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REVISTA DA ARMADA | 521
          VI(R)VER O MAR






          PARTE II


          (RE)APROXIMAÇÃO AO MAR.
          EXEMPLOS ESTRANGEIROS

            ortugal pode ser um país pequeno em termos de território e
         Ppopulação, mas tem algo que o torna grande no mundo – a
          privilegiada situação geográfica e um enorme domínio marítimo
          que poderá em breve contar com mais 2.150.000 Km , corres-
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          pondentes à extensão da Plataforma Continental, a ser aprovada
          a proposta portuguesa que começa a ser avaliada pela ONU este
          mês de agosto.
           Mas não basta ter mar. Há que usufruir dele e envolver os por-
          tugueses na nova “conquista”, até porque os resultados desse
          usufruto não serão imediatos e no entretanto os investimentos,
          públicos e privados, envolverão verbas não despiciendas.  DR
           Haverá que planear com rigor as decisões de investimento e
          respetivos  fundamentos,  tendo  em  vista  não  só  a  necessária   Efeito de Coriolis e dos fenómenos do El Nino e das monções;
          estabilidade  financeira  dos  projetos  mas  também  os  recursos   causas e consequências das ondas, das marés e das correntes
          passíveis de ser alocados pelos decisores políticos (dependentes,   marítimas; impacto humano nos oceanos; a água salgada (poten-
          entre  outras  coisas,  das  conjunturas  política,  económica,  his-  cial), os organismos marinhos, as cadeias alimentares e os ecos-
          tórica e social do país e dos capitais públicos disponíveis numa   sistemas; tectónica de placas; utilização dos oceanos na cadeia
          dada altura).                                       alimentar humana; e o que poderá acontecer aos oceanos sem
           Isto tudo reforça a necessidade de conciliar e/ou aproximar os   adequada supervisão.
          portugueses do mar. Analisam-se, de seguida, as iniciativas de 3   Para tais desideratos os alunos são incentivados, cumprindo
          grandes países que, muito embora tenham extensas faixas lito-  as regras de segurança: a utilizar a aparelhagem científica dis-
          rais, apresentam uma massa continental de monta e, portanto,   ponível  localmente;  a  registar  com  precisão  e  recorrendo  às
          também neles se colocou a questão e/ou dilema de focar as prio-  unidades apropriadas, os dados obtidos; a recorrer e a discu-
          ridades de desenvolvimento no interior ou no mar. As iniciativas   tir modelos já elaborados ou a proceder à elaboração de raiz
          poderão ser classificadas, atendendo aos principais meios utiliza-  de modelos locais ou à escala planetária de alterações climáti-
          dos, em académica (Estados Unidos da América), social (Brasil) e   cas, biológicas, químicas, ambientais, da cadeia alimentar, dos
          audiovisual (Austrália).                            processos erosivos costeiros, do aproveitamento energético de
                                                              ondas e marés e da utilização do mar como via para movimen-
           OS 7 PRINCÍPIOS DA LITERACIA DO OCEANO             tar grandes cargas comerciais; a criticar e a promover alterna-
                                                              tivas às ações nocivas humanas; e a analisar a influência dos
           1. A Terra tem um Oceano global e muito diverso.   oceanos no tempo e no clima.
           2.  O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na   O ponto alto foi, sem dúvida, a criação da disciplina de Oceano-
             dinâmica da Terra.                               grafia, integrada no grupo académico das Ciências, podendo ser
           3. O Oceano exerce uma influência importante no clima.  frequentada por alunos da High School (9-12º anos) com bases de
           4. O Oceano permite que a Terra seja habitável.    Biologia, Geologia, Física e Química. O currículo está desenhado
           5.  O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de   para, com base na interligação dessas disciplinas, estimular a com-
             ecossistemas.                                    preensão e o reconhecimento do oceano como um sistema dinâ-
           6. O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.  mico e interativo de organismos vivos, ecossistemas, ciclos quími-
           7. Há muito por descobrir e explorar no Oceano.    cos e processos físicos e geológicos em terra, no ar e no mar.
               Fonte: Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
                                                              BRASIL
                                                               No Brasil colonial, dadas as dificul-
          ESTADOS UNIDOS                                      dades nas comunicações terrestres,
           A sociedade americana “The Ocean Literacy Network” (OLN) foi   havia  uma  intensa  navegação  de
          criada em 2004 para contribuir para a alteração da abordagem aos   cabotagem  para  pessoas  e  bens.
          oceanos no ensino americano, do Jardim de Infância ao 12º Ano. A   Até em questões de defesa, a ajuda
          partir da definição dos 7 Princípios da Literacia dos Oceanos, ela-  vinha por mar. Imperava uma certa
          borou conceitos e perícias apropriados para os diferentes graus de   mentalidade marítima, malgrado o
          ensino e disciplinas onde podiam e/ou deviam ser incluídos.  trabalho dos bandeirantes.      DR
           Principais conceitos: características físicas e limites geográficos   Mas a jovem nação brasileira cedo se
          dos  oceanos;  processos  biológicos,  geológicos  e  químicos  dos   defrontou com os problemas da consolida-
          e nos oceanos; leitura e interpretação das previsões do tempo,   ção territorial e negociação das fronteiras. Para fazer face a essas
          dos gráficos climáticos e das cartas oceanográficas; perceção do   vulnerabilidades,  as  autoridades  incentivaram  a  marcha  para  o


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