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dimentos diferentes de uma situa- Fotos SAJ L Carvalho constituído pelas Guias de Acom-
ção mais comum em que o navio panhamento de Resíduos, pelas
tivesse como destino o desmante- Licenças dos destinos dos resídu-
lamento com vista à sua recicla- os gerados e pelos certificados da
gem, o que acaba por implicar ausência de contaminantes.
mais mão-de-obra, uma duração
mais alargada dos trabalhos, que A Fragata só será rebocada para
se estende quase para o dobro do Portimão quando estiverem reu-
tempo de trabalho e a intervenção nidos todos os pareceres favorá-
de mais entidades neste processo. veis de todas as entidades inter-
venientes no processo de vistoria
Exemplo disso é a necessidade mencionadas anteriormente, o
de se ter de aspirar e lavar o navio qual terminará com a visita da
após a descontaminação, de modo entidade seguradora para avaliar
a eliminar vestígios de resíduos as condições do trem de reboque.
que ainda possam persistir neste
após a descontaminação. Em Portimão, a BATISTAS, S.A.
terminará o seu trabalho com a
Após a limpeza, descontamina- execução das últimas aberturas
ção e preparação da Fragata, esta no costado da Fragata, as quais
será sujeita a uma vistoria por uma só podem ser efetuadas após o
entidade externa, o ISQ – Instituto reboque.
de Soldadura e Qualidade, com o
intuito de avaliar o cumprimento Por último, a empresa canadiana
das Normas que definem os requi- CARC colocará os explosivos de
sitos de descontaminação e atesta- corte a bordo da Fragata, passan-
rá a ausência de contaminantes no do esta a estar sob vigilância da
navio, podendo ser necessário rea- Marinha vinte e quatro horas por
lizar análises laboratoriais a cons- dia até ao seu reboque para o lo-
tituintes que apresentem dúvidas cal de afundamento onde se jun-
relativas à sua constituição. tará à Corveta Oliveira e Carmo e
ao Patrulha Zambeze, afundados
A empresa Midship – Consultoria em Outubro de 2012.
e Equipamentos Navais, Lda. será
responsável pela elaboração do O afundamento da Fragata está
novo Plano de Estabilidade, sendo previsto para Junho, enquanto o
que a Fragata será lastrada com navio Hidrográfico terá destino
cerca de 450 Ton de betão antes idêntico em Outubro do corrente
de ser rebocada de Alhos Vedros ano. Espera-se que a Fragata fique
para Portimão, para compensar o a trinta metros de profundidade e
material retirado do seu interior, o mastro a cerca de dezassete me-
garantindo-se assim a sua estabi- tros da superfície.
lidade para o percurso. Esta etapa
não existe quando um navio tem As visitas aos navios podem ser
como destino o desmantelamento realizadas por qualquer pessoa
para a reciclagem. que reúna o equipamento e meios
necessários para chegar até ao lo-
A Capitania do Porto de Lisboa cal ou através de mergulhos orga-
também será uma das entidades nizados pelos diversos operadores
intervenientes neste processo, a turísticos locais.
qual será responsável por avaliar
as condições de segurança da Fra- Os anteriores dois navios foram
gata, nomeadamente a nível de preparados na íntegra no Porto
aberturas a serem mantidas fecha- de Portimão, seguindo as mesmas
das durante o referido reboque. regras de descontaminação e pre-
paração, tendo estes trabalhos en-
Por sua vez, a CCDR - Comissão volvido 15 trabalhadores durante
de Coordenação e Desenvolvi- cerca de 5 meses.
mento Regional do Algarve ava-
liará o dossier técnico resultante Todos os detalhes deste projeto
do processo de descontaminação, podem ser consultados no site
oficial em http://www.oceanre-
vival.org/pt.
N o âmbito da preparação de dois navios para afundamento ao largo de Portimão – a
fragata Comandante Hermenegildo Capelo e o navio hidrográfico Almeida Carva-
lho – , a firma Batistas – Reciclagem de Sucatas, SA convidou o Diretor e o Chefe
da Redação da R.A. para uma visita aos trabalhos.
Acontece que o CALM Roque Martins pertenceu à 1a guarnição da Fragata Comandante
Hermenegildo Capelo e foi com alguma emoção que assistiu ao desmantelamento do que
foi considerado o navio mais operacional daquela Classe.
Élia Brito
BATISTAS, S.A.
REVISTA DA ARMADA • JUNHO 2013 25