua velocida-
         racterísticas, e cuja manobra deve                                           de. O aligeirar das suas dimensões
         ser levada em linha de conta quan-                                           e aparelho terá levado ao apareci-
         do o navio vira de bordo.                                                    mento da corveta e do brigue, con-
           Este aparelho acabou por se im-                                            tando este último com apenas dois
         por ao nível dos barcos de lazer e                                           mastros redondos.
         competição, tendo sido também                                                 O denominado navio de linha ,
                                                                                                              28
         adoptado com vantagem em mui-                                                que as principais potências marítimas
         tos navios de grandes dimensões                                              europeias dispuseram neste período,
         construídos nos séculos XIX-XX.                                              detinha muitas das características e
           Também a roda do leme, que                                                 qualidades acima descritas, acomo-
         actualmente associamos a qual-                                               dando no entanto um maior núme-
         quer navio, só foi inventada por                                             ro de peças de artilharia do que a fra-
         alturas do início do século XVIII. O   Um navio de linha ainda com vela ré, visto por Gilbert Gleiss.  gata, normalmente distribuídas por
         seu desenvolvimento trouxe consi-                                            várias baterias (cobertas). Para além
         go duas grandes vantagens. Em primeiro lugar  voracidade e dimensões extraordinárias . Se-  de se constituírem como o navio de combate
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         exige um menor esforço por parte do mari-  gundo Chatterton, no seu livro Sailing Ships,  por excelência, a construção de toda uma es-
         nheiro do leme , uma vez que o movimento  só em 1761 foram pela primeira vez aplicadas  quadra obedecia rigorosamente aos mesmos
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         é intermediado por dois aparelhos de força  chapas de cobre no casco de um navio. Dados  planos, tanto ao nível do casco como do pró-
         (talhas), um em cada bordo, funcionando o  os excelentes resultados obtidos, esta prática  prio aparelho. Só assim era possível que todos
         eixo da roda do leme (tambor) como enrola-  passou a ser corrente, tanto no que respeita à  os navios, com o vento a soprar com a mesma
                                                                                     REVISTA DA ARMADA U JANEIRO 2006  23
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