Page 337 - Revista da Armada
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ganização da Sociedade Histórica Marítima Nau Rainha de Portugal – as filhas de A esquadra, detida por ventos contrários saiu
e Geográfica.' D. Carlota Joaquina, infantas D. Maria a barra a 29 de Novembro, 18 horas antes da en-
Francisca de Assis e D. Isabel Maria. trada de Junot em Lisboa. Constava de 8 naus, 4
A PARTIDA DA FAMÍLIA REAL E Os primeiros navios que suspenderam, fragatas 12 brigues e uma galeota, acompanha-
A TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL no início dos alvores de 28, foram as naus da de 31 navios mercantes com mais de 15.000
PARA O BRASIL pessoas, comandada pelo chefe de esquadra
A decisão para o embarque só foi tomada Manuel da Cunha Souto Maior.
quando chegou a Lisboa, em 24 de Novem- Quando Junot entrou em Lisboa só teve oca-
bro, um exemplar do jornal francês Moniteur, sião de ob servar, ao longe, a esquadra portu-
enviado de Londres pelo Embaixador D. Do- guesa. Os franceses perdiam assim a primeira
mingos de Sousa Coutinho, em que Napoleão cartada; não aprisio navam a Família Real nem
afirmava já que a casa de Bragança tinha dei- se apoderavam da esquadra portuguesa! Por
xado de reinar em Portugal. outro lado, a capital do Reino era transferida
A 26 de Novembro, com o exército de Junot para o Brasil – com o Governo do Reino e do
em Abrantes, o Governo tem conhecimento da Império – retirando aos franceses a legitimida-
invasão e publica um decreto onde eram expos- de de se poderem arrogar como novos e legais
tos os motivos que levavam o Príncipe Regente governantes do país.
a partir para o Brasil. No mesmo dia iniciou-se Corveta Andorinha. Um dos navios portugueses que D. João deixava ordens para que se não re-
o embarque que se concluiu no tempo recor- mais combates travou contra os franceses. sistisse aos invasores, evitando o inútil derra-
de de 48 horas. De notar que os preparativos mamento de sangue e deixava nomeada um
secretos desta partida, com a transferência de Junta de Governo destinada a garantir o fun-
mobiliário, arquivos, e toda a volumosa docu- cionamento do território com instruções para
mentação necessária à gestão do Reino, haviam colaborar com Junot.
sido iniciados cerca de um ano antes... No Tejo tinham ficado ainda 5 naus a ne-
A 27 embarcam, no cais de Belém, os cessitar reparações e os navios russos do al-
membros da Família Real que iam assim mirante Siniavin; no entanto a grande maio-
distribuídos: ria das unidades das marinhas de comércio e
Nau Príncipe Real – Rainha D. Maria I, de guerra portuguesas estava fora do alcance
Príncipe Regente, D. João, Príncipe da Beira, dos franceses.
D. Pedro, infante D. Miguel, infante de Espa- Embora muito castigados por sucessivos
nha D. Pedro Carlos; Fragata Ulisses. (Museu de Marinha) temporais de grande violência – que lhes cau-
Nau Afonso de Albuquerque – Princesa do saram graves avarias – chegaram todos ao seu
Brasil D. Carlota Joaquina, com suas filhas, Medus a e Martim de Freitas mareando de destino com duas excepções; a nau Príncipe
infantas D. Maria Isabel Francisca, D. Maria forma a passar junto dos 11 navios russos do do Brasil que arribou a Plymouth para rece-
da Assunção, D. Ana de Jesus e princesa da almirante Siniavin então arribados em Lisboa ber fabricos e a escuna Curiosa que regressou
Beira infanta D. Maria Teresa; e fundeados na Junqueira, com o intuito de se a Lisboa com água aberta. Isto reflecte, por
Nau Príncipe do Brasil – princesa viúva aperceberem das suas intenções; estes, apesar um lado, a qualidade e experiência dos seus
D. Maria Francisca Benedita e infanta D. Ma- de serem aliados de Napoleão, seriam espe- oficiais e guarnições, e por outro, a excelência
ria Ana, ambas irmãs da Rainha; ctadores passivos da saída dos navios. dos seus projectos e dos métodos de constru-
ção naval portuguesa que, desde o século XV
Navios da Esquadra Portuguesa que largaram para o Brasil preparava navios para navegarem no alto mar
Tipo Peças Nome Guarnição Comandante em condições de tempo muito difíceis.
