Page 13 - Revista da Armada
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considerável de actos de pirataria, tendo re- força, estando o comando da EUNAVFOR O valor do montante pago pelo seu
gistado o seu maior número no ano de 2007, entregue ao Comodoro português Silvestre resgate pode ter variado entre $450.000
com 42 ilícitos. Acredita-se que mais de 50% Correia, que rendeu o Contra-almirante Juan (€330.000) e $1 milhão (€733.000) e não foi
dos ataques não sejam reportados, pelo facto Rodriguez Garat, da Marinha espanhola. Esta proveniente do governo britânico, que se re-
dos armadores não quererem mostrar as fra- operação, que está a decorrer desde o dia 9 cusou sempre a pagar qualquer resgate pela
gilidades de segurança dos seus navios e para de Dezembro de 2008, nas águas do Golfo sua libertação.
não sofrerem aumentos dos prémios de O M/T Maran Centaurus
seguro ou mesmo represálias.
Os piratas nesta região atacam tan- Nigéria – Ataques ou tentativa destes entre 2000 e 2010. Este superpetroleiro, de bandeira
to as instalações petrolíferas como os grega, propriedade da Maran Tankers
navios, quer estes estejam junto a costa, Foto: Maritime Press Management Inc., com cerca de 332m
nos rios, nos portos ou nos fundeadou- de comprimento e 58m de boca, en-
ros, e tentam roubar dinheiro, objectos trou em operação em 1995 com o nome
de valor do navio e/ou dos tripulantes, Mindoro, posteriormente passou a
telemóveis, carga, combustível, comida, chamar-se Astro Centaurus e por último
roupa, chegando por vezes a seques- Maran Centaurus. Com uma tripulação
trar os próprios técnicos especialistas da de 28 elementos, foi sequestrado em
industria do petróleo, para depois obte- 29 de Novembro de 2009, pelas 12:12
rem bons resgates. Empregam diversos UTC, por piratas somalis, na posição
modus operandi, que vão desde ataques φ= 03o 09.39´N e L= 061o 30.3´E, a cerca
de ocasião, perpetrados por um só ele- de 970 milhas náuticas a ENE de Mo-
mento ou por pequenos grupos, que uti- gadíscio, na Somália. O navio foi então
lizam normalmente barcos em madeira, levado para cerca de 30 milhas náuticas
facas e bastões, e cuja táctica consiste em a sul da cidade de Hobyo, na Somália,
roubar e fugir, a ataques mais bem orga- onde ficou fundeado até ser resgatado.
nizados, efectuados por grupos já equi- Foi libertado em 18 de Janeiro de 2010,
pados com barcos rápidos, com armas estimando-se que tenha sido pago um
de assalto, com Rocket Propelled Grenade resgate entre $5,5 e $7 milhões.
(RPG) e cujos ataques levam entre 30 e
40 minutos a consumarem-se. Os ata- M/T Maran Centaurus. O M/T Samho DreamFoto: AFP GETTY IMAGES
ques nas águas da Nigéria costumam ser
muito violentos e normalmente acabam M/T Samho Dream. Este navio com cerca de 333m de
com mortos e feridos. De entre os vários de Aden e da Bacia da Somália, é a primeira comprimento e 60m de boca foi cons-
grupos, existe um que se tem mantido do género conduzida pela União Europeia, truído em 2002. Este superpetroleiro,
mais activo e denomina-se por MEND no âmbito da Política Europeia de Seguran- de bandeira das Ilhas Marshall, foi se-
(Movement for the Emancipation of the Ni- questrado em 4 de Abril de 2010, na
ger Delta), que inicialmente só fazia os posição φ= 08o 21´N e L= 065o 00´E,
seus ataques junto a terra, na região do a cerca de 900 milhas náuticas a leste
delta do rio Níger, mas que ultimamen- da cidade de Eyl, na Somália, com 24
te começou a estender o seu raio de ac- elementos a bordo (5 sul coreanos e 19
ção, tendo mesmo no dia 19 de Julho de filipinos).
2008 atacado, com armas automáticas,
uma plataforma holandesa da Shell, no Na altura do sequestro o navio ope-
campo petrolífero de Bonga, situado a 75
milhas de costa, levando mesmo à inter- rava para uma firma Sul Coreana, a
rupção momentânea da sua produção. Samho Shipping Co., o seu proprietário
A Marinha regressa ao era singapurense, e transportava uma
"Corno de África" carga que era pertença da US Refiner
Valero Energy Corp. Seguia do Iraque para a
Luisiana, nos EUA, e navegava com cerca de
2 milhões de barris de crude, avaliados em
Depois de ter estado por duas vezes na ça e de Defesa. $170 milhões.
região do “Corno de África”, para auxiliar O navio foi libertado no dia 6 de No-
no combate à pirataria marítima, entre Mar- Alguns dos resgates mais
ço de 2009 e Janeiro de 2010, com duas das mediáticos vembro de 2010, depois de ter estado 217
suas mais importantes unidades navais, pri- dias sequestrado, após o pagamento de um
meiro com a fragata Corte-Real na operação O casal britânico Paul e Rachel Chandler resgate, que segundo algumas fontes foi de
$9,5 milhões.
“Allied Protector” e posteriormente com a Este casal, ele com 60 anos de idade e ela H. Portela Guedes
Álvares Cabral na operação “Ocean Shield”, a com 56 anos, à data da sua libertação, foi CFR
Marinha assegura novamente presença, até sequestrado por piratas somalis em 23 de
meados de Agosto de 2011, nesta área do Outubro de 2009, tendo sido mantido en- Bibliografia:
globo. Enquanto as duas fragatas estiveram clausurado durante cerca de 13 meses, mais
Piracy and Armed Robbery Against Ships: Annual Re-
ao serviço da NATO, integradas na Standing exactamente 388 dias, e foi libertado em 14 port 2010. United Kingdom: ICC International Maritime
NATO Maritime Group 1, que foi comanda- de Novembro de 2010. Paul e Rachel Chan- Bureau [2011].
da durante o ano de 2009 pelo Contra-al- dler foram capturados quando o seu iate à
mirante português Pereira da Cunha, desta vela Lynn Rival se dirigia das Seicheles para International Maritime Bureau. Disponível em http://
vez, a Marinha, através da fragata Vasco da a Tanzânia. Este, após a transferência do ca- www.icc-ccs.org. Acedido em 10MAR11.
Gama, está presente na operação “Atalanta”, sal para outro navio sequestrado, o M/V Kota
que está a ser levada a cabo pela European Wajar, foi abandonado, tendo sido recolhido Notas:
Union Naval Force (EUNAVFOR). A nossa mais tarde pela guarnição do navio britânico
1 O International Maritime Bureau (IMB) foi estabe-
lecido pela International Chamber of Commerce, que é
uma Organização internacional fundada em 1919 e que
trabalha para promover e suportar o comércio internacio-
fragata é neste momento o navio chefe desta RFA Wave Knight. nal e a globalização.
13REVISTA DA ARMADA • MAIO 2011