Page 94 - Revista da Armada
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AUTORIDADE MARÍTIMA
Reunião no Norte
Reunião no Norte
om a presença do VALM Director- CGPM, que visa tratar de modo sistematizado
Geral da Autoridade Marítima e Co- a informação obtida localmente e executar o seu
Cmandante-Geral da Polícia Marítima, cruzamento com a disponível noutras forças
realizou-se no passado dia 17 de Novembro a policiais, nacionais e estrangeiras, capacidade
reunião de Capitães de Porto e Comandantes esta que se reputa de vital importância quando
Locais da Polícia Marítima (PM) do Departa- se considera a multiplicidade de riscos e amea-
mento Marítimo do Norte (DMN) e, simul- ças à segurança dos cidadãos, à segurança pú-
s
taneamente, a reunião dos 2º Comandantes blica, à ordem pública e à integridade do Estado
Locais da PM do DMN. que nos dias de hoje se identificam.
Entre diversos assuntos do interesse das Após a reunião, teve lugar um almoço com
Capitanias deste Departamento Marítimo foi os militares, civis, militarizados e militariza-
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apresentado o programa I , capacidade de O VALM DGAM/CGPM e o Comandante Regional-N da dos agentes da PM, da Capitania e do Co-
INTEL recentemente adqui rida pela DGAM/ PM com pessoal do Comando Local da PM de Caminha. mando Local.
Actuação no Lisboa-Dakar
Actuação no Lisboa-Dakar
ntre 30 de Dezembro de 2005 tiva integração e colaboração entre
e 01 de Janeiro de 2006, foi es- os efectivos do Comando Naval,
Etabelecido um dispositivo de navios, fuzileiros e mergulhadores
segurança na zona ribeirinha de Por- e da Autoridade Marítima, Polícia
timão, Rio Arade, e na Praia da Ro- Marítima, pessoal do ISN e do troço
cha, onde decorreram vários even- do mar, o que vem confirmar as ca-
tos de carácter desportivo e cultural pacidades e mais valia da Marinha
para assinalar a passagem dos parti- neste tipo de operação de serviço
cipantes no rali Lisboa-Dakar. Algum do pessoal que participou na operação. público não militar.
O dispositivo montado destinou-se a evitar qualquer ameaça con- Para o sucesso desta operação contribuíram os seguintes efectivos:
tra os participantes, os convidados e os meios envolvidos no evento 54 agentes da polícia marítima, 6 elementos do troço de mar que guar-
servindo para prestar assistência aos cidadãos que, propositadamen- neceram 4 viaturas todo-terreno, 5 moto-quatro, 1 viatura de trans-
te, por descuido ou por acidente, caíssem ao rio. porte de pessoal, a UAM “Macaréu” e duas semirígidas. Os meios da
Durante o período em que decorreu esta operação houve a neces- DGAM/CGPM foram complementados com 1 secção de fuzileiros
sidade de proceder a dois salvamentos no rio Arade. (reforçada) e 1 equipa de mergulhadores (embarcados no NRP “João
Como aspecto mais importante a salientar nesta operação foi a efec- Belo”) além de duas Lanchas de Fiscalização.
Visita ao Forte da No rio Douro
Visita ao Forte da
No rio Douro
Nossa Senhora da Ínsua endo por missão a
Nossa Senhora da Ínsua
presença, a fiscali-
proveitando a sua estada em Caminha, o VALM DGAM/ Tzação e o reconhe-
CGPM efectuou uma curta visita ao forte e mosteiro da Ín- cimento no troço nacional
Asua, situados na ilha com o mesmo nome, sita a sul da foz navegável do rio Douro, a
do rio Minho e que se pode considerar a primeira de uma cadeia UAM 650 “Bolina” navegou
de fortalezas de defesa costeira que se estende ao longo da nossa os 210 Km deste rio interna-
costa. Esta visita foi conduzida pelo CFR Proença Nunes (CP/CLo- cional, desde a foz até Barca
cal PM de Caminha). Estando o tempo de feição, decorreu a visita d’Alva, no que constitui o es- A UAM “Bolina” ao largo de Barca d’Alva.
à Ínsua com tranquilidade, fazendo-se o VALM DGAM/CGPM paço sob jurisdição da Autoridade Marítima nestas águas interiores.
acompanhar do CMG CDMN/CRPM-N, do CMG Mário Lajoso Atribuída pela Autoridade Marítima Nacional (AMN) à Capi-
(DGAM/CGPM) tania do Porto do Douro, a UAM “Bolina” é a primeira de duas
e do Dr. Azevedo lanchas de fiscalização do mesmo tipo, em casco de alumínio,
Mendes (Assessor construídas no Arse nal do Alfeite. Tem como principais caracterís-
Jurídico do DMN), ticas: Comprimento - 16,1 m; Deslocamento - 20 tons; Velocidade
tendo sido utilizado máxima - 28 nós; Autonomia - 300 milhas e Calado - 0,8 m.
um bote “Zebro III”. Nesta sua primeira missão no rio Douro, até ao limite Leste do es-
No percurso, cru- paço de jurisdição, na manhã de 3 de Dezembro de 2005, o VALM
zar-se-ia com o NRP DGAM/CGPM embarcou no cais do Peso da Régua, tendo sido rece-
“Rio Minho” em bido a bordo pelo CMG CDMN/CRPM-N/CPDouro e Leixões.
missão de fiscaliza- Após a assinatura do Livro de Honra, e já junto à fronteira com Es-
ção e soberania jun- panha, seguiu-se um almoço com todo o pessoal embarcado.
Na Ínsua, junto à guarita onde estava instalada uma aju- to à foz, tendo sido À UAM “Bolina”, a Revista da Armada deseja para muitos anos,
da à navegação para auxiliar a condução de actividades no
âmbito da criminalidade organizada que foi retirada após prestadas as honras bons ventos, mares calmos e águas safas.
ter sido detectada. da Ordenança. (Colaboração da DGAM/CGPM)
20 MARÇO 2006 U REVISTA DA ARMADA