Page 195 - Revista da Armada
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no século XIX, era uma vasta rede de vias de  gística indispensável à afirmação do poder   8  Baseada na predominante etnia Han, reinou entre
         comunicação que, ao longo de mais de 8.000  naval português na região e à sua projecção   1368 e 1644, incluindo 16 imperadores de 12 gerações.
         km, ligava as costas da China ao Mediterrâ-  até à China.             Representou a retoma do poder pelos chineses, por opo-
                                                                               sição aos mongóis da anterior dinastia Yuan. O primeiro
         neo, algumas das quais bordejando o Sudeste   Malaca viria a ser o mais importante ponto   soberano Ming, o imperador Hongwu, foi responsável
         Asiático e a península Industânica. Não sen-  de contacto com mercadores e pilotos chine-  pela gradual unificação da China. Shouyi [17] elogia o
         do possível datar com clareza o início da sua  ses que até ali viajavam nos seus juncos, com   seu governo, dizendo que foi sábio e prudente, e cita o
         utilização, existem fontes que a remetem para  propósitos paralelos dos portugueses. Tomé   imperador a propósito da nova dinastia: “Não devemos
                                                                               tirar as penas a uma jovem ave; tal como não devemos sacudir
         cerca do século XVI AC.            Pires, na sua Suma Oriental, escreveu [6]: “…   uma árvore nova”. Os Ming deixaram um legado cultural
           As rotas marítimas e as costas da Chi-  Não é dúvida que as cousas de Malaca são de gran-  de grande significado. Foi sucedida pela dinastia Qing,
         na eram, todavia, essencialmente desco-  de peso e muito proveito e grande honra. É terra …   oriunda da Manchúria, que se prolongou até à procla-
         nhecidas.                          que não pode diminuir mas sempre acrescentar. É   mação da República em 1911.
                                                                                 9  O mandato recebido do Céu habilitava o imperador
           O primeiro mapa Ocidental onde apare-  fim de monções, onde achais o que quereis e às vezes   a governar todos os seus domínios, desde que prestasse
         ce a “Terra dos Chins” é o planisfério dito “de  mais do que catais.”.  bom serviço aos seus povos. Se falhasse neste aspecto
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         Cantino” , de cartógrafo português desco-                               da sua missão, ficava legitimada a sua substituição,
         nhecido, de 1502. Admite-se que as repre-                               mesmo à margem da regular sucessão dinástica e
         sentações das regiões mais remotas deste                                da nobreza ou classe social de origem, o que aconte-
                                                                                 ceu por diversas vezes na História da China. A tran-
         mapa, designadamente a China, tenham                                    sição da dinastia Yuan para a dinastia Ming seguiu
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         tido origem em portulanos  arábicos an-                                 este mecanismo.
         tigos e outras fontes secundárias da época,                               10  Os Imperadores são aqui mencionados pelo seu
         designadamente os contactos entre os na-                                “nome de reinado”.
                                                                                   11  Incluindo a invenção da bússola, que a China
         vegadores portugueses que já haviam al-                                 chega a remeter para o século IV A.C.
         cançado a península industânica e os seus                                 12  Debaixo desta designação inscreve-se uma ra-
         homólogos da região.                                                    zoável variedade de tradições religiosas e filosóficas
           Foi neste quadro que D. Manuel conce-                                 chinesas. O seu código destaca os valores do amor,
         beu e desenvolveu toda a estratégia des-                                moderação e humildade (“as três jóias do Taoísmo”).
                                                                                 O caractere chinês Tao significa “o caminho”, embo-
         tinada a substituir os percursos terrestres                             ra tenha assumido diversos outros significados mais
         entre o Ocidente e a China, por rotas ma-                               abstractos. O Taoísmo tradicional, baseado na obra
         rítimas.                                                                filosófica “Laozi”, usualmente atribuída a Lao Dan
           Quando Vasco da Gama chegou a Cale-                                   (séc. VI AC), é politeísta e povoado por referências à
         cute (1498), encontrou produtos chineses à                              Natureza e aos espíritos dos ancestrais. Em conjunto
                                                                                 com o Confucionismo e o Budismo, o Taoismo cons-
         venda, designadamente sedas e porcelanas,                               titui a essência da cultura tradicional chinesa. Kongzi
         existindo relatos que destas terá trazido al-                           ou Confúcio (551-479 AC) punha o acento tónico na
         guns exemplares para o Rei, no seu regresso                             benevolência e no respeito pelo sistema de hierarquia
         a Lisboa em 1499.                                                       social então vigente na China.Dos três movimentos é
                                                                                 aquele que menos se identifica com uma religião, e a
           No entanto, não era na costa do Malabar,                              sua particular importância encontra raizes na ligação
         mas sim em Malaca, que se encontrava o                                  que estabeleceu entre um comportamento moral e o
         grande entreposto do comércio entre o In-                               papel das hierarquias e das autoridades em geral.
