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O NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA
NA OPERAÇÃO OCEAN SHIELD 3ª PARTE
Como expectável, as actividades perativa tendo permitindo a entrada Na manhã do dia 13 de Outubro,
ligadas à pirataria aumentaram da equipa de segurança do navio. Na o navio atracou pela segunda vez no
consideravelmente durante o sequência destas acções, não foram porto de Salalah, em Omã, para se
mês de Outubro na zona do Golfo de detectados quaisquer indícios suspei- efectuar mais uma escala logística. A
Aden. Com o fim das monções e a me- tos mas foi possível obter importantes estadia neste porto permitiu efectuar
lhoria das condições meteorológicas, detalhes sobre o comércio de combus- o abastecimento de géneros alimenta-
estavam criadas condições favoráveis tível existente nesta zona e, num dos res, receber material importante vindo
para os grupos de piratas operarem as casos, foi mesmo reportada a presença de Portugal e efectuar manutenções
suas pequenas embarcações, tendo-se de possíveis embarcações com piratas essenciais aos sistemas do navio e ao
verificado um aumento dos prepara- junto a um pequeno porto na costa da helicóptero orgânico embarcado.
tivos logísticos nos principais campos Somália.
piratas. No sentido de aumentar a sua A guarnição, para além de efectu-
capacidade de projecção a maiores A partir de 10 de Outubro, o NRP ar os trabalhos que eram necessários
distâncias de terra e em zonas D. Francisco de Almeida voltou a patru- garantir neste porto, teve também
menos protegidas pelas diver-
sas forças militares presentes lhar a costa Norte e Leste da bacia da oportunidade para o merecido
na zona, os grupos de piratas Somália, tendo-se detectado muitos descanso, e realizou visitas a
têm como prioridade a captura movimentos de pequenas embarca- zonas históricas e comerciais e
de embarcações de pesca e ou ções envolvidas em actividade de pes- experimentou os pratos típicos
de carga para actuarem como ca junto a terra e nos acessos aos seus da culinária diversificada exis-
navios-mãe, de preferência portos de abrigo. tente nesta cidade.
com capacidade para trans-
portarem as pequenas embar- Após cerca de 15 dias de patrulha Em 16 de Outubro, após o
cações (skiffs) que posterior- sem reabastecer, no dia 12 de Outubro nascer do sol, o mestre voltou
mente utilizam nos ataques foi efectuado RAS de combustível e de a apitar à faina para se dar iní-
aos navios mercantes. água, com o reabastecedor americano, cio à última patrulha na área
USNS Joshua Humphreys. de operações durante o perío-
Em terra e nas duas prin- do de atribuição à força naval
cipais regiões da Somália, So- A maior parte das embarcações en- permanente da NATO.
maliland e Puntland, as auto- contradas nas áreas patrulhadas pelo
ridades locais parecem querer NRP D. Francisco de Almeida são de Na manhã de 18 de Outu-
demonstrar que existe um es- bandeira do Iémen e são compostos bro foi recebido a bordo um
forço interno para erradicar a por tripulações mistas de nacionalida- alarme de um possível ataque
pirataria no território. Através de Iemenita, Somali e Tanzaniana. A pirata em curso a uma embar-
de diversas acções policiais, explicação dada pelos mestres destas cação de carga do tipo Sam-
capturaram, julgaram e conde- embarcações pelo facto de se encontra- buk, a cerca de 60 milhas a
naram a penas de prisão diver- rem elementos Somalis a bordo, con- Norte da posição do navio. De
sos indivíduos suspeitos de estarem siste no seu conhecimento em porme- imediato foi enviado o Fenix
envolvidos nestas actividades. nor da Costa da Somália, permitindo para a última posição reporta-
conduzir, em segurança, as activida- da de forma a detectar a refe-
O NRP D. Francisco de Almeida ini- des de pesca a que se dedicam. rida embarcação e impedir o sucesso
ciou o mês de Outubro em patrulha do ataque. Ao chegar ao local e após
junto a áreas de suspeita de existência contacto via rádio com a embarcação
de campos de piratas na costa leste da que emitiu o alarme, o helicóptero re-
Somália. cebeu a informação que tinha conse-
guido escapar do ataque sofrido e que
No dia 02 de Outubro após a de- toda a sua tripulação se encontrava
tecção de uma Dhow em trânsito, efec- a salvo. Durante a sua permanência
tuou uma visita a bordo, não tendo na área, junto às águas territoriais do
sido encontrados quaisquer indícios Iémen, o Fenix efectuou uma busca
relacionados com a pirataria. de superfície no sentido de detectar
qualquer embarcação relacionada com
No final do dia 5 de Outubro, o NRP a situação não tendo sido verificado
D. Francisco de Almeida recebeu instru- qualquer indício suspeito. No sentido
ções para voltar ao IRTC de forma a de permanecer mais tempo em patru-
garantir a patrulha nas áreas mais sus- lha na área do ataque, o Fenix aterrou e
ceptíveis de ocorrerem actos de pira- reabasteceu de combustível na fragata
taria. Durante os primeiros dias deste americana USS De Wert que na sequên-
período de patrulha, foram detectadas cia deste evento e por se encontrar
e visitadas diversas embarcações que, mais próximo da embarcação, pronta-
de um modo geral, se dedicavam ao mente se deslocou para junto daquela.
transporte de combustível entre o Ié- Em 20 de Outubro da parte da ma-
men e a Somália. Todas as tripulações nhã, foi detectada uma embarcação
responderam de forma bastante coo- pequena com dois motores a dirigir-
10 DEZEMBRO 2011 • REVISTA DA ARMADA