Page 24 - Revista da Armada
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Setting Sail
                                         Setting Sail


                                  3. Tempo Derradeiro – 1ª parte


             alvez por alturas do primeiro quartel do  cabos, tripulações menos numerosas do que  Its proportions are more agreeable to the eye
             século XVI os construtores navais holan-  os tradicionais navios de pano redondo. Além  than those of any other species or craft, and its
         Tdeses começaram a dar corpo a um tipo  disso, sempre que se carrega uma vela latina  rig is in favour with owners of yachts – espe-
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         de aparelho inovador, que foi posteriormente  quadrangular  (gaff-sail) a carangueja é arriada  cially with those whose yachts are large. The
         sendo aperfeiçoado por ingleses, franceses,  sob volta das respectivas adriças da boca e do  schooner’s distinctive peculiarities are, that it
         americanos e canadianos,                                                             carries two masts, which
         com especial incidên-                                                                usually rake aft or lean
         cia ao longo dos séculos                                                             back a good deal; and its
         XVIII e XIX. Referimo-nos,                                                           rig is chiefly fore-and-aft,
         como se depreende, ao                                                               Arquivo CTEN António Gonçalves  like the sloop […] Scho-
         aparelho que caracteriza                                                             oners sometimes carry a
         os navios de pano predo-                                                             large square-sail, which is
         minantemente latino, que                                                             spread when the wind is
         nos países anglo-saxóni-                                                             dead aft; and one of their
         cos é vulgarmente conhe-                                                             great advantages is that
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         cido como schooner . De                                                              they can be worked with
         uma forma algo sintética                                                             fewer hands than sloops
                                                                                                          10
         podemos definir este tipo                                                             of the same size» .
         de navio como tendo for-                                                              Foi só por alturas do
         mas relativamente finas ao                                                            início do século XVIII
         nível do casco e uma qua-                                                            que também os holan-
         se total ausência de supe-                                                           deses desenvolveram a
         restruturas acima do con-                                                            vela latina triangular ,
                                                                                                              11
         vés, sendo o seu aparelho                                                            que é actualmente o tipo
         inicialmente constituído   Uma das primeiras imagens com navios de pano “fore-and-aft” flamengos, de meados do século XVII.   de vela mais comum. Em
         por dois mastros com ve-  Atente-se na existência de tábuas de bolina em ambos os navios.  nosso entender, dada a
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         las latinas (fore-and-aft) cujas testas envergam  pique (pena) . Ora, tal procedimento possibilita  evolução dos diferentes aparelhos dos navios
         no respectivo mastro por intermédio de garrun-  o abafar da vela por parte de um reduzido nú-  de vela, este passo terá tido na sua base duas
         chos  de grandes dimensões, encontrando-se o  mero de marinheiros, sendo a posterior opera-  importantes razões. Desde logo o facto de os
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         gurutil e a esteira envergados em duas vergas  ção de ferrar o pano feita ao nível do convés. O  navios de grande porte, como as naus e os ga-
         denominadas, respectivamente, carangueja e  que convenhamos torna muito menos exigente  leões, disporem de vários estais de grande bi-
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         retranca . Estas duas vergas, nomeadamente a  e perigosa a sua manobra, nomeadamente em  tola com o objectivo de aguentar para vante os
         inferior (retranca), vieram tornar mais simples  situações de mau tempo.  respectivos mastros e mastaréus. Que como vi-
         a afinação da própria vela, permi-                                             mos anteriormente contavam com
         tindo que com ventos largos, ou de                                            uma guinda  apreciável, além da
                                                                                                12
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         popa, esta pudesse ser disparada ,                                            área vélica sempre crescente exer-
         com o objectivo de maximizar o                                                cer enorme pressão sobre estas
         seu rendimento. Graças a isso tam-                                           Arquivo CTEN António Gonçalves  aparentemente frágeis estruturas .
                                                                                                              13
         bém a própria acção de cambar ,                                               Ou seja, existiam cabos suficiente-
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         na manobra de virar de bordo, viu                                             mente fortes onde até então ainda
         facilitados os respectivos movimen-                                           ninguém se tinha lembrado de en-
         tos. O que a tornou mais expedita                                             vergar uma vela. Não menos im-
         e isenta de riscos, por comparação                                            portante terá sido a necessidade de
         com a caravela.                                                               conferir equilíbrio vélico aos distin-
           Embora sobre este tipo de na-                                               tos tipos de armação, uma vez que
         vios já muito tenha sido escrito, a                                           a vela de cevadeira utilizada a van-
         exemplo do que vimos para muitos                                              te era pouco eficaz neste particular,
         dos outros casos que trouxemos a                                              porque apenas podia ser utilizada
         lume, também aqui não existem                                                 com ventos relativamente largos.
         consensos quanto às origens e                                                 Este problema real deve ter preo-
         causas que levaram ao seu apa-                                                cupado muitos comandantes pe-
         recimento. De resto, até o próprio                                            los seus efeitos perniciosos sobre
         nome pelo qual este tipo de navio é                                           o governo e consequente perda de
         conhecido encerra ele próprio uma                                             velocidade, e foi agravado com o
         certa aura de mistério, que só a tra-                                         aparecimento desta nova armação.
         dição oral nos permite, hoje, con-                                            Efectivamente, uma vez que todo
         jecturar acerca da sua génese .  O veleiro Livonia onde se podem observar os garrunchos que abraçam os mastros.  o pano latino quadrangular se de-
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           Um dado parece, no entanto, reunir alguma   De acordo com as nossas leituras pensamos  senvolve para ré dos mastros onde se encontra
         unanimidade. De facto este tipo de navio , face  ter sido M. Ballantyne quem conseguiu des-  envergado, a vela do mastro mais a vante (tra-
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         às características do respectivo aparelho, é de  crever o schooner de uma maneira ímpar, em  quete) não consegue anular a tendência para a
         longe menos complexo, exigindo, em virtude  1874: «This is the most elegant and, for small  orça provocada pela vela de ré . Daí a neces-
                                                                                                     14
         de para cada vela existir um menor número de  craft, the most manageable vessel that floats.  sidade de colocar velas entre o lais do gurupés
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