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O NRP “Polar” termina uma profunda
            O NRP “Polar” termina uma profunda

                     reparação no Arsenal do Alfeite
                     reparação no Arsenal do Alfeite

         O                                                                     substituindo um manual, é considerado de
               NRP “Polar” acabou um extenso  do de todo o material, restando a estrutura  cionado e com um molinete eléctrico que,
               período de reparação, durante o  e a mastreação.
                                              Como referido, toda a estrutura estava em  grande utilidade operacional. Também o
               qual se realizaram trabalhos muito
         significativos, incluindo a substituição de  mau estado, tendo sido substituídas  algu-  ferro foi trocado por outro com dimensões
         diversas máquinas e equipamentos.   mas chapas do forro e do convés e a qua-  mais adequadas ao deslocamento do na-
           Construído em Roterdão em 1977, o na-  se totalidade das balizas. Quando se teve  vio. Os sistemas de encanamentos foram
         vio foi aumentado ao                                                                  todos reparados com
         efectivo da Armada                                                                    inúmeras substitui-
         em 1983, na sequên-                                                                   ções de acessórios e
         cia dum acordo com                                                                    de quarteladas. No
         a “Windjammer für                                                                     que diz respeito à se-
         Hamburg” relaciona-                                                                   gurança, o navio foi
         do com a cedência,                                                                    dotado de sensores de
         a essa associação, do                                                                 alagamento e de uma
         navio depósito Santo                                                                  bomba de esgoto au-
         André (ex NRP “Sa-                                                                    tomática accionada
         gres”), presentemen-                                                                  assim que o nível de
         te atracado no porto                                                                  água nos porões sobe
         de Hamburgo como                                                                      acima de um determi-
         navio museu com o                                                                     nado nível e, ainda,
         nome original – “Ri-                                                                  com uma nova moto-
         ckmer Rickmers”.                                                                      bomba de combate a
           Apesar do “Polar”                                                                   incêndios.
         ter sido sujeito a in-                                                                  Todo o aprestamen-
         tervenções periódi-                                                                   to interno habitacio-
         cas de manutenção                                                                     nal foi substituído,
         e a melhorias diver-  O “Polar” no Plano Inclinado no Arsenal do Alfeite.             respeitando generi-
         sas no seu equipa-                                                                    camente o existente,
         mento ao longo dos 20 anos de serviço  acesso ao cavername, a concepção revelou-  com alojamento para uma guarnição de 18
         na Marinha, como navio de treino de mar  se um tanto artesanal, tendo ficado, depois  elementos, mas beneficiando de melhor ar-
         vocacionado para a prática marítima dos  desta reparação, conforme com a “boa prá-  ranjo interno, possibilitando melhor espaço
         cadetes da Escola Naval, constatou-se no  tica” da construção naval. A instalação eléc-  de arrumação e de circulação. Todo o mo-
         início do corrente período de fabricos  trica também foi totalmente renovada – qua-  biliário, de primeira qualidade, foi montado
         que a estrutura principal estava em esta-  dros, cablagem e acessórios de iluminação  com técnicas que permitirão a futura des-
         do muito deficiente e a instalação eléc-  e de força motriz -, tendo sido projectada e  montagem de forma mais fácil, ao contrário
         trica apresentava preocupantes condições  executada observando as regras técnicas e  do que existia que não permitia desmonta-
         de segurança.                      de segurança aplicáveis à generalidade dos  gens de acesso, sem destruição.
           Sendo consensual a utilidade do navio,  navios da Marinha.            No referente às comunicações externas
         foi considerado pelas entidades que supe-  O motor propulsor auxiliar, o grupo elec-  (já conformes com o GMDSS) e às ajudas
         rintendem nas áreas operacional e no ma-  trogéneo, o sistema de refrigeração de géne-  electrónicas à navegação, além da com-
         terial naval que se justificava realizar uma  ros e o fogão foram substituídos por novas  pleta e profunda  revisão dos equipamen-
         profunda intervenção, que acabou por con-  unidades. O navio foi ainda apetrechado  tos existentes, todos eles de geração actual,
         figurar uma reconstrução, já que foi estripa-  com uma pequena unidade de ar condi-  introduziu-se uma nova agulha magnética

























         Vista da estação de pilotagem.                      Compartimento do motor.
         18  MARÇO 2006 U REVISTA DA ARMADA
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