Page 91 - Revista da Armada
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Imagem artística dos céus do futuro, com satélites do GLONASS (esq.), do GPS (centro) e do GALILEO (dir.).
Dessa forma, no final do primeiro semes- No entanto, estes escorregamentos nos o GALILEO. Este dado legitima a suspeita de
tre de 2007, a Presidência Alemã da UE con- custos do programa, já deram origem a al- terem sido as próprias empresas do consórcio
cluiu existirem limitadíssimas hipóteses de as gumas vozes de desagrado, havendo quem a forçar a ruptura das negociações, sentindo
negociações serem bem sucedidas e propôs a questione se se justifica um investimento de poderem lucrar mais com outras opções de
assumpção do projecto pelo sector público, 5 mil milhões de Euros neste projecto, sobre- desenvolvimento do sistema, que não a Par-
prescindindo da Parceria Público-Privado, pelo tudo tendo em conta que quando o sistema ceria Público-Privado nos moldes em que es-
menos nesta fase de implementação do siste- ficar operacional aquilo que dará lucro será tava a ser equacionada.
ma. Dessa forma, será o orçamento comuni- o fabrico de equipamentos receptores, opor-
tário a suportar na totalidade os custos de im- tunidade que a China e a Índia aproveitarão CONCLUSÃO
plementação do GALILEO e a assumir todos certamente melhor que qualquer outro país. A futura implementação do GALILEO con-
os riscos financeiros daí decorrentes, ficando a De qualquer maneira, importa referir que até tribuirá para um melhor posicionamento no
faltar estudar as alternativas de financiamento. agora os EUA têm considerado valer imenso a mar, constituindo uma alternativa ao GPS e
Essa tarefa foi abraçada pela Presidência Por- pena investir num sistema como o GPS (que é também ao renascido GLONASS.
tuguesa que, após aturadas negociações, con- totalmente financiado pelo Estado), não só de- Acrescente-se ainda que o boom chinês
seguiu fazer aprovar no Conselho Europeu de vido ao seu valor militar, mas também devido também está a ter tradução no domínio dos
Novembro de 2007 uma resolução desbloque- aos benefícios económicos, industriais e co- sistemas de navegação por satélites, uma vez
ando os mecanismos financeiros necessários à merciais que o país retira do sistema. E vale a que a China está a implementar o seu pró-
consecução do projecto. pena ter presente que as projecções apontam prio sistema, designado por COMPASS (que
Essa resolução reafirmou a importância do para que o mercado de sistemas de navega- significa BÚSSOLA em português). Embora a
projecto GALILEO, apontando, agora, o ano ção por satélites e seus receptores ultrapasse informação sobre esse sistema seja muito es-
de 2013 para a sua entrada em funcionamen- 100 mil milhões de Euros em 2010. cassa fora da China, sabe-se que já foram lan-
to. Recorde-se que inicialmente se apontava As conclusões do Conselho Europeu tam- çados 2 satélites e que a China já conseguiu
para que a implementação do GALILEO se bém acentuaram que a Comissão Europeia consignar, em sede da União Internacional de
concretizasse em 2008, data que escorregou continuará responsável pela gestão da glo- Telecomunicações, as frequências necessárias
posteriormente para final de 2010. Agora balidade do programa GALILEO, mantendo ao funcionamento do COMPASS.
o Conselho veio, na prática, reconhecer os os Estados Membros supervisão política so- Curiosamente, a China parece estar a jogar
atrasos que se têm verificado neste projecto, bre o mesmo. A GNSS Supervisory Authority em 2 tabuleiros, pois além do desenvolvimento
adiando mais uma vez a data de finalização continuará a apoiar a Comissão em todos os do COMPASS, também está envolvida no pro-
do sistema. aspectos relacionados com o programa (em- jecto GALILEO, conforme se referiu acima.
Relativamente a custos, o Conselho prevê bora as alterações conceptuais nos requisi- Ganha assim cada vez mais relevância o
que a verba necessária, até 2013, para pôr tos-base de consecução do programa GALI- conceito de GNSS - Global Navigation Satelli-
de pé o GALILEO ascenda a 3,4 mil milhões LEO, impliquem um reajustamento das suas te Systems, desenvolvido em meados da dé-
de Euros. Este valor somado aos cerca de 1,6 competências) e a Agência Espacial Europeia cada de 1990 para designar todos os sistemas
mil milhões de Euros já investidos no GALI- assumir-se-á como agente privilegiado para de navegação baseados em satélites. Durante
LEO fará subir o seu custo total para cerca de os concursos e aquisições a efectuar (procu- largos anos, o conceito de GNSS abrangeu
5 mil milhões de Euros. rement agent). apenas o GPS (pois o GLONASS não asse-
O preço inicialmente estimado para o sis- De qualquer maneira, existe alguma per- gurava os requisitos mínimos de funciona-
tema era de 2,2 mil milhões de Euros, valor versidade no facto de as empresas que invia- mento), mas agora com a intenção russa de
esse que subiu para 3,2 mil milhões de Euros, bilizaram a assinatura do contrato de con- dar um forte impulso ao seu sistema e com a
depois para 3,8 mil milhões de Euros e, ago- cessão serem as mesmas que agora vão ser aproximação da entrada em funcionamento
ra, para 5 mil milhões de Euros. No entanto, consultadas para pôr de pé o GALILEO. De do GALILEO e, provavelmente, do COMPASS
a serem verdade os números avançados pela facto, as empresas da indústria aero-espacial os navegantes passarão a dispor de um GNSS
Comissão Europeia, de que cada km de TGV europeia são relativamente poucas e aquelas robustecido, com cerca de 100 satélites utili-
(Train Grande Vitesse) custaria em média cer- que estavam a concorrer à concessão do GA- záveis para o cálculo da posição.
ca de 15 milhões de Euros, então o custo do LILEO são genericamente as mesmas a quem Z
programa GALILEO equivaleria a pouco mais a Comissão Europeia e a Agência Espacial Eu- L. Sardinha Monteiro
de 330 km de TGV. ropeia vão ter de recorrer para implementar CFR
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