Page 25 - Revista da Armada
P. 25

dimentos diferentes de uma situa-     Fotos SAJ L Carvalho  constituído pelas Guias de Acom-
ção mais comum em que o navio                               panhamento de Resíduos, pelas
tivesse como destino o desmante-                            Licenças dos destinos dos resídu-
lamento com vista à sua recicla-                            os gerados e pelos certificados da
gem, o que acaba por implicar                               ausência de contaminantes.
mais mão-de-obra, uma duração
mais alargada dos trabalhos, que                             A Fragata só será rebocada para
se estende quase para o dobro do                            Portimão quando estiverem reu-
tempo de trabalho e a intervenção                           nidos todos os pareceres favorá-
de mais entidades neste processo.                           veis de todas as entidades inter-
                                                            venientes no processo de vistoria
 Exemplo disso é a necessidade                              mencionadas anteriormente, o
de se ter de aspirar e lavar o navio                        qual terminará com a visita da
após a descontaminação, de modo                             entidade seguradora para avaliar
a eliminar vestígios de resíduos                            as condições do trem de reboque.
que ainda possam persistir neste
após a descontaminação.                                      Em Portimão, a BATISTAS, S.A.
                                                            terminará o seu trabalho com a
 Após a limpeza, descontamina-                              execução das últimas aberturas
ção e preparação da Fragata, esta                           no costado da Fragata, as quais
será sujeita a uma vistoria por uma                         só podem ser efetuadas após o
entidade externa, o ISQ – Instituto                         reboque.
de Soldadura e Qualidade, com o
intuito de avaliar o cumprimento                             Por último, a empresa canadiana
das Normas que definem os requi-                            CARC colocará os explosivos de
sitos de descontaminação e atesta-                          corte a bordo da Fragata, passan-
rá a ausência de contaminantes no                           do esta a estar sob vigilância da
navio, podendo ser necessário rea-                          Marinha vinte e quatro horas por
lizar análises laboratoriais a cons-                        dia até ao seu reboque para o lo-
tituintes que apresentem dúvidas                            cal de afundamento onde se jun-
relativas à sua constituição.                               tará à Corveta Oliveira e Carmo e
                                                            ao Patrulha Zambeze, afundados
 A empresa Midship – Consultoria                            em Outubro de 2012.
e Equipamentos Navais, Lda. será
responsável pela elaboração do                               O afundamento da Fragata está
novo Plano de Estabilidade, sendo                           previsto para Junho, enquanto o
que a Fragata será lastrada com                             navio Hidrográfico terá destino
cerca de 450 Ton de betão antes                             idêntico em Outubro do corrente
de ser rebocada de Alhos Vedros                             ano. Espera-se que a Fragata fique
para Portimão, para compensar o                             a trinta metros de profundidade e
material retirado do seu interior,                          o mastro a cerca de dezassete me-
garantindo-se assim a sua estabi-                           tros da superfície.
lidade para o percurso. Esta etapa
não existe quando um navio tem                               As visitas aos navios podem ser
como destino o desmantelamento                              realizadas por qualquer pessoa
para a reciclagem.                                          que reúna o equipamento e meios
                                                            necessários para chegar até ao lo-
 A Capitania do Porto de Lisboa                             cal ou através de mergulhos orga-
também será uma das entidades                               nizados pelos diversos operadores
intervenientes neste processo, a                            turísticos locais.
qual será responsável por avaliar
as condições de segurança da Fra-                            Os anteriores dois navios foram
gata, nomeadamente a nível de                               preparados na íntegra no Porto
aberturas a serem mantidas fecha-                           de Portimão, seguindo as mesmas
das durante o referido reboque.                             regras de descontaminação e pre-
                                                            paração, tendo estes trabalhos en-
 Por sua vez, a CCDR - Comissão                             volvido 15 trabalhadores durante
de Coordenação e Desenvolvi-                                cerca de 5 meses.
mento Regional do Algarve ava-
liará o dossier técnico resultante                           Todos os detalhes deste projeto
do processo de descontaminação,                             podem ser consultados no site
                                                            oficial em http://www.oceanre-
                                                            vival.org/pt.

N o âmbito da preparação de dois navios para afundamento ao largo de Portimão – a
         fragata Comandante Hermenegildo Capelo e o navio hidrográfico Almeida Carva-
         lho – , a firma Batistas – Reciclagem de Sucatas, SA convidou o Diretor e o Chefe
 da Redação da R.A. para uma visita aos trabalhos.

  Acontece que o CALM Roque Martins pertenceu à 1a guarnição da Fragata Comandante
 Hermenegildo Capelo e foi com alguma emoção que assistiu ao desmantelamento do que
 foi considerado o navio mais operacional daquela Classe.

                                                                    Élia Brito

                                                                        BATISTAS, S.A.

                                      REVISTA DA ARMADA • JUNHO 2013 25
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30