Page 338 - Revista da Armada
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NAU CONDE D. HENRIQUE (1763-1822) NAU SÃO SEBASTIÃO (1767-1832) Tomou parte na Campanha do Rossilhão e
Nau de 74 peças construída por Manuel Nau de 66 peças, construída por António da pertenceu à Esquadra do Oceano comandada
Vicente Nunes, foi lançada à água em Lis- Silva, foi lançada à água no Rio de Janeiro em pelo Marquês de Nisa que esteve no Mediter-
boa em 1763 com o nome de Nossa Senho- 26 de Fevereiro de 1767. râneo de 1798 a 1800.
ra do Pilar. Ficou em Lisboa em 1807 por necessitar gran-
A artilharia era constituída por 28 peças de des reparações no costado; recuperada durante
calibre 36 na bateria inferior, 28 peças de cali- a ocupação francesa foi crismada como Brasil,
bre 18 na bateria do convés, 10 peças de calibre mas ficou conhecida como Le Grand Dragon
9 na tolda e 2 peças de calibre 18 e 6 de calibre devido à forma da sua figura de proa.
9 no castelo. Foi desmantelada por inútil em 1832.
Em 1793 foi modernizada no dique do Ar- NAU AFONSO DE ALBUQUERQUE
senal de Marinha e passou a chamar-se Con- (1767-1822)
de D. Henrique. Transportou para o Brasil os Nau de 64 peças, construída por Manuel Vi-
membros da Academia Real dos Guardas Ma- cente Nunes no Arsenal de Marinha e lança-
rinha e ficou no Brasil após a independência da à água em 26 de Julho de 1767, na presença
daquele Estado. dos monarcas, com o nome de Nossa Senhora
NAU MARTIM DE FREITAS (1763-1822) dos Prazeres.
Nau de 64 peças construída na Baía por An- Nau D. João de Castro. Antigo modelo da Escola Naval As suas dimensões eram de 55,20 metros de
tónio da Silva, foi lançada à água em 29 de Ja- perdido no incêndio de 1916. comprimento de quilha, 13,35 de boca 10,46 de
neiro de 1763, com o nome de Santo António e pontal e 6,37 de calado.
São José embora fosse também conhecida pelo O seu armamento era constituído por 26
nome de Santo António a Pérola da América. peças de calibre 24 na bateria da coberta, 26
O seu custo, incluindo a artilharia, foi de peças de 18 na bateria do convés, 8 de 9 na
134 904 283 reis. tolda e 2 de 18 no castelo. A sua guarnição era
A artilharia era constituída, em 1781, por 26 de 634 homens.
peças de calibre 24 na bateria inferior, 26 peças Em 1797, depois de modernizada foi crisma-
de calibre 12 na bateria do convés, 8 peças de da como Afonso de Albuquerque.
calibre 9 na tolda e 2 peças de 12 e 4 de calibre Participou nas Esquadras do Sul e na Es-
9 no castelo; dispunha ainda de mais 4 pedrei- quadra do Oceano do Marquês de Nisa
ros de bronze de calibre 12. (1798-1800), onde era considerada como o na-
Em 1793 foi mandada artilhar com 26 peças vio mais ronceiro.
de calibre 24, 28 de 12 e 12 de 9. Nau D. Maria I. Antigo modelo da Escola Naval perdido Seguiu para o Brasil na esquadra que trans-
Como principais dimensões tinha 53,33 me- no incêndio de 1916. portou a Família Real levando a bordo a prin-
tros de comprimento de quilha, 13,38 de boca, cesa Carlota Joaquina, esposa do Príncipe Re-
11,25 de pontal e 6,37 de calado Este navio tinha a particularidade de as suas gente e outras infantas.
Participou na expedição contra Argel em cobertas terem uma altura de 2,55 metros que Ficou no Brasil depois da independência
1784, e em 1794 depois de modernizada pas- não era habitual em navios de guerra e custou em 1822.
sou a chamar-se Infante D. Pedro Carlos, cerca de 150.000.000 reis. NAU PRÍNCIPE REAL (1771-1822)
nome que alteraria em 1806 para Martim As suas principais dimensões eram 55,20 Nau de 90 peças construída por Manuel
de Freitas. metros de comprimento de quilha, 14,25 de Vicente Nunes no Arsenal de Marinha em
Integrou a esquadra que partiu para o Brasil boca, 11,82 de pontal. A sua guarnição era de Lisboa e lançada à água em 13 de Julho de
em 1807 e, depois da independência daquele 574 homens 1771 com o nome de Nossa Senhora da Con-
país foi integrada na sua Armada com o nome O seu armamento constava de 26 peças de ceição. Oficialmente era navio de 80 peças,
de D. Pedro I. calibre 24, na bateria da coberta, 26 peças de montava habitualmente 86, mas podia mon-
NAU D. JOÃO DE CASTRO (1766-1822) 12 na bateria do convés, 6 peças de 9 na tolda tar até 110 .
Nau de 64 peças construída no Arsenal de 2 peças de 12 e 4 de 9 no castelo. As principais dimensões eram 61,27 metros
Marinha de Lisboa por Manuel Vicente Nunes,
foi começada a construir em Maio de 1764 e NAVIOS PORTUGUESES QUE FICARAM EM LISBOA
lançada à água em 1766 com a designação de Tipo Nome Peças Ano Guarnição Observações
Nossa Senhora do Bom Sucesso São Sebastião crismada Brasil 64 1767 574 Imprópria para ser utilizada sem grandes
O seu custo foi de 98 883 858,5 reis. ou Le Grand Dragon reparações no casco
O seu armamento era constituído por 26 D. Maria I 74 1789 639 Imprópria para navegar; utilizada como
crismada Cidade de Lisboa
bateria flutuante
peças de calibre 24 na bateria inferior, 26 de Princesa da Beira crismada
calibre 12 na bateria do convés, 8 de calibre 9 Portuguesa 74 1759 562 Condenada; utilizada como bateria flutuante
na tolda e 8 de calibre 12 e 4 de 9 no castelo. A Naus Necessitava pequenas reparações; estava
sua guarnição era de 633 homens. Vasco da Gama 80 1792 663 quase pronta quando da chegada dos
Como dimensões principais apresentava franceses; a sua artilharia foi transferida para
55,33 metros de comprimento de quilha, 13,38 a Martim de Freitas
de boca, 10,49 de pontal e 6,27 de calado. Príncipe Regente depois -- -- -- Na carreira do Arsenal de Marinha em
cavername
D. João VI
Participou na expedição contra Argel em Fenix 48 1787 379 Necessitava grandes reparações no casco
1784 e na do Rossilhão em 1793. Amazona 50 1798 idem
Em 1800, depois de modernizada no dique
do Arsenal de Marinha, passou a chamar-se Fragatas Pérola 44 1797 idem
D. João de Castro. Tritão 44 1783 329 Incapaz de ser reparada
Participou na expedição contra Argel em Vénus 36 1792 300 idem
1784 e na expedição ao Rossilhão em 1793. Corveta Andorinha 24 1797
Partiu para o Brasil em 1807 com a esquadra Brigues Gaivota do Mar 24 1792 Necessitava pequenos fabricos
que transportou a Família Real e ali ficou de- Benjamim 24 1797 idem
pois da independência daquele país. Charrua Princesa Real 26 1797 idem
12 NOVEMBRO 2007 U REVISTA DA ARMADA