Capitão-de-mar-e-guerra Francisco José de Canto e Castro
90 Príncipe Real 950
Mascarenhas A MARINHA PORTUGUESA
74 Rainha de Portugal 669 Capitão-de-mar-e-guerra Francisco Manuel de Souto-Maior QUE FICOU SOB A OCUPAÇÃO
74 Conde D. Henrique 753 (a) Capitão-de-mar-e-guerra José Maria de Almeida FRANCESA
Naus 74 Medusa 669 Capitão-de-mar-e-guerra Henrique da Fonseca de Sousa Prego Após a partida da esquadra que levou a Cor-
64 Afonso de Albuquerque 634 Capitão-de-mar-e-guerra Inácio da Costa Quintela
te e o Governo para o Brasil, ainda ficaram no
64 D. João de Castro 663 Capitão-de-mar-e-guerra D. Manuel João de Lócio
Tejo alguns meios navais que não foi possível
74 Príncipe do Brasil 663 Capitão-de-mar-e-guerra Francisco Borja Salema Garção
aprontar por necessitarem grandes fabricos
64 Martim de Freitas 634 Capitão-de-mar-e-guerra D. Manuel de Meneses
ou por não haver aprestos ou guarnição su-
48 Minerva 349 Capitão-de-mar-e-guerra Rodrigo José Ferreira Lobo
ficientes. Eram 4 naus, 5 fragatas, 1 corveta, 2
40 Golfinho 300 Capitão-de-mar-e-guerra Luís da Cunha Moreira (pai)
Fragatas brigues e uma charrua. Ficava também, ainda
40 Urânia 329 Capitão-de-fragata José Manuel de Meneses em cavername, na carreira do Arsenal de Ma-
48 Princesa Carlota 349 Capitão-de-fragata Francisco António da Silva Pacheco rinha, a nau Príncipe Regente, futura D. João
24 Voador 136 Capitão-tenente Francisco Maximiliano de Sousa VI. Ao largo a esquadra inglesa de Sidney Smi-
18 Vingança 97 Capitão-de-mar-e-guerra Diogo Nicolau Keating th mantinha o seu bloqueio agora centrado na
Brigues 24 Lebre 133 Capitão-de-mar-e-guerra Daniel Thompson vigilância da esquadra russa.
22 São Boaventura 90 - Napoleão nomeou o capitão-de-mar-e-guer-
20 Condessa de Resende 90 Primeiro-tenente Basílio Ferreira de Carvalho ra Magendie, para comandar a Marinha Por-
12 Curiosa 43 Primeiro-tenente Isidoro Francisco Guimarães tuguesa que ficara no Tejo, preparando-a para
Escunas 8 Furão 60 Capitão-tenente Joaquim Martins fazer frente ao bloqueio do inglês.
8 Ninfa 60 - OS NAVIOS DA ARMADA REAL
36 Thétis 100 (b) Primeiro-tenente Paulo José Miguel de Brito
Charruas 26 Princesa da Beira 100 Primeiro-tenente Joaquim José Álvares PORTUGUESA (1807)
Vamos agora examinar mais detalhadamen-
26 São João Magnânimo 100 (c) Primeiro-tenente Custódio José da Silva e Meneses
te as características dos navios de linha portu-
Notas: (a) - Transportava os elementos da Academia Real dos Guardas-Marinhas. (b) - Transportava 100
passaeiros e 9 carruagens reais no porão. (c) - Transportava o material e biblioteca da Academia Real dos gueses, e apenas estes por uma questão de não
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Guardas-Marinhas. alongarmos este trabalho .
REVISTA DA ARMADA U NOVEMBRO 2007 11