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REVISTA DA ARMADA | 544
CAD AN Azevedo de Oliveira
“Na USNA os cadetes integram turmas com
cadetes de classes similares à sua e realizam
as disciplinas que têm conteúdos programá-
Ɵ cos iguais ou similares àqueles que seriam
ministrados em Portugal. A USNA apresen-
ta-se como uma academia adequada aos
cerca de 4000 cadetes alunos, onde existe
um conjunto de infraestruturas à disposi-
ção, como por exemplo, campos desporƟ vos
(ténis, futebol, atleƟ smo e diversos ginásios),
supermercados, restaurantes, cabeleireiro,
sapateiro, costureiras, lavandaria, livrarias,
entre outros.
Em termos pessoais foi uma experiência
bastante enriquecedora e talvez das melho-
res oportunidades que Ɵ ve no decorrer da
vida de cadete na EN. Poder sair do ambiente Os cadetes Meireles Gonçalves e Joel MarƟ ns, com alunos de outras marinhas estrangeiras, numa visita
escolar nacional e ingressar numa das maio- ao porta-aviões USS George H. W. Bush (2018).
res marinhas estrangeiras da atualidade é
um moƟ vo de orgulho enorme. As difi culdades passadas e todas cadetes têm de registar a sua presença até às 23h00, não havendo
as vitórias, aliadas às aprendizagens obƟ das, são o culminar deste permissão de saída do internato até às 05h30.
intercâmbio que fazem dos cadetes que têm esta oportunidade, Academicamente, a USNA está no topo do ranking nacional dos
cadetes mais bem preparados para as suas funções como ofi ciais.” EUA, refl eƟ ndo uma qualidade de ensino excelente, que oferece
condições para uma boa aprendizagem e disponibiliza explicações
CAD M Meireles Gonçalves extra-horário, em caso de necessidade dos cadetes. A avaliação
“A realização de um semestre na USNA foi uma oportunidade académica dos estudantes é feita de forma conơ nua, incluindo por
singular para viver novas experiências, conhecer diversas culturas exemplo testes, quesƟ onários, trabalhos de casa, relatórios e apre-
e tradições. A representação de Portugal e, em especial, da EN no sentações orais.
estrangeiro foi um enorme privilégio e orgulho pelos resultados O currículo do 1º ano é comum a todos os alunos, incluindo UC
alcançados. de matemáƟ ca, İ sica, química, navegação, marinharia, história,
O ensino na USNA é suportado por infraestruturas bem equipadas programação, direito, ciber e eletrónica. Nos anos seguintes, exis-
a nível tecnológico, cienơ fi co e cultural. tem UC obrigatórias e opcionais, em função da área de estudos
Apesar do ensino de excelência, como insƟ tuição de ensino supe- (major) escolhida, de modo a perfazer o total de créditos anuais
rior militar naval verifi ca-se uma defi ciência na formação militar previstos. Independentemente do major, no 4º ano os alunos
naval. Isto é, durante o semestre o ensino é apenas focado na apren- escolhem a área operacional de orientação de carreira a seguir:
dizