Page 345 - Revista da Armada
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Sabemos que a composição do                                                parte ocidental da cidade, o Bair-
         quadro, verdadeiro manifesto                                                 ro ribeirinho de Belém, de facto
         político e ideológico, obedeceu a                                            pouco afectado pelo terramoto.
         um cenário iconográfico externa-                                              Entre 1766 e 1767, periodo em
         mente preciso e rigoroso. Se nem                                             que foi pintado o quadro, o cen-
         Van Loo nem Vernet se desloca-                                               tro de Lisboa encontrava-se em
         ram a Lisboa, ambos receberam                                                plena reconstrução. Para a «Bai-
         da capital portuguesa instruções,                                            xa », renascida dos escombros e
         esboços e cartões muito porme-                                               das cinzas, o novo plano urbano
         norizados, enviados por António                                              propõe uma planta ortogonal de
         Joaquim Padrão ou pelo seu alu-                                              inspiração militar, modelo ideal
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         no João Silvério Carpinetti . Se-                                            de uma nova cidade das Luzes.
         gundo o historiador de arte Fer-                                             A “Praça do Comércio”, que se
         nando Pamplona, é Carpinetti o                                               inspira na tradição da Praça Real
         autor dos  «esboços da marinha                                               francesa abre-se de forma majes-
         de Belém», que serviram de base                                              tosa sobre o Tejo. Ao novo Ter-
         ao trabalho de Claude-Joseph                                                 reiro do Paço justapõe-se  uma
         Vernet. Tirando esses documen-  Cena pintada por Claude Joseph Vernet.       cidade Baixa ao mais puro estilo
         tos, as informações da época dão                                             pombalino rematada na sua ca-
         igualmente conta do grande in-                                               beceira pelo Rossio. Na tela, a re-
         teresse testemunhado por Pom-                                                construção em curso é nomeada-
         bal relativamente ao quadro. O                                               mente referenciada pela estátua
         Marquês recebia pessoalmente                                                 equestre do Rei, imagem do po-
         provas e acompanhava atenta-                                                 der supremo, colocada à esquer-
         mente a feitura da obra.                                                     da do Marquês, num plano mais
           Mas debruçemo-nos mais lon-                                                alto mas também mais afastado.
         gamente sobre a contribuição de                                              Obra do grande escultor lisboe-
         Vernet ao quadro do Marquês. O                                               ta Joaquim Machado de Castro, a
         “Pintor das Marinhas” do Rei de                                              estátua será erguida sómente em
         França, realiza o trabalho portu-  Planta da Praça do Comércio e do Arsenal.  1775, nove anos após a conclusão
         guês aproximadamente um ano                                                  do quadro. A temática da recons-
         após a entrega do quadro sobre                                               trução da cidade é também forte-
         o Porto de Dieppe , último de                                                mente sugerida pelos planos de
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         um conjunto de 15 grandes telas                                              pormenor da cidade Baixa e das
         dedicadas aos Portos de França .                                             fachadas dos edifícios de inspi-
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         Obra-prima da pintura de mari-                                               ração neoclássica, conforme as
         nha da escola francesa, esta série                                           plantas que espreitam por baixo
         foi a maior encomenda oficial de                                              do braço do Marquês ou judicio-
         pintura, destinada ao Louvre e                                               samente dispostas num tambore-
         adquirida durante o reinado de                                               te aos seus pés.
         Luís XV. Ocupou  o pintor du-                                                  O segundo grande tema do
         rante cerca de 12 anos, de 1754                                              quadro trata da expulsão dos Je-
         a 1766. A experiência e a noto-                                              suítas, manifesto político e didác-
         riedade adquiridas por Vernet                                                tico, inserido no trecho da pintu-
         através desta série dos «Portos   Pontão de Belém, Embarque dos Jesuítas.    ra, situado à direita do Marquês
         de França» e destinada a “dar                                                de Pombal. Com efeito, acompa-
         a conhecer a sua Marinha aos                                                 nhando o movimento da mão de
         franceses” permite situar de um                                              Pombal, o olhar do espectador é
         ponto de vista cronológico e es-                                             dirigido para uma área do qua-
         tético o estilo e o significado da                                            dro que abarca parte da sua men-
         obra portuguesa. Ora justamen-                                               sagem política. A cena que repre-
         te, o conteúdo figurativo mui-                                               senta a expulsão dos Jesuítas de
         to preciso da encomenda desti-                                               Portugal e do conjunto dos ter-
         nada a Pombal, não se inspira                                                ritórios portugueses, nomeada-
         numa paisagem de um porto                                                    mente do Brasil, em Setembro de
         da antiguidade, imaginário ou                                                1759, dá conta dos religiosos de
         fantasista, tão pouco numa cena                                              manto preto, em fila no embar-
         de tempestade ou de naufrágio,                                               cadouro de Belém, cabisbaixos,
         como em muitas obras italianas                                               rodeados de militares e prontos
         do pintor, mas situa-se na conti-                                            para o degredo. Nas praias e nos
         nuidade dos «Portos de França»   Pontão de Belém, Embarque dos Jesuítas.     cais, a população de Lisboa assis-
         oferecendo um olhar pormenori-                                               te ao embarque forçado dos pros-
         zado e detalhado sobre Lisboa marítima,  As mensagens iconográficas estão constru-  critos. Escaleres  dirigem-se para navios
         empório atlântico, bem como  sobre o uni-  ídas em torno de três grandes ideias.  ancorados a meio do Tejo. Pormenor ma-
         verso marítimo e comercial português em   O primeiro desses temas reverte natu-  rítimo importante, os três principais navios
         meados do século XVIII.            ralmente para a reconstrução de Lisboa,  representados por Vernet correspondem
           Nesta tela, inteiramente dedicada à gló-  triunfo da razão e da arte sobre a nature-  perfeitamente a tipos de armações e de
         ria do Marquês, as referências marítimas e  za, após o cataclismo do dia 1 de Novem-  cascos específicos. As bandeiras informam
         portuàrias ocupam um lugar de destaque.  bro de 1755. A tela apresenta uma vista da  sobre a nacionalidade e o destino provável
                                                                                   REVISTA DA ARMADA U NOVEMBRO 2008  19
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