Page 346 - Revista da Armada
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dos navios: a Península italiana                                             terão certamente deixado lugar
         e os Estados Pontificais – nome-                                              para amplas fantasias. Eventual-
         adamente os portos de Génova                                                 mente nos pormenores da cena,
         e de Civita Vecchia, o Levante e                                             personagens nobres, da burgue-
         os portos da Europa do Norte:                                                sia ou outros espectadores, po-
         no vaso em primeiro plano bate                                               dem ser comparados a pequenos
         a bandeira de Génova, no segun-                                              trechos dos «Portos de França».
         do, a bandeira dos Países-Baixos                                             Porém, as personagens da obra
         e no terceiro as cores do Reino                                              portuguesa assemelham-se mais
         da Suécia. A mensagem política                                               a espectadores da cena política à
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         é perfeitamente clara .                                                      qual assistem e que animam, do
           Em terceiro lugar, a cena pin-  Escaler dirigindo-se para as naus fundeadas.  que verdadeiros actores da vida
         tada por Vernet constitui uma                                                marítima de Lisboa.
         homenagem à Marinha de Por-                                                    A exactidão da vista marítima
         tugal, ao mercantilismo e à nave-                                            lisboeta é excepcional, tratada
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         gação, fomentados por Pombal ,                                               com a técnica de Vernet, que dá
         mensagem quer política quer                                                  grande destaque à topografia. Na
         económica. O plano de obras de                                               cena a paisagem é facilmente re-
         Lisboa aprovado pelo Marquês                                                 conhecível: a Praia de Belém que
         dá com efeito prioridade à re-                                               nessa altura se estendia até ao
         construção do Arsenal Real da                                                pé do Mosteiro dos Jerónimos,
         Marinha, segundo traça do Enge-                                              conjunto arquitectónico relati-
         nheiro Militar Eugénio dos San-                                              vamente pouco danificado pelo
         tos. Adjunto aos Ministérios do                                              terremoto de 1755. O edifício do
         Reino, doravante concentrados                                                Convento, com a característica
         em torno da Praça do Comércio,                                               arquitectura chã ocupa parte da
         o novo Arsenal será efectivamen-                                             cena, num corte em diagonal, ao
         te reedificado a curta distância da                                           estilo da «Vista do Porto de Ro-
         famosa “Ribeira das Naus” do                                                 chefort» pintado pelo artista em
         século XV cujo nome ainda reto-                                              1762. Na perspectiva avistamos
         mará, para finalmente adoptar o                                               o vasto Palácio Marialva, que
         nome de Arsenal Real, por volta                                              também sobreviveu ao terramo-
         de 1790. Os cais e diques do Ar-                                             to, e mais distante ainda a celebre
         senal ocupam um lugar primor-                                                Torre de Belém e a Barra do Tejo
         dial na reorganização da cidade,                                             onde se avista, muito esfumado,
         pois duas semanas após o desas-  Naus de Génova, da Holanda e da Suécia.     o Forte de São Lourenço da Bar-
         tre de 1755, Pombal ordena a sua                                             ra, mais conhecido por Bugio.
         reconstrução . Os assuntos marí-                                             Constitui outra curiosidade des-
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         timos eram de facto prioritários                                             ta obra, a representação de uma
         para o Reino e para o seu sistema                                            frota, a Armada Portuguesa, que
         comercial e colonial atlântico .                                             se adivinha fundeada na enseada
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         Sinal dessa preocupação, é pre-                                              de São José de Ribamar .
         cisamente a planta de conjunto                                                 Na obra portuguesa de Vernet,
         do Arsenal Real (com algumas                                                 predomina o estilo figurativo e
         legendas em francês no texto)                                                impõe-se a pintura do real, tes-
         paredes-meias com a Ala Oci-                                                 temunha importante duma épo-
         dental da Praça do Comércio que                                              ca e de seus acontecimentos. Os
         podemos observar nos papéis                                                  pormenores são tratados com mi-
         que discretamente sobressaem,   Projectos de fachada e planta do Arsenal Real da Marinha.  núcia: pequenos navios de carga
         colocados por baixo do braço es-                                             ou de cabotagem encostados ao
         querdo do Marquês. Em 1759, quatro anos  paráveis a alguns dos «Portos de França»,  desembarcadouro,  navios de pesca puxa-
         após o terramoto, a «Ribeira das Naus» já  nomeadamente à obra dedicada por Ver-  dos no areal de Belém ou envergando pano
         se encontrava a laborar, tendo a população  net a Marselha «Interior do Porto de Mar-  latino, muito característico dos navios tra-
         de Lisboa assistido ao lançamento da Nau  selha, Vista do Edifício do Relógio do Par-  dicionais das costas portuguesas, no sécu-
         de 68 peças “Nossa Senhora da Ajuda e São  que» pintura datada de 1755 ou a Bordéus  los XVIII. Em matéria de cores e de luz, a
         Pedro de Alcântara“.               “Vista de uma parte do Porto e da Cidade  extensão e a harmonia do céu lisboeta, ir-
           Ainda relativamente ao tema do comér-  de Bordéus, tirada do lado das Salineiras”,  radia o conjunto da paisagem, compondo
         cio e das actividades marítimas, a execu-  datada de 1758.            um espectáculo cheio de emoção, prova da
         ção técnica dos pormenores da cena de   Deveras, os elementos da cena compos-  excelência da arte de Claude-Joseph Ver-
         Belém, realizada a pequenos toques por  ta por Vernet na sua obra portuguesa po-  net. Nesse registo, são notáveis os efeitos
         Claude -Joseph Vernet, lembra o estilo mui-  dem parecer menos diversos e menos sol-  do “claro-escuro” que marcam contrastes
         to conciso dos «Portos de França». Nos  tos comparados com os Portos de França.  entre zonas de sombras e raios de sol que
         pontões de Belém, rodeando os religiosos  Não nos podemos  esquecer que o artista  se reflectem nas águas do Tejo.
         que deixam Portugal, coexiste toda uma  não se deslocou a Lisboa, não tendo por-  A mensagem simbólica e política do
         população ligada ao mar, em grande azá-  tanto pintado nem recolhido pormenores  quadro foi largamente difundida, nomea-
         fama. As mercadorias, toneis e fardos são  “ao vivo”, mas que compôs a cena marí-  damente por meio duma gravura sobre
         descarregados de pequenas embarcações.  tima da obra, em atelier, em França. Tam-  madeira da autoria de Jacques-Firmin Be-
         Vêem-se mercadores tratando de negócios,  bém, as orientações iconográficas extrema-  auvarlet (1731-1797), outro célebre artista
         pormenores temáticos seguramente com-  mente precisas vindas de Lisboa não lhe  parisiense do século XVIII, igualmente ti-

         20  NOVEMBRO 2008 U REVISTA DA ARMADA
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