Page 14 - Revista da Armada
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a Universidade de Oviedo, a Universidade                                                 como “uma arma de instrução maciça”.
do Porto e a Escola Naval.                                                                  De salientar o excepcional apoio da

   A Universidade Itinerante do Mar é                                                    Armada Espanhola, que acolheu o na-
uma plataforma de cooperação europeia                                                    vio nas suas bases militares de Mahon,
dirigida a estudantes universitários e pré-                                              Cartagena e Rota, concedendo todas as
-universitários. Esta iniciativa tem como                                                facilidades portuárias.
objectivo aproximar do mar estudantes de
várias origens e levá-los a descobrir tam-                                                  No porto militar de Rota, já de regresso
bém o valor do trabalho em equipa e a par-                                               a Lisboa, embarcou um grupo de jovens
tilha de dificuldades e de projectos, visan-                                             dos 14 aos 22 anos, da “Bee - Movimento
do a promoção da identidade marítima de                                                  e Aventura” permitindo o seu primeiro
estudantes portugueses e espanhóis, atra-                                                contacto com o mar de forma a assimilar,
vés de uma experiência única de contacto                                                 mesmo que de forma imperceptível, que
com o Mar e do conhecimento sobre as                                                     a bordo, tal como na vida, não é possível
suas potencialidades, actividades e cultura.                                             viver sem forte espírito de equipa, salutar
                                                                                         amizade, sentido de entreajuda e sã cama-
   Para o efeito, embarcaram 46 instruen-                                                radagem, compreendendo que de cada
dos de nacionalidades Portuguesa, Espa-                                                  um depende o bem-estar e a segurança de
nhola, Brasileira, Peruana, Angolana e Mo-                                               todos, incluindo a do próprio navio.
çambicana, entre os quais 4 cadetes da Esco-
la Naval, acompanhados por 8 professores.                                                   A Aporvela, no âmbito do programa
                                                                                         “Jovens e o Mar”, marcou a sua presença
   Esta viagem tinha como itinerário                                                     de 3 a 6 de Setembro tendo em vista a pro-
Lisboa-Ceuta-Mahon (Menorca)-Car-                                                        moção da regata LisbonSail 2012, (que esta-
tagena-Cadiz. Contudo, a estadia em                                                      rá em Lisboa de 19 a 22 de Julho 2012), ten-
Ceuta teve de ser cancelada em virtude                                                   do embarcado um grupo de 50 jovens, al-
da vaga e do fortíssimo vento de Le-                                                     guns deles provenientes de associações de
vante (força 8 na escala de Beaufort) no                                                 jovens carenciados e/ou em risco, vindos
estreito de Gibraltar, que não permitiu                                                  de entidades tão diversas como o Moinho
que o navio ali chegasse em tempo e                                                      da Juventude, a Associação Novo Futuro,
segurança, pelo que foi decidido abri-                                                   a Terra dos Sonhos e a Fundação Odemira.
gar no golfo de Cádiz e tentar a traves-                                                 Para muitos destes elementos, trata-se de
sia no final do dia seguinte, o que, fruto                                               um significativo contacto que ao longo das
das vicissitudes do mar, já ocorreu com                                                  suas vidas irão ter com o Mar.
mar chão e ventos amenos.
                                                                                            No dia 24 de Setembro, embarcaram
   Pelo facto do navio não escalar Ceu-                                                  72 elementos da Associação de Oficiais
ta, a tirada até Mahon acabou por durar                                                  da Reserva Naval (AORN), que permi-
9 dias consecutivos, permitindo que a                                                    tiu o “Regresso à Marinha” daqueles
grande maioria dos instruendos tivesse                                                   que passados muitos anos continuam a
a sua primeira “cura tecnológica”, dado                                                  abraçar intensamente a causa do Botão
que não existia rede de telemóvel ou                                                     de Âncora. A Marinha associou-se for-
televisão, existindo apenas o jornal “Al-                                                malmente a esta ocasião, tendo-se feito
vorada” editado a bordo pelos próprios                                                   representar pelo Chefe do Gabinete do
instruendos a cada dois dias, relatando                                                  Almirante Chefe do Estado-Maior da
o quotidiano da vida de bordo. Tal facto                                                 Armada, CALM Braz da Silva.
ampliou o interesse para o que se pas-
sava à sua volta, apurando os sentidos        tes exprimem esta vontade e dedicação de      "CREOULA" NA ACÇÃO SOCIAL
e tomando consciência de realidades           “Formar Navegando” e de utilizar toda a       E CULTURAL
novas, tais como o elevado tráfego de         capacidade formativa no Mar, em ambien-
navios no Mediterrâneo, seu impacte na        te “On Job”, que levou mesmo que o Di-            A actividade operacional findou com
economia mundial e custo ambiental, a         rector de Treino da UIM, Professor Doutor      o embarque do Chapitô, projecto sobeja-
importância dos portos, da segurança          Fermin Rodriguez designasse o Creoula          mente conhecido da sociedade Portugue-
marítima e da sinalização marítima, o                                                        sa, e ao qual a Marinha se associou, tendo
valor da sua biodiversidade, a sua geo-                                                      proporcionado o embarque pelo segundo
grafia física e os recursos energéticos, a                                                   ano consecutivo dos alunos do 1º ano, a
geografia política e a necessidade de es-                                                    fim de adquirirem competências no âm-
tabilidade na margem Sul do Mediter-                                                         bito do espírito de grupo, camaradagem,
râneo, que aliás atravessou uma Prima-                                                       disciplina, rigor e sacrifício, valores que
vera bastante agitada... Tal constatação                                                     caracterizam a instituição militar e que
constituiu-se como agente catalisador,                                                       servem de referência a quem inicia um
para que estes e outros temas fossem                                                         projecto de vida como este. Estes alunos,
debatidos nas palestras e conferências                                                       que este ano terão como tema a partilha
realizadas a bordo, conduzidas pelos                                                         do conhecimento por via intergeracional,
professores universitários embarcados.                                                       foram brindados com uma palestra em
                                                                                             forma de “conversa” com o Capitão Mar-
   Durante esta missão foram realiza-                                                        ques da Silva, último Capitão em vida do
das 405 horas das quais 329 horas de na-                                                 "Creoula" na época da Faina Maior, que nos
vegação, percorridas 1.595 milhas. Foram                                                 regalou com a sua experiência e sabedoria,
efectuadas 10 conferências, 20 palestras,                                                transmitindo a sua história de vida não só aos
50 aulas teóricas, 5 exercícios, 35 fainas e                                             instruendos mas também à guarnição.
85 quartos. Estes números impressionan-

14 DEZEMBRO 2011 • REVISTA DA ARMADA
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