Page 193 - Revista da Armada
P. 193

O piloto João de Lisboa
                            O piloto João de Lisboa


                                      2. As primeiras navegações

              omo era prática naquele tempo, e a  o testemunho do cartógrafo castelhano Alonso   Por outro lado, a existência de uma angra
              exemplo do que sucedia com os demais  de Santa Cruz parece aludir à participação de  com o seu nome na costa ocidental africana,
         Cpilotos coevos, também João de Lisboa  João de Lisboa na viagem de descobrimento do  constitui um precioso indício do envolvimento
                                                                  4
         terá igualmente recebido a sua instrução a bor-  caminho marítimo para a Índia :  de João de Lisboa noutras viagens de explora-
         do dos navios. Tal facto não surpreende, pois só  «Juan de Lisbôa, afamado piloto portugués en la car-  ção. O que nos deixou de certa forma intriga-
         muito mais tarde, a partir do segundo quartel do  rera de la India, que por haber ido al descobrimento  dos, é que este topónimo aparece apenas numa
         século XVI, com o advento da famosa aula do  de ella […]» .           única carta. Trata-se do denominado planisfério
                                                    5
         Cosmógrafo-mor, o ensino da denominada Arte          Arquivo CFR Semedo de Matos  de Cantino, aquele que é considerado o maior
         de Navegar passou a merecer especial atenção,                         monumento da cartografia portuguesa, onde a
         pela necessidade de dotar os pilotos com uma                          referida angra surge aproximadamente nos 14º
         formação teórica mais sólida. Ainda assim, e                          de latitude Sul, podendo, aparentemente, identi-
         tanto quanto sabemos, os pilotos eram as mais                         ficar-se com a actual baía de Lucira Grande (13º
         das vezes criticados pelos seus saberes e práticas                    52’ S), na costa de Angola.
         mal fundamentados, bem como relativamente                               Não existindo qualquer referência a esta an-
         à forma como no mar, face aos indícios e infor-                       gra na cartografia precedente nem posterior,
         mações recolhidas, procediam à determinação                           tudo indica que o seu reconhecimento possa ter
         da posição do navio, tanto no que concerne à                          sido levado a cabo pouco tempo antes da elabo-
         manipulação dos próprios instrumentos de na-                          ração desta carta, que, como se sabe, incluiu a
         vegação, como por via dos muitos sinais em que                        mais recente informação relativa às viagens de
         faziam fé, ou erradamente interpretavam:                              exploração efectuadas pelos navegadores por-
         «[…] e se então se lhes encobrir o sol, como muitas                   tugueses no Atlântico Sul, nomeadamente na
         vezes acontece, não podem saber onde estão senão por                  costa brasileira. Tal significa que João de Lisboa
         sua estimação, que é bem fraca; pois houve entre eles                 pode por esta altura ter estado envolvido nal-
         quem foi doze vezes à Índia e a[o] cabo deste tempo                   guma expedição visando um melhor conheci-
         fez a conta do meio-dia às avessas […]» . 1                           mento desta zona da costa africana, presumivel-
           ou,                               A angra de João de Lisboa no planisfério dito de   mente durante os anos de 1500-1501. Embora
                                             Cantino (c. 1502).
         «Este dia, a [h]oras de maior altura, tomei o sol, e                  reconheçamos a fragilidade da argumentação,
         leuantauasse sobre [h]orizonte 63 graos; a declinação   No entanto, o silêncio de todas as fontes  este simples facto leva-nos, desde logo, e na au-
         deste dia era 21 graos 1/4, do que se segue estarmos  nacionais coevas, cuja informação é aparen-  sência de melhor prova, a retirar o piloto das ar-
         em altura de 5 graos 3/4 pera a parte do sul; este mes-  temente mais consistente e completa, não nos  madas de Pedro Álvares Cabral e João da Nova,
         mo sol tomou o mestre e o calafate e dous marinhei-  permite, sem as maiores reservas, conferir gran-  que naqueles anos partiram para a Índia.
         ros, sem desviarem cousa alguma; o piloto na maior  des probabilidades a esta hipótese.  Segundo F. A. Varnhagen, citando o Resu-
         altura tomou do sol ao horizonte 61 graos, assi que                   mo histórico chronologico e politico do desco-
                                                             Arquivo CTEN António Gonçalves
         dous graos foi differente de nós, que he cousa forte e                brimento da América de Alexandre Gusmão,
         pera não crer» . 2                                                    João de Lisboa participou na expedição à costa
           ou ainda,                                                           brasileira capitaneada por Gonçalo Coelho ,
                                                                                                               6
         «Porque o juizo e estimatiua dos homens do mar he                     em 1502-1503.
         tamanha parte da nauegação, que as maes das vezes                       Em qualquer dos casos, e face à ausência de
         fiqua a cousa nestes seus estormentos, assi no andar                  testemunho mais abalizado, aquilo que pode-
         da nao como conhecimento e vista das terras, quis assi                mos assumir claramente e sem quaisquer re-
         [h]oje, como alguns outros dias, meter a mão em seu                   ceios, dados os inúmeros vestígios que o susten-
         engenho, e saber suas openiões açerqua do que podião                  tam, é o facto de João de Lisboa ter com grande
         andar as naos em cada singradura, nam tomando o                       probabilidade participado nalgumas das expedi-
         sol; e acheyos tão differentes […] de tal maneira, que                ções de reconhecimento e exploração do exten-
         a singradura sobre que fazia o tal exame, huns me                     so litoral brasileiro. Esta nossa suspeita é corro-
         dezião que podia andar a nao 30 legoas, outros 60,                    borada pelo facto de em várias cartas do século
         outros 40, outros vinhão com tamanhos desuairos, e                    XVI – nomeadamente nas que se encontram nos
         querião-nos prouar por tão fracas considerações, que                  atlas de Lázaro Luís, Fernão Vaz Dourado e in-
         foy cousa espantosa; e este exame foy feito tomando                   clusivamente em duas cartas do atlas incluído
         o pareçer do piloto, mestre e outros homens do mar                    no códice denominado Livro de Marinharia de
         muy praticos e antigos» . 3                                           João de Lisboa –, se encontrar referenciado, na
           Considerando verosímil a época que ante-                            costa norte do Brasil, na latitude dos 3º Sul, um
         riormente apontámos para o seu nascimento,                            rio com o seu nome. O que, convenhamos, re-
                                                                                                         7
         somos levados a concluir que à data da reali-                         força em muito esta nossa convicção .
         zação da primeira viagem de Vasco da Gama à                             A simples indicação da existência deste to-
         Índia (1497-1499), João de Lisboa poderia estar   O rio João de Lisboa numa das cartas de um atlas de   pónimo na costa norte do Brasil, leva-nos for-
                                             Fernão Vaz Dourado (c. 1576).
         na casa dos 25-30 anos, e seria já, por essa al-                      çosamente a dar crédito à probabilidade desta
         tura, um bom piloto, podendo, eventualmen-  Apesar de alguns historiadores haverem  informação ter sido recolhida pela armada que
         te, ter participado na referida expedição. Não  também colocado João de Lisboa na armada  explorou essas paragens. O que nos impele a
         obstante a parca informação nominal acerca de  de Pedro Álvares Cabral, não encontrámos o  embarcar João de Lisboa num dos navios da se-
         quantos seguiram nesta primeira armada para o  mínimo indício que nos permita desde já ad-  gunda expedição capitaneada por Gonçalo Co-
         Oriente, e na qual não aparece o nosso piloto,  mitir tal facto.      elho, aquela que explorou esta parte da costa
                                                                                      REVISTA DA ARMADA U JUNHO 2008  11
   188   189   190   191   192   193   194   195   196   197   198