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REVISTA DA ARMADA | 526


           O programa do primeiro dia contemplou a presença de um ilustre   tema, oferecendo sugestões sobre o caminho que entendem sobre
          painel de oradores, formado por enƟ dades de reconhecido mérito   a forma como a formação inicial dos futuros Ofi ciais poderá respon-
          no âmbito do ensino superior universitário e militar, entre eles o   der melhor às necessidades da Marinha nas suas diversas vertentes.
          magnífi co reitor da Universidade de Lisboa, Prof. Dr. Cruz Serra,   Após a apresentação de uma síntese conclusiva do seminário
          o representante da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino   pelo Comandante da EN, o ALM CEMA e AMN encerrou os tra-
          Superior (A3ES), Prof. Dr. João Duarte Silva, e o ex-presidente do   balhos enaltecendo os objeƟ vos e o sucesso desta iniciaƟ va, lan-
          Conselho do Ensino Superior Militar, VALM Sabino Guerreiro.  çando alguns desafi os para a EN, no que respeita à idenƟ fi cação
           Ainda na esteira de uma perspeƟ va externa sobre a formação ini-  de modelos alternaƟ vos para a formação dos ofi ciais da Marinha.
          cial dos Ofi ciais, revelou-se de extrema importância a parƟ cipação   Em síntese, o seminário possibilitou uma refl exão holísƟ ca de
          de comandantes e representantes das Escolas Navais das Marinhas   futuro sobre a formação inicial dos Ofi ciais de Marinha, por forma
          americana, espanhola, francesa e brasileira, dando a conhecer   a assegurar que a EN possa conƟ nuar a enfrentar com sucesso os
          outras realidades de modelos de formação de ofi ciais de marinha.  inúmeros desafi os e, assim, contribuir de forma indelével para o
           O segundo dia do seminário incidiu sobre a perspeƟ va  interna   cumprimento da missão da Marinha e, consequentemente, para
          da Marinha, tendo sido proferidas intervenções, pelos chefes dos   que Portugal use o  mar.
          setores, que traduziram a perspeƟ va de cada área funcional sobre o


          SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2017/18

            o passado dia 17 de novembro realizou-
         N-se na Escola Naval (EN) a Sessão Solene
          de Abertura do Ano LeƟ vo, tendo a cerimónia
          sido presidida pelo CEMA e AMN, ALM Silva
          Ribeiro. EsƟ veram presentes o Prof. Doutor
          Adriano Moreira, o Vice-Presidente da Comis-
          são Parlamentar de Defesa, Dr. Miranda Calha,
          e o Vice-reitor da Universidade de Lisboa, Prof.
          Dr. António Feijó, que fazendo parte da mesa
          da presidência, trouxeram acrescido presơ gio
          a esta cerimónia, a qual usufruiu ainda da pre-
          sença de outros ilustres convidados militares e civis, que em muito   áreas do saber que lhe são conơ guas, e/ou onde existe uma expe-
          dignifi caram a solenidade do ato.                   riência acumulada relevante.
           Prestadas as devidas Honras Militares ao ALM CEMA e AMN, a ceri-  Na esteira das relações com outros estabelecimentos de ensino
          mónia iniciou-se com o Hino da EN entoado pelos cadetes. Na breve   superior, importa destacar a celebração do protocolo, em junho pas-
          alocução do Comandante da EN, CALM Henriques Gomes, foi apre-  sado, com a Universidade de Lisboa, o qual veio potenciar uma maior
          sentado o balanço da aƟ vidade desenvolvida no úlƟ mo ano leƟ vo,   aproximação entre insƟ tuições de referência, o robustecimento do
          sublinhando que foram entregues à Marinha, no início de outubro   corpo docente da EN e também, acima de tudo, sinergias no âmbito
          passado, para ingresso nos quadros permanentes nas classes de   da produção de conhecimento dos assuntos do mar.
          Marinha, Administração Naval e Engenheiros Navais, 30 novos ofi -  Em suma, e para o ano leƟ vo que formalmente se iniciou com a ceri-
          ciais do curso “D. Maria II” que, tendo concluído o seu curso e rece-  mónia de abertura solene, a EN contempla um total de 236 alunos
          bido as suas espadas, receberam nesta cerimónia os respeƟ vos diplo-  nacionais nos cursos de mestrado integrado, a que acrescem 41 cade-
          mas e prémios. Ainda neste contexto, importa referir igualmente que   tes oriundos de países amigos de língua ofi cial portuguesa. Nestes,
          no âmbito da cooperação com países amigos de língua ofi cial portu-  encontram-se incluídos 52 novos cadetes, recrutados dum universo
          guesa, concluíram também o seu mestrado integrado dois alunos da   de 535 candidaturas, onde se sublinha que as cotas de mérito daque-
          república de Cabo Verde e outros dois de São Tomé e Príncipe, que   les se encontram compreendidas entre os 17,6 e os 13,7 valores.
          irão reforçar os quadros das forças armadas daqueles países e natu-  O Comandante da EN fi nalizou a sua alocução “… reiterando a honra
          ralmente contribuir para manter os laços de cooperação existentes   que é para a Escola Naval poder contar com a presença do Coman-
          com a nossa Marinha e com Portugal.                 dante da Marinha nesta cerimónia, e reafi rmar que pode sempre
           RelaƟ vamente a outras responsabilidades formaƟ vas, a EN asse-  contar com a Escola Naval e a nossa vontade de bem fazer, assim é o
          gurou a formação complementar de 7 ofi ciais Técnicos Superiores   nosso lema.”
          Navais (TSN), que ingressaram nos quadros permanentes, de 4 novos   De seguida,  o CMG Costa Canas apresentou a Lição Inaugural
          ofi ciais para o regime de contrato e a transição para a categoria de   subordinada ao tema “100 anos da Aviação Naval”, que teve como
          ofi ciais de 62 enfermeiros.                         principal foco efetuar uma viagem desde a génese da aviação naval
           Em complemento, não é despiciendo referir que a EN também   na Marinha até à consƟ tuição dos atuais destacamentos de helicóp-
          ministra formação para além dos mestrados integrados inerentes   teros embarcados a bordo das fragatas da Marinha.
          aos cursos tradicionais. De facto, no que concerne aos mestrados não   A cerimónia prosseguiu com a entrega dos Diplomas de Mestrado
          integrados, foi também mencionado pelo Comandante da EN que,   aos Aspirantes do curso “D. Maria II” e dos prémios escolares desƟ -
          em parceria com outras insƟ tuições de ensino superior, realizou os   nados a disƟ nguir os alunos que mais se destacaram nos cursos tradi-
          mestrados nas áreas da História Militar, História MaríƟ ma, Segurança   cionais da EN, entregues pelos elementos que compuseram a mesa
          da Informação e Direito do Ciberespaço, Engenharia Hidrográfi ca e   da presidência, bem como pelos representantes das enƟ  dades que
          Navegação e GeomáƟ ca, abrangendo um total de cerca de sete deze-  os conferiram. A cerimónia terminou com o Hino Nacional entoado
          nas de alunos, nacionais e estrangeiros, o que contribuiu para con-  por todos os parƟ cipantes.
          solidar o forte relacionamento entre insƟ tuições e, por outro lado,
          afi rmar a capacidade da Escola para promover o conhecimento em                   Colaboração da ESCOLA NAVAL


                                                                                                  FEVEREIRO 2018  13
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