Page 27 - Revista da Armada
P. 27
e resultam em formas distintas de organização (1905-1912)”, pelos oficiais da Armada Gago com os valores de 16º C de temperatura e 40%
e conteúdos representados. Mas podemos en- Coutinho e Filipe Trajano Vieira da Rocha; vá- de humidade relativa, onde estão instaladas as
contrar outros exemplos que se caraterizam por rios álbuns sobre Aviação Naval, dos quais al- coleções de fotografia. Apesar destas condições
formas de organização menos sistematizadas, gumas imagens foram recentemente incluídas não serem as ideais para toda a diversidade dos
sugerindo uma produção que parece acompa- numa edição da Comissão Cultural de Mari- materiais, garante-se algo fundamental que é
nhar os momentos da vida dos seus autores ou nha, “Aviação Naval 1917-1952 – Álbum de a estabilidade dos valores. A par de tudo isto,
colecionadores, mais interessados nas ativida- memórias”, coordenada pelo 2TEN Gonçalves tem havido um esforço para que, sempre que
des em que estão envolvidos, e no seu registo, Neves; e continuando entre relatos de viagens, possível, as coleções sejam transferidas para
e menos empenhados em desenvolver um pro- destacamos ainda o álbum “Aviso de 1.ª classe unidades de acondicionamento apropriadas
jeto com objetivos museológicos ou arquivísti- Bartolomeu Dias”, constituído por 361 provas para a conservação dos processos fotográficos
cos. Um exemplo interessante é a coleção de fotográficas acompanhadas por pormenoriza- existentes.
fotografias do Vice-Almirante José Mexia Sale- das descrições, conjunto que resulta num im- A coleção de filmes em película encontra-se
ma (1901-1989), doada em 1991 ao Museu de portante registo visual da atividade do navio e em depósito no Arquivo Nacional de Imagens
Marinha, produzida no âmbito da sua atividade vivências da sua guarnição. em Movimento, segundo acordo celebrado
enquanto oficial de marinha, e da qual ele em 2000 entre a Cinemateca Portuguesa
é o autor. A maior parte das reportagens re- – Museu do Cinema e o Museu de Mari-
presentadas, nos cerca de 4.000 negativos nha. Estes filmes podem ser consultados no
em película de acetato de celulose, estão Museu de Marinha através das cópias em
identificadas em cadernos de apontamen- formato VHS.
tos, através do número do rolo e breve des- O plano de preservação tem vindo a
crição do local e data. Estes apontamentos ser definido através da identificação dos
remetem para algumas fotografias que re- processos fotográficos existentes, de uma
tratam o Comandante António José Martins avaliação periódica do estado de conser-
a bordo de um lugre bacalhoeiro em 1937 vação das coleções e de propostas especí-
e 1938. ficas que se pretendem desenvolver a curto
O Comandante António José Martins prazo: higienização das espécies, congela-
(1882-1948) é, aliás, um outro exemplo mento das películas em nitrato e acetato de
de um oficial de marinha que mantém a celulose e acondicionamento adequado
sua atividade como fotógrafo, da qual re- Coleção J. Ó Ramos dos vários processos e formatos.
sulta uma valiosa coleção de fotografias Unidades de instalação originais.
O acesso às coleções é possível através
em depósito no AHIM. Com cerca de 6.000 da consulta dos instrumentos de descrição dis-
fotografias (negativos originais em vidro, nitra- PRESERVAÇÃO E ACESSO poníveis: guias, inventários informatizados em
to e acetato de celulose, diapositivos em vidro base de dados e um catálogo manual em fichei-
estereoscópicos, etc.), esta coleção apresenta As coleções do AHIM encontram-se disponí- ros metálicos organizado por temas e ordem al-
um valor documental quer para a história da veis para consulta e pesquisa, disponibilização fabética, segundo um índice temático.
marinha, quer para a história da fotografia. O que é acompanhada por uma preocupação de De entre os projetos em curso, encontra-
Comandante António Martins é incorpora- salvaguardar a longevidade dos documentos. -se em desenvolvimento a normalização dos
do na Marinha em 1900, em 1929-1930 faz Preservar as coleções do AHIM é, para além procedimentos na descrição das coleções de
as primeiras viagens no “Gil Eanes” à Terra de preservar a informação e todo o contexto fotografia, em conjunto com a Biblioteca Cen-
Nova e, entre 1937 e 1939, já como Coman- de produção das coleções, garantir a estabili- tral de Marinha/Arquivo Histórico. O acesso
dante do navio, que prestava apoio à pesca dade dos materiais constituintes dos diversos às coleções será assim ampliado através das
do bacalhau, monta uma câmara escu- possibilidades de pesquisa permitidas pelo
ra para a revelação das suas fotografias.2 sistema informático de gestão integrada do
É referida a sua importância na introdução património, em funcionamento no Museu
da Leica em Portugal no início dos anos 30 de Marinha, que integra a descrição do
do século XX, com os negativos em pelí- acervo museológico, material bibliográfico
cula de pequeno formato, e na utilização e documentação de arquivo, relacionan-
de película infravermelha para captar o do os materiais dispersos de uma mesma
nevoeiro e os icebergs dos mares da Terra coleção e integrando as cerca de 16.000
Nova.3 Participa em várias exposições e imagens já digitalizadas. É o compromisso
concursos de fotografia na primeira metade entre o acesso e a preservação que permi-
do século XX, e posteriormente a sua obra tirá garantir a continuação do trabalho de-
continua a ser reconhecida em exposições senvolvido pelos vários responsáveis que
e publicações. cumpriram a função de cuidar destas co-
Outras coleções que interessa revelar são leções, e assegurar que a diversidade deste
as coleções que integram álbuns de foto- Álbum da Missão Geodésica da África Oriental e da Missão valioso património visual seja ampliada
grafia. Existem, entre as coleções do AHIM, do Barotze (1907-1914) através da sua divulgação.
cerca de 200 álbuns de fotografias, data- Prova em albumina 13x18cm.
dos desde o início do século XX, que reúnem processos fotográficos presentes. As coleções
cerca de 12.000 provas fotográficas. Os álbuns de fotografia, estando reservadas em depósito e Margarida Rodrigues
representam um importante testemunho docu- reunindo-se aos milhares sob os mais variados Técnica Superior
mental quer nos conteúdos que encerram, quer suportes, correm um risco de permanente dete-
nas narrativas que propõem. Podemos encon- rioração invisível e, na maior parte das vezes, Notas
trar neste diverso conjunto um álbum com 72 irreversível, que conduz ao desaparecimento
imagens do fotógrafo Arnaldo Garcez (1886- da imagem e à destruição do suporte. São as ca- 1 MARQUES, Luís António, História da Colecção Seixas e
seus artistas, modeladores e artífices, conselhos sobre mo-
delismo naval. Monografias-1. Lisboa, Edição do Museu de
1964) registadas durante a “Revolução de 14 raterísticas intrínsecas dos próprios materiais fo- Marinha, 1985.
de Maio de 1915”; quatro álbuns com provas tográficos e as condições ambientais inadequa- 2 Exposição Comandante António José Martins: Bromóleos
em albumina sobre os “Trabalhos de delimita- das, que promovem essas deteriorações. Neste e alguns brometos 1922-1943, Galeria Ether, Lisboa, [198?].
ção de fronteiras em Angola e Moçambique sentido, o AHIM possui uma sala climatizada, 3 SENA, António, Uma História da Fotografia, Lisboa, Im-
prensa Nacional – Casa da Moeda, 1991.
REVISTA DA ARMADA • JUNHO 2013 27