         dustão, as ilhas indonésias e a China.                                  O Budismo não é originário da China, tendo sido
           A extraordinária importância daquele                                  criado, cerca do séc. VI AC, na Índia, por Siddharta
                                                                                 Gautama, posteriormente denominado Buda (“o ilu-
         centro mercantil era já bem conhecida em                                minado”). O seu pensamento punha ênfase na eman-
         Lisboa pelo que, em 1508, Diogo Lopes de   D. Manuel I enviou Diogo Lopes de Sequeira a Malaca em   cipação espiritual do ser humano como o grande ob-
         Sequeira é enviado pelo rei com a incum-  1508 a “... perguntar pelos chineses...”.  jectivo da vida. A introdução do Budismo na China
                                                                                 é posterior, sendo localizado, conforme os autores,
         bência específica de ali obter informações com   Retenha-se, entretanto, que o rei de Malaca   entre 3 séculos AC e o início da nossa era. Interagiu de-
         vista aos próximos passos da manobra portu-  Mamude Xá, era tributário do Imperador da   pois com os outros dois movimentos pré-existentes, em
         guesa no Oriente: ”Perguntareis pelo Chineses, e  China e ficou, após a sua deposição, inimigo   particular com o Taoísmo, relação que conheceu alguns
         de que parte vêm, e de quão longe, e de quanto em  figadal dos portugueses. Esta situação viria a   períodos de turbulência. Apenas um conhecedor é, hoje
         quanto vêm a Malaca ou aos lugares em que tra-  ter consequências futuras, como mais adian-  em dia, capaz de distinguir os templos, os sacerdotes e
         tam, e as mercadorias que trazem, e quantas naus  te se verá.         os rituais de cada uma destas duas religiões.
                                                                                 13
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         deles vêm cada ano, … e se são mercadores ricos, e                 Z  dada de Peking, a antiga forma de romanização da desig-
         se são homens fracos ou guerreiros, e se têm armas      F. David e Silva  nação chinesa; a transliteração oficial é hoje Beijing) para
         ou artilharia, … e se são homens grandes de corpo,          CALM EMQ  a cidade que é capital da China desde 1402 (imperador
         e toda a outra informação deles.”.  Notas                             Yongle, o terceiro da dinastia Ming), à excepção de alguns
                                              1  As referências entre parêntesis rectos [ ] remetem   períodos do século XX, no início da República (1911), da
           D. Manuel I não podia ser mais preciso. No   para a bibliografia apresentada no fim do texto.  IIª Guerra Mundial e da luta pela implantação da Repú-
         entanto, apesar de as relações com os capitães   2   Um mínimo de um milhão e um máximo de um mi-  blica Popular (instaurada em 1949). A primeira vez que a
         dos juncos chineses terem sido cordiais [11],   lhão e meio, de acordo com o primeiro censo (1527-1532)   História regista Pequim como sede do governo é em 722
         Diogo Lopes não contou com a colaboração   da história portuguesa, ordenado por D. João III. Lisboa   AC. São oito as cidades hoje identificadas como capital
         do rei de Malaca, acabando por ver aprisio-  teria entre 50 e 65 mil habitantes. [13]  da China em diferentes períodos históricos.
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                                              3  Designação vulgar do mercúrio (origem árabe).   O mapa é em pergaminho, iluminado, tem as di-
         nados alguns dos seus homens. Esta iniciativa,   4  Funcionou em Lisboa até à sua transferência para   mensões totais de 1050x2200 mm e pertence ao espólio
         embora tenha fracassado no plano oficial, não   Coimbra, em 1537.      da Biblioteca Estense, Modena, Itália. A sua designação
         deixou de dar sinais do que haveria de ser a   5  A Inquisição tinha sido instaurada em 1536, mas com   é imprópria, já que adquiriu o nome do comerciante-es-
         futura colaboração entre dois grupos de mer-  restrições na sua acção. A bula do Papa tinha sido solici-  pião Alberto Cantino que adquiriu o mapa em Lisboa,
                                                                               para Ercole d´Este, duque de Ferrara. Os cartógrafos
         cadores não muçulmanos naquela importante   tada pelo Rei em 1531 e em 1534 havia Inquisidor nome-  responsáveis, anónimos, terão preferido conservar a
                                            ado. O primeiro auto-de-fé teve lugar em 1541.
         praça comercial.                     6  Boxer [3] estabelece em 2.400 o número de pessoas,   cabeça sobre os ombros a conquistarem um lugar na
           Foi assim necessário esperar pela conquis-  normalmente jovens válidos que, durante o séc. XVI,   História. Mas o planisfério bem se poderia ter ficado a
         ta da cidade, em 1511. Albuquerque o Terribil,   partiam anualmente com destino à “Goa dourada”.   chamar “de Lisboa”!
                                                                                 15
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         atacou a cidade rejeitando a oferta de apoio de   Poucos regressavam ao reino.
                                              7  Na língua oficial chinesa (“putonghua”, corrente-  e, por vezes, breves descrições desses mesmos lugares),
         mercadores chineses surtos no porto, que não   mente chamada “mandarim”) o nome do país é designa-  acompanhado de uma carta náutica ilustrativa das des-
         morriam de amores pelo sultão.     do por Zhongguo, termo que pode ser literalmente tradu-  crições, normalmente com rica decoração, utilizado entre
           Ali se estabeleceu então a base militar e lo-  zido por “império central” ou “império do meio”.    os séculos XIII e XVI.
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