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Decoração exterior da Camarinha Real.. Pintura a óleo representando Neptuno e o Cortejo Marítimo.  Antes e depois da intervenção de conservação e restauro rea-
          lizada em 2002
         que este conjunto de embarcações reais se  permitiria desenvolver a primeira fase do Pro-  intercâmbio de conhecimentos a vários níveis
         encontrasse em mau estado de conserva-  jecto de Conservação das Galeotas Reais: o  no contexto museológico (Lei nº 47/2004 de
         ção. Não é difícil acreditar nas palavras do  Projecto de Conservação e Restauro do Ber-  19 de Agosto, Cap. I, Art. 2º).
         Sr. Teixeira sobretudo se tivermos em conta  gantim Real.               Eloisa Pérez Santos lembra-nos que a ex-
         que se tratavam de embarcações com quase   Em finais desse mesmo ano iniciar-se-iam  posição deve ser um meio de comunicação
         200 anos de história, que tinham sido alvo  os trabalhos de recuperação da embarcação.                                                                                          em si mesma, com recurso à utilização de
         de uma intervenção de restauro apressada                              outros meios que permitam comunicar as
         quando da inauguração do Museu no Mos-  EM JEITO DE BALANÇO           mensagens que queremos fazer chegar ao
         teiro dos Jerónimos, que posteriormente so-                           público (Santos 2000:183). Nunca se deve
         freram um processo de adaptação forçada a   A informação aqui apresentada constitui  esquecer que, actualmente, a função do mu-
         um ambiente cujos níveis de humidade rela-  apenas mais um passo entre muitos que de-  seu não é apenas a simples identificação dos
         tiva apresentam uma grande variação entre o  veriam ser dados com vista a conservar, va-  objectos expostos, mas também produzir e
         Inverno e o Verão e onde, por último, apenas  lorizar e divulgar uma colecção marítima  transmitir conhecimentos, descodificando
         houve operações de manutenção durante um  desta natureza e com esta singularidade. O  de forma atractiva e acessível a realidade
         longo período de 25 anos.          trabalho de investigação até agora realiza-  exposta através do recurso a uma museo-
           Uma vez que nos confrontamos com a au-  do é fundamental para a valorização de um  grafia sugestiva e estimulante. Para Sofia
         sência de qualquer outro tipo de documen-  acervo que, com o tempo, ganhou um valor  Cabral, a razão de ser do museu radica na
         tação, o testemunho deste pintor é precioso  e uma dimensão assinaláveis e cujo processo  sua capacidade de estabelecer um circuito
         para conhecer as intervenções efectuadas  de patrimonialização deveria conduzir à sua  de comunicação entre o objecto (testemu-
         nas embarcações. Segundo este especialis-  classificação como Tesouro Nacional.   nha material de uma realidade) e o sujeito
         ta, desde 1991 não existem indícios de ter   Por outro lado, o nosso contacto regular com  (visitante) (Cabral, 2003).
         havido qualquer outro tipo de iniciativa nes-  o público do Museu permite-nos comprovar   Em Agosto apresentaremos a segunda parte
         se sentido.                        que existe o desejo de ter acesso a informação  do capítulo destinado à divulgação da inter-
           No dia 20 de Novembro de 1997 é atri-  mais aprofundada sobre esta colecção, sobre  venção de conservação e restauro realizada
         buído ao Bergantim Real o World Ship Trust  as suas origens e características, a sua função  no Bergantim Real. Nesse artigo falaremos no
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         International Maritime Heritage Award . En-  ao longo da história ou mesmo sobre a razão  método de estudo que nos permitiu conhecer
         tretanto, o processo natural de deterioração  da sua existência. O sexto princípio da políti-  as características técnicas desta embarcação
         da embarcação vai agravando-se, a doença  ca museológica nacional, o Princípio da Infor-  e também no sistema utilizado com vista a
         ainda não é muito visível, mas as suas con-  mação, salienta a importância da recolha e da  criação de um código de identificação dos
         sequências serão desastrosas. O Bergantim  divulgação sistemática de dados, como via de  estados de conservação de cada um dos ele-
         Real é mais uma vítima da falta de controlo                           mentos que decoram esta embarcação. Com
         ambiental do Pavilhão das Galeotas Reais e                            o objectivo de ilustrar o processo de conser-
         também da falta de um programa de manu-                               vação e restauro a que foi submetida esta ga-
         tenção regular das embarcações expostas nes-                          leota entre Outubro de 2002 e Dezembro de
         ta área do Museu desde 1962.                                          2004 apresentaremos as duas intervenções
           No início de 2002, a Direcção do Museu,                             mais importantes do ponto de vista científi-
         de quem devemos dizer que se mostrou sem-                             co-técnico e histórico-artístico.
         pre extremamente consciente relativamente                               Por último, destacamos uma citação que
         às necessidades que o Museu apresentava do                            não só ajuda a reflectir sobre a função do
         ponto de vista da conservação e da museogra-                          museu no contexto da sociedade actual,
         fia, para além de extremamente interessada                             como o coloca numa posição delicada de
         em proceder adequadamente para com o pa-                              guardião de um património que é herança
         trimónio do qual era responsável, revela-nos a                        de todos e eixo fundamental para a constru-
         sua preocupação relativamente ao estado de                            ção da identidade portuguesa.
         conservação em que se encontra a Colecção                               “Tomando parte de uma responsabilidade
         de Galeotas Reais.                                                    colectiva pela salvaguarda e a valorização do
           Conscientes ambas as partes de que uma                              património cultural das comunidades e dos
         intervenção de conservação e restauro cri-                            povos, aos museus compete principalmente
         teriosamente realizada permitiria a plena                             a investigação, a incorporação, a conserva-
         fruição deste património marítimo a vários                            ção, a exposição, a comunicação e a educa-
         níveis, abrindo ao mesmo tempo, caminho                               ção” (Filipe, 2007:2)           Z
         a futuros trabalhos de investigação, avança-  Restauro dos frisos decorativos do exterior da embarca-  Mestre Lorena Querol
         mos com a apresentação do documento que   ção em contacto directo com o público do Museu.  Conservadora e Museóloga
                                                                                       REVISTA DA ARMADA U JULHO 2007  27
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