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REVISTA DA ARMADA | 521
VI(R)VER O MAR
PARTE II
(RE)APROXIMAÇÃO AO MAR.
EXEMPLOS ESTRANGEIROS
ortugal pode ser um país pequeno em termos de território e
Ppopulação, mas tem algo que o torna grande no mundo – a
privilegiada situação geográfica e um enorme domínio marítimo
que poderá em breve contar com mais 2.150.000 Km , corres-
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pondentes à extensão da Plataforma Continental, a ser aprovada
a proposta portuguesa que começa a ser avaliada pela ONU este
mês de agosto.
Mas não basta ter mar. Há que usufruir dele e envolver os por-
tugueses na nova “conquista”, até porque os resultados desse
usufruto não serão imediatos e no entretanto os investimentos,
públicos e privados, envolverão verbas não despiciendas. DR
Haverá que planear com rigor as decisões de investimento e
respetivos fundamentos, tendo em vista não só a necessária Efeito de Coriolis e dos fenómenos do El Nino e das monções;
estabilidade financeira dos projetos mas também os recursos causas e consequências das ondas, das marés e das correntes
passíveis de ser alocados pelos decisores políticos (dependentes, marítimas; impacto humano nos oceanos; a água salgada (poten-
entre outras coisas, das conjunturas política, económica, his- cial), os organismos marinhos, as cadeias alimentares e os ecos-
tórica e social do país e dos capitais públicos disponíveis numa sistemas; tectónica de placas; utilização dos oceanos na cadeia
dada altura). alimentar humana; e o que poderá acontecer aos oceanos sem
Isto tudo reforça a necessidade de conciliar e/ou aproximar os adequada supervisão.
portugueses do mar. Analisam-se, de seguida, as iniciativas de 3 Para tais desideratos os alunos são incentivados, cumprindo
grandes países que, muito embora tenham extensas faixas lito- as regras de segurança: a utilizar a aparelhagem científica dis-
rais, apresentam uma massa continental de monta e, portanto, ponível localmente; a registar com precisão e recorrendo às
também neles se colocou a questão e/ou dilema de focar as prio- unidades apropriadas, os dados obtidos; a recorrer e a discu-
ridades de desenvolvimento no interior ou no mar. As iniciativas tir modelos já elaborados ou a proceder à elaboração de raiz
poderão ser classificadas, atendendo aos principais meios utiliza- de modelos locais ou à escala planetária de alterações climáti-
dos, em académica (Estados Unidos da América), social (Brasil) e cas, biológicas, químicas, ambientais, da cadeia alimentar, dos
audiovisual (Austrália). processos erosivos costeiros, do aproveitamento energético de
ondas e marés e da utilização do mar como via para movimen-
OS 7 PRINCÍPIOS DA LITERACIA DO OCEANO tar grandes cargas comerciais; a criticar e a promover alterna-
tivas às ações nocivas humanas; e a analisar a influência dos
1. A Terra tem um Oceano global e muito diverso. oceanos no tempo e no clima.
2. O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na O ponto alto foi, sem dúvida, a criação da disciplina de Oceano-
dinâmica da Terra. grafia, integrada no grupo académico das Ciências, podendo ser
3. O Oceano exerce uma influência importante no clima. frequentada por alunos da High School (9-12º anos) com bases de
4. O Oceano permite que a Terra seja habitável. Biologia, Geologia, Física e Química. O currículo está desenhado
5. O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de para, com base na interligação dessas disciplinas, estimular a com-
ecossistemas. preensão e o reconhecimento do oceano como um sistema dinâ-
6. O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados. mico e interativo de organismos vivos, ecossistemas, ciclos quími-
7. Há muito por descobrir e explorar no Oceano. cos e processos físicos e geológicos em terra, no ar e no mar.
Fonte: Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
BRASIL
No Brasil colonial, dadas as dificul-
ESTADOS UNIDOS dades nas comunicações terrestres,
A sociedade americana “The Ocean Literacy Network” (OLN) foi havia uma intensa navegação de
criada em 2004 para contribuir para a alteração da abordagem aos cabotagem para pessoas e bens.
oceanos no ensino americano, do Jardim de Infância ao 12º Ano. A Até em questões de defesa, a ajuda
partir da definição dos 7 Princípios da Literacia dos Oceanos, ela- vinha por mar. Imperava uma certa
borou conceitos e perícias apropriados para os diferentes graus de mentalidade marítima, malgrado o
ensino e disciplinas onde podiam e/ou deviam ser incluídos. trabalho dos bandeirantes. DR
Principais conceitos: características físicas e limites geográficos Mas a jovem nação brasileira cedo se
dos oceanos; processos biológicos, geológicos e químicos dos defrontou com os problemas da consolida-
e nos oceanos; leitura e interpretação das previsões do tempo, ção territorial e negociação das fronteiras. Para fazer face a essas
dos gráficos climáticos e das cartas oceanográficas; perceção do vulnerabilidades, as autoridades incentivaram a marcha para o
14 AGOSTO 2017