Page 14 - Revista da Armada
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INOVAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS

             O Caso da Operação ATALANTA

                       P ortugal coman-          inter-dependentes, num curto espaço         Gestão de Projectos?
                                da, desde 14 de  temporal (5 meses), conturbado com             Na verdade, houve apenas três aspectos
                                Abril até 13 de  acrescidas restrições financeiras, e teve
                                                                                             verdadeiramente inovadores neste projecto,
                       Agosto de 2011, a For- a intervenção directa de 6 Sectores da         mas que tiveram um impacto decisivo na
                                                                                             forma como possibilitaram a monitorização
                       ça Naval da União Eu- Marinha, com a coordenação do Estado-           permanente e o enfoque nas acções que con-
                                                                                             duziram à satisfação dos objectivos traçados.
                       ropeia (EUNAVFOR) -Maior da Armada (EMA).                             Foram eles:

                       empenhada na Ope-         Mas, até aqui, pouco de novo há a re-          1. A adopção do modelo de gestão de pro-
                                                                                             jectos intersectoriais;
ração ATALANTA.                                  gistar, à excepção, talvez, da abordagem
                                                                                                2. A utilização do Enterprise Project Manage-
Sob a égide da ONU, a ATALANTA é a integrada das quatro vertentes do apron-                  ment (EPM);

primeira operação naval da UE e tem como tamento, uma vez que as áreas do enqua-                                        3. A implementação
                                                                                                                    de mecanismos de conta-
missão proteger os navios que transportam dramento legal e da gestão financeira eram                                bilidade de gestão.

ajuda alimentar ao povo Somali, prevenin- normalmente tratadas de forma indepen-                                Modelo de Gestão
                                                                                                                de Projectos Inter-
do e reprimindo actos                                                                                           sectoriais

de pirataria e de assalto                                                                                               Este modelo con-
                                                                                                                    templou três níveis de
à mão armada no Oce-                                                                                                gestão distintos, mas
                                                                                                                    perfeitamente interli-
ano Índico.                                                                                                         gados:

Para esta operação,                                                                                                     - O nível de gestão es-
                                                                                                                    tratégico, onde estavam
comandada pela pri-                                                                                                 representados os chefes
                                                                                                                    dos sectores envolvidos
meira vez pela Marinha                                                                                              e órgãos subordinados,
                                                                                                                    coordenado pelo EMA
Portuguesa, houve que                                                                                               que assumiu também
                                                                                                                    a função de manter o
garantir o aprontamen-                                                                                              ALM CEMA informa-
                                                                                                                    do. Este nível emanou as
to de quatro áreas prin-                                                                                            directivas e orientações
                                                                                                                    de topo, identificando
cipais:                                                                                                             as áreas prioritárias de
                                                                                                                    aprontamento, definin-
- Navios operacio-                                                                                                  do o planeamento ini-
                                                                                                                    cial e fazendo a ligação
nais: Uma fragata para                                                                                              com as entidades exter-
                                                                                                                    nas (EMGFA e EUNA-
as funções de navio-                                                                                                VFOR). Os POCs dos
                                                                                                                    sectores garantiram o
-almirante, com helicóp-                                                                                            controlo do projecto uti-
                                                                                                                    lizando o EPM e, através
tero embarcado, e um                                                                                                de reuniões periódicas,
                                                                                                                    acompanharam de perto
navio de reserva pronto                                                                                             e promoveram a adequa-
                                                                                                                    da gestão de risco (por
para substituir o primei-    Modelo de gestão estratégica do projecto ATALANTA.                                     exemplo, o de indispo-
                                                                                                                    nibilidade potencial de
ro em caso de avaria;                                                                                               alguns sistemas críticos),
                                                                                             assim como a desconflituação de situa-
- Pessoal treinado:                                                                          ções de impasse, como foi o caso de al-
                                                                                             gumas falhas pontuais de financiamento
O comando da força e                                                                         atempado para garantir as aquisições de
                                                                                             material;
respectivo estado-maior                                                                         - O nível de gestão operacional, li-
                                                                                             derado pela Flotilha, na qualidade de
embarcado, oficiais nos                                                                      Entidade Primariamente Responsável

órgãos de comando e

apoio em terra (Reino

Unido e Djibouti), guar-

nições, destacamento de

voo e pelotão de aborda-

gem, com formação es-

pecífica para esta opera-

ção e treino operacional

no mar;

-Enquadramento Le-

gal Formalizado: Direc-

tivas de aprontamento e

operacionais do CEMA

e CEMGFA promulga-

das, Portarias ministeriais

publicadas, e Regras de

Empenhamento revistas        Enterprise Project Management
e aprovadas;

- Gestão Financeira Adaptada: Mecanis- dente, desintegradas do projecto global.

mos de planeamento e controlo orçamental         Não sendo a primeira vez que a Marinha

preparados para monitorizar permanente- comanda uma operação deste tipo1, deixou

mente as necessidades de financiamento e a também de ser novidade o enorme desafio que

execuçãofinanceiradoprojecto,tantonafasede um projecto de aprontamento desta natureza

aprontamento como na de sustentação.             representa, em que nem sempre se conseguem

O projecto de aprontamento contem- atingir os resultados desejados. Mas, se assim é,

plou a execução de mais de 150 tarefas qual então a razão de se falar em Inovação em

14 MAIO 2011 • REVISTA DA ARMADA
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