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tular de privilégios régios e mem- Henrique José, filho do Conde de Oeiras (e
bro da Academia Real de França. futuro Marquês de Pombal); A cartela tem
Como para a tela, a gravura foi a seguinte inscrição: “Ao l’illustrissimo e
Excelentíssimo Conde de Oeiras; Henri-
encomendada pelos dois nego- que José de Carvallho e Mello para ficarem
ciantes de Lisboa, David Purry perpetuas neste lugar as memórias de seu
e Gérard de Visme, um ano após Excelentíssimo Pai, Ofereceram e erigiram
recepção do quadro. São conhe- com amor e veneração, David Purry et Gé-
rard de Visme, no ano de 1767”.
cidas três edições dessa estampa. 7 O Palácio de Gérard de Visme situa-
A primeira acompanha a pintura do em Benfica foi nomedamente decorado
e apresenta uma grande qualida- por Pillement.
8 Segundo o dicionário de pintura de Fer-
de de impressão. As duas últimas
versões, datadas respectivamen- nando Pamplona, “Dicionário de Pintores
e Escultores Portugueses, ou que trabalha-
te de 1772 e de 1838, foram alvo ram em Portugal“.
de pequenos retoques . Algumas 9 Ver José Augusto França “Lisboa Pom-
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dessas modificações prendem- balina e o Iluminismo”, 1987.
10 «Vista do Porto de Dieppe, 1765».
-se justamente com o fundo da
11 Os quinze quadros que compõem a sé-
cena marítima pintada por Ver- rie dos Portos de França pertence à colec-
net e foram realizadas «segundo ção do Louvre, Palácio para o qual foram
as últimas perspectivas da Barra inicialmente encomendados. Treze desses
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e do Convento» (Jerónimos) . quadros encontram-se actualmente em de-
Acabam por significar a atenção pósito, expostos no Musée National de la
Marine, em Paris.
dada no seu tempo, às transfor- 12 Segundo documentos de época, cer-
mações e à iconografia marítima Vista da Praia de Belém, Frente ao Mosteiro dos Jerónimos. ca de 250 Jesuítas foram deportados de
da capital portuguesa. Lisboa, no dia 16 de setembro de 1759, a
A importância iconográfica do bordo dos brigues Santo Nicolao et Santo
Bonaventura, em direcção de Génova e de
quadro de Van Loo e de Vernet Civita Vecchia.
e de sua gravura contribuíram 13 Conforme a representação dada pelo
seguramente para o seu enor- Vernet na sua pintura, os factos históricos
me sucesso, suscitando nume- são implacàveis. No seguimento dos Decre-
rosas cópias de estilo académico tos de 1759 que os acusam de conspiração
contra a vida do Rei de Portugal, de ten-
ou mesmo popular, de qualida- tativa de ocupação do Brasil e de rebelião
de muito variável, contribuindo contra a Coroa, cerca de 1100 Jesuítas são
para uma ampla divulgação da destituídos da nacionalidade portuguesa.
imagem em Portugal e nos seus Os seus livros são proibidos, os seus bens
sequestrados, eles próprios preventiva-
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territórios, até ao século XX . mente presos e depois expulsos de todos
Conhecem-se inclusivamente «Os Estados da Coroa de Portugal». Várias
reproduções de época ou poste- Vista de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e Palácio Marialva. centenas serão encarcerados, entre eles o
riores, pintadas sobre vidro ou Padre Malagrida, última vitima do Santo
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sobre azulejo. Algumas cópias, Oficio em Portugal, será executado na praça
pública. As medidas radicais tomadas por
certamente realizadas a partir da Pombal em Portugal inauguram uma po-
gravura de Beauvarlet foram ob- litica de repressão religiosa, que alastrarà
jecto de encomendas de clientes ao resto da Europa católica. Essa política
portugueses, passadas no orien- será seguida em França por Luis XV que
dissolverá a Companhia em 1764, depois
te, em Macau, pintadas sobre tela Vista da Torre do Bugio, da Torre de Belém e do Forte de São Julião da Barra. em Espanha em 1766 por Carlos III que
ou sobre seda. por sua vez dará ordens para expulsar os
Z Augusta serão concluidas somente no século XIX. Jesuítas. A Companhia será finalmente dissolvida pelo
Dr. Paulo Santos 6 Alugam uma parte do Palácio da familia dos Car- Papa em 1773.
valho e Mello, na cidade de Lisboa, Rua Formosa (Ac- 14 “A Navegação mercantil forma, no seu seio e dá
Lisboa, 15JUN08
tual Rua do Século). O quadro é com efeito dedicado a ao Estado, os homens do mar, tratando-se de seu úni-
(Este artigo destina-se igualmente a publicação co viveiro”…. (Sebastião José Carvalho e
na revista francesa “Le Chasse-Marée”) Melo, enviado extraordinário de Portugal
em Londres em 1738, citado pelo Dr. Antó-
Notas nio Macieira Coelho em “Raízes e Directri-
1 Ver José-Augusto França França, “Lis- zes da Economia Política Pombalina” CM
boa Pombalina e o Iluminismo”, 1987 e de Oeiras, 1990).
Europalia 91, “Le Triomphe du Baroque”, 15 Alvará de 14 de novembro de 1755.
Catalogo, 1991. 16 Conforme testemunham os monopo-
2 Claude Gelée, também chamado «O lios comerciais com o Brasil, concedidos
Lorrain»: 1600-1682. pelo Marquês de Pombal, e depois retira-
3 A Cena marítima pintada por Claude- dos às Companhias Coloniais do Grão Para
Joseph Vernet nunca foi alvo de um estudo e do Maranhão.
pormenorizado, em Portugal ou em Fran- 17 Hoje na altura de Algés.
ça. Entre as numerosas monografias ou tra- 18 A reedição de 1838 corresponde a um
balhos publicados sobre o Vernet em Fran- trabalho português anónimo e de menor
ça, nenhuma faz referência à contribuição dimensão.
do Vernet a este quadro. 19 Segundo uma carta original, enviada
4 Uma parte do Palácio serve hoje de de Lisboa pela firma Purry, Mellish and de
edificio principal à Câmara Municipal de Visme a Firmin Beauvarlet acerca das mo-
Oeiras. O quadro encontra-se colocado no dificações a efectuar na gravura (Coleçcão
actual Gabinete do Presidente da Câmara do Arquitecto José Lico, Lisboa).
Municipal integrando o património do Mu- 20 Uma das principais cópias portugue-
nicípio de Oeiras. sas do quadro encontra-se na colecção do
5 Algumas dessas obras como por exem- “Sebastião José Carvalho e Melo, Marquês de Pombal”. Museu da Cidade de Lisboa.
plo o remate do Arco Munumental, da Rua Gravura de Jacques-Firmin Beauvarlet. 21 Ver colecção Tarcísio Trindade.
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