Page 195 - Revista da Armada
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não seria nesta época uma situa ção tão pou- Maria . De resto, acreditamos que este topóni- 4 São nossos os sublinhados que doravante surgem em
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co frequente, mo tenha sido atribuído no decorrer da referida todas as transcrições.
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«Naao santiago da viajẽ de que foy capytãao mor expedição. 6 Martin Fernandez de Navarrete, op. cit., p. 197.
Cf. F. A. Varnhagen, em Notas do Diário da Navega-
tristam da cunha […] it. pagou o dito eytor nunez a Pela simples consulta das indicações relati- ção de Pero Lopes de Sousa, p. 73.
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Joham de Lixboa mestre desta naao cento e oytenta vas às «alturas» das terras da costa brasileira 7 Dados os raros exemplares da cartografia portugue-
e quatro mill iij xbj reaes em parte do que lhe monta existentes no Livro de Marinharia de João de Lis- sa do início do século XVI que chegaram até nós, não
c
pellos lxxxiiij quintaes de sua camara e quatro quin- boa, verificamos ser este o ponto mais austral nos surpreende o facto do referido rio João de Lisboa só
aparecer pela primeira vez identificado na carta de Lopo-
taes de sua quintallada porque do mays tẽ pagamento que aí se encontra referenciado, de um total de -Homem Reineis, em 1519. Compete ainda referir que
pella casa. It. mais lhe pagou o dito thezoureiro dous trinta e seis lugares. Aliás, o valor de 35º de la- na cartografia portuguesa do século XVI e que abrange a
mjll e bj xx rs. ao dito Joam de lixboa» . titude Sul, referente à posição do cabo de San- costa norte do Brasil, nem sempre aparece este topónimo,
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c
Com o objectivo de explorar e melhor co- ta Maria, provavelmente determinado por João apesar deste se ter mantido na cartografia nacional, pelo
nhecer toda a região do Rio da Prata menos até 1596.
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Se exceptuarmos a hipotética participação
na América do Sul, que à data havia destes dois pilotos na viagem de Vasco da Gama,
começado a ser disputada por Portu- esta é a única ocasião em que a documentação
gueses e Castelhanos, é enviada, em confirma que ambos se encontravam na Índia,
1511, uma expedição composta por Arquivo CTEN António Gonçalves agora no final de 1507. Pero Anes chegou a Co-
chim em 30 de Outubro de 1505, tendo perma-
duas caravelas, capitaneada por Diogo necido na Índia até à sua morte, talvez em Março
Ribeiro. O piloto do navio onde seguia de 1508. Por seu turno, João de Lisboa chegou
o capitão-mor era Rodrigo Álvares, en- a Cochim em Setembro de 1506.
quanto João de Lisboa desempenhava 9 Para este efeito utilizámos a aplicação infor-
idênticas funções a bordo do segundo mática Starry Night, que permite visualizar para
determinado local e data, quais os astros visíveis
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navio . Após Diogo Ribeiro ter sido por essa ocasião.
morto pelos indígenas nas costas do 10 Antes do dia 16 de Dezembro de 1507 a
Brasil, este foi substituído por Estevão passagem meridiana da linha definida pelas es-
Fróis, também referenciado como Es- A pedra de Ielala onde se pode observar a inscrição mencionada. trelas Acrux e Gacrux regista-se durante o dia,
pelo que não poderia antes disso ter sido obser-
tevão Flores nalgumas fontes, no comando da de Lisboa, seria também incorporado em 1516 vada nas condições descritas.
expedição. no conhecido Regimento do Astrolábio, que se 11 Só por esta ocasião as estrelas que definem o pé da
Felizmente chegaram até nós alguns dados encontra nos denominados Guias Náuticos de cruz (Acrux e Gacrux) indicam inequivocamente a direc-
referentes a esta expedição, muito em parte de- Évora e de Munique , denotando esta posição ção Sul. O que os pilotos observaram em simultâneo,
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vido aos incidentes que envolveram a viagem um grande rigor geográfico. Na realidade, a la- como o texto claramente indica, foi a estrela Polar indi-
cando o Norte e a constelação do Cruzeiro do Sul, em
de regresso do navio de Rodrigo Álvares. Não titude deste lugar é de 34º 58’ S, ou seja, uma passagem meridiana superior, indicando o Sul. Desta si-
conseguindo vencer a partir da costa nordes- diferença de apenas 2 minutos de arco, o que tuação resulta que «ambos dos ditos synaes estã ẽ hũa linha cõ
te do Brasil os ventos alísios e a forte corrente em termos de latitude corresponde a igual nú- os pollos do mũdo».
José Virgílio Pissarra defende que a batalha de Chaul
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equatorial que aí se fazem sentir, a caravela do mero de milhas. terá muito provavelmente tido lugar entre os dias 9 e 12
capitão-mor acabou por arribar à ilha de San Mais uma prova de que o nosso piloto se en- de Março. Cf. José Virgílio Pissarra, Chaul e Diu (1508 e
Juan , ocupada à época pelos castelhanos. contra intimamente ligado à região do rio da 1509) – O Domínio do Índico, p. 36.
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Acusados de haver entrado em área que o Tra- Prata, surge numa referência posterior. O cronis- 13 Frazão de Vasconcelos, Pilotos das navegações por-
tado de Tordesilhas havia consignado a Castela, ta castelhano António de Herrera citando o pilo- tuguesas dos séculos XVI e XVII, pp. 50-51.
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a tripulação do navio foi presa, sendo posterior- to português João Carvalho, que acompanhou 15 João de Barros, Ásia, Década Segunda, pp. 89-90.
Livro XXI das Doações de D. Manuel, fl. 5 verso.
mente transferida para a ilha de Santo Domin- Fernão Magalhães na viagem de circum-nave- 16 Sousa Viterbo, Trabalhos Náuticos dos Portugueses –
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go , onde permaneceu em cativeiro até 1517 . gação, é inequívoco ao afirmar a forma como séculos XVI e XVII, p. 76.
A ter sido como deduzimos, esta hipótese elimina em
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este se havia certificado acerca das definitivo a possibilidade de João de Lisboa ter integrado as
Arquivo CTEN António Gonçalves vegavam, precisamente na região (1497-1640)», separata dos Anais do Clube Militar Na-
novas paragens por onde então na-
armadas de Pedro Álvares Cabral e João da Nova.
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Duarte Pacheco, Esmeraldo de situ orbis, p. 198.
do rio da Prata:
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Cf. João Vidago, «Sumário da carreira da Índia
«[…] y amainaron com un aguazero,
val, p. 24.
hasta las cinco de la tarde, y prolon-
Mesmo nos nossos dias as funções dos homens do
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gando la costa que es muy baxa no
pudieron reconocer outra señal, sino
conhecidas da grande maioria das pessoas.
três cerros que parecian islas, los qua- mar e tudo quanto com ele se relaciona, são em geral des-
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Livro da despesa do Thezoureiro da Casa da Mina
Extracto da tabela do «Regimento do Estrolábio» onde aparece a altura les dixo el piloto Carauallo, que eran el Heitor Nunes, fl. 5 verso.
(latitude) do cabo de Santa Maria. 22 Rolando Trías, «Pilotos portugueses en el rio de la Pla-
cabo de santa Maria, y que lo sabia por ta durante el siglo XVI», Actas da VI Reunião Internacional
Resta acrescentar que o piloto Rodrigo Álvares, relacion de Iuan de Lisboa piloto Português, que auia de História da Náutica e Hidrografia, pp. 59-60.
talvez receando algum tipo de penalização na estado en el […]» . 23 Actual ilha de Porto Rico, cuja capital é San Juan.
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sequência do seu regresso ao reino, mesmo de- Z 24 Ilha onde se localizam actualmente o Haiti e a Re-
pois da sua libertação optou por permanecer ao António Manuel Gonçalves pública Dominicana.
Cf. Antonio de Herrera, Historia General de las Indias,
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CTEN
serviço de Castela, apesar de despromovido das am.sailing@hotmail.com Década II, Livro IX, capítulo X, p. 297.
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suas funções . Notas 26 Antonio de Herrera, op.cit., pp. 297-298.
Por seu turno, sem problemas de maior no 1 Aqui a «conta do meio-dia» é sinónimo do cálculo 27 Rolando Trías, El predescubrimineto del Rio de la Plata
que respeita à navegação, a caravela de João de efectuado por ocasião da passagem meridiana do Sol, por la Expedicion Portuguesa de 1511-1512, p. 164.
Lisboa parece ter chegado à capital do reino em com o intuito de determinar a latitude do navio. Cf. Pedro 28 29 Actualmente denominado Punta del Este.
Nesta época, o termo altura surge como sinónimo de
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Outubro ou Novembro de 1512 . Nunes, Tratado sobre certas dúvidas da navegação, apud latitude quando se trata de um lugar, ou de distância ze-
Luís de Albuquerque, «Pedro Nunes e os homens do mar
No entender de Rolando Trías, aquando dos do seu tempo» in Oceanos, nº 49, p. 145. nital, quando está implícita a observação de astros, tendo
levantamentos hidrográfico e topográfico no do 2 A afirmação escandalizada de D. João de Castro faz em vista a partir dela obter a posição do navio.
rio da Prata, levados a cabo nos anos de 1511 todo o sentido, uma vez que um erro de dois graus na de- 30 Uma vez que estes Guias Náuticos contêm as tabelas
e 1512, João de Lisboa «efectuó in situ la más terminação da altura do Sol equivale a uma diferença de de declinação para os anos 1517-1520, a sua determina-
ção só pode ter ocorrido, no máximo, no ano anterior, ou
dois graus em latitude, que o mesmo é dizer 120 milhas
antigua observación astronómica acerca de la náuticas, ou 222 quilómetros. Cf. D. João de Castro, Ro- seja, 1516. Cf. Luís de Albuquerque, Os Guias Náuticos
situación geográfica del punto terminal del estu- teiro de Lisboa a Goa, p. 160. de Munique e Évora, fac-simile, p. 47.
ario en la costa norte», o famoso cabo de Santa 3 D. João de Castro, op. cit., pp. 210-211. 31 Antonio de Herrera, op. cit., p. 293.
REVISTA DA ARMADA U JUNHO 2008 13