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COMISSÃO CULTURAL DA MARINHA

MUSEU DE MARINHA – 150 ANOS

ARQUIVO HISTÓRICO DE IMAGENS DA MARINHA

OArquivo Histórico de Imagens da Ma-            AS COLEÇÕES                                    de oficiais da Armada, fotógrafos e outras perso-
         rinha (AHIM), diretamente dependen-                                                   nalidades, e em encomendas de trabalho a vá-
         te do Serviço de Património do Depar-   As coleções do AHIM acompanham a utili-       rios fotógrafos em atividade na época (Arnaldo
tamento de Museologia do Museu de Marinha, zação da fotografia desde meados da segunda Garcez, Serra Ribeiro, Horácio Novais, Samor-
tem como funções a organização, preservação metade do século XIX. De entre as várias co- rinha, etc.).1 Este investimento resultou numa
e divulgação do património fotográfico e audio- leções, cujas diferentes proveniências não são coleção que integra cerca de 20.000 negativos,
visual à guarda do Museu de Marinha.            possíveis aqui de elencar, tentaremos salientar provas correspondentes aos negativos, e cerca
Os documentos/imagens que integram este alguns exemplos que, pela sua dimensão, con- de 2.000 provas fotográficas “cartonadas” que
património reunem-se a partir de diver-                                                                    se distribuíam nas paredes das salas da ex-
sas proveniências, internas e externas à                                                                   posição do Museu Seixas.
instituição, e de dois interesses comuns: a                                                                A coleção de fotografias de Henrique
preservação de uma memória da história                                                                     Maufroy de Seixas, reveladora de uma
marítima portuguesa e das várias atividades                                                                forma coerente e persistente da utilização
relacionadas com o mar, e o interesse pelas                                                                da imagem enquanto registo documental,
possibilidades da representação fotográfica                                                                representa um acrescido contributo para
na construção dessa memória.                                                                               o conhecimento da história da fotografia
O conjunto mais significativo é constitu-                                                                  em Portugal, durante a primeira metade
ído por imagens que integravam os arqui-                                                                   do século XX. Contributo partilhado pelos
vos pessoais de oficiais da Armada e outras                                                                vários fotógrafos presentes, através dos seus
entidades, que por via de doações ou com-                                                                  distintos modos de olhar a realidade e pela
pras, foram confiadas à guarda do Museu                                                                    diversidade dos processos fotográficos utili-
de Marinha. São mais de 50 coleções, com      Coleção Seixas                                               zados na fixação dessa mesma realidade. A
proveniências distintas, que reúnem mais      Arsenal da Marinha, 1932. Autor: Horácio Novais              coleção é constituída por negativos de ge-
de 100.000 documentos fotográficos.           Negativo de gelatina e prata em vidro 9x12cm.                latina e prata em vidro, em nitrato de celu-

Existem alguns documentos audiovisuais inte- teúdos representados e formas de organiza- lose e acetato de celulose; provas em albumina;
grados nestas coleções, mas a maior parte das ção, são representativos de projetos de vida e provas em papel de revelação, algumas co-
imagens em movimento ingressaram no AHIM pessoais, quer no âmbito do colecionismo, loridas e com viragens, de diferentes formatos.
individualmente, constituindo deste modo uma quer no âmbito da criação fotográfica.                        Entre as coleções do AHIM podemos encon-
coleção autónoma com cerca de 270 filmes, Não seria possível começar este percurso sem trar outros conjuntos que são testemunhos de
documentais e institucionais, em vários su- referir, em primeiro lugar, a coleção legada por uma preocupação de organização, classifica-
portes e formatos. O filme mais antigo data de Henrique Maufroy de Seixas (1886-1948) ao ção e levantamento sistemático de uma de-
1918 e, com uma duração de três minutos, do- Museu de Marinha em 1948. Henrique Mau- terminada temática. A coleção de Joaquim do
cumenta o combate do caça-minas “Augusto froy de Seixas dedicou a sua vida ao estudo de Ó Ramos (1897-1977) é outro exemplo resul-
de Castilho” com o submarino alemão U-139, temáticas navais e marítimas e à concretização tante da atividade de um colecionador estudio-
no final da Primeira Guerra Mundial.            de um projeto museológico. A fotografia foi re- so. Ao longo da sua vida, Joaquim do Ó Ramos
Propomos que este breve olhar sobre o                                                                      foi recolhendo e organizando imagens
AHIM se concentre sobre as coleções de                                                                     sobre a Marinha de Comércio a Vapor Por-
fotografia provenientes da atividade de ofi-                                                               tuguesa, Marinha de Guerra Portuguesa e
ciais da Armada e outras personalidades                                                                    navios mercantes e de guerra estrangeiros.
que, enquanto colecionadores ou autores,                                                                   Esta coleção com cerca de 30.000 espé-
se dedicaram a reunir através da imagem                                                                    cies fotográficas, entre negativos e provas
fotográfica a sua impressão da realidade.                                                                  fotográficas e fotomecânicas, foi doada em
Fotografias guardadas em álbuns, envelo-                                                                   1978 ao Museu de Marinha, juntamente
pes, caixas, ficheiros, segundo sistemas de                                                                com livros, publicações e apontamentos
organização mais ou menos elaborados,                                                                      resultantes da sua investigação. Toda a co-
contribuem para as várias narrativas visu-                                                                 leção está organizada em caixas segundo
ais, que remontam ao final do século XIX e                                                                 uma classificação temática organizada por
se prolongam até à atualidade.                                                                             ordem alfabética, com descrições sobre
 O valor documental e informativo, que        Coleção do Comandante António José Martins                   cada navio representado.
                                              Terra Nova, s/d. Autor: Comandante António José Martins
estas coleções preservam, revela-se assim     Negativo de gelatina e prata em nitrato de celulose 9x12cm.   Falámos aqui destas duas propostas dis-
no seu contexto histórico e biográfico de                                                                  tintas, a primeira que se define num projeto
produção, nas realidades contidas e contadas conhecida, desde o início deste projeto, como mais abrangente, que comunica as relações en-
pela imagem e na própria forma como estas um importante recurso documental, quer no tre vários aspetos da história da vida marítima,
coleções têm sido interpretadas e utilizadas. apoio à execução dos modelos navais, quer e a segunda definida segundo uma orientação
Um olhar sobre o AHIM é um olhar sobre estas como um documento valioso nas informações precisa de constituir um catálogo, pois é esta
várias dimensões, que não se pretendem aqui que regista. Assim, Henrique Seixas investiu de também a diversidade que importa revelar de
sobrepor, mas sim relacionar entre si, a partir do um modo sistemático numa coleção de foto- entre as coleções do AHIM. As intenções com
seu suporte comum de registo, a fotografia.     grafias, através de recolhas em vários arquivos que estas coleções são reunidas são diversas,

26 JUNHO 2013 • REVISTA DA ARMADA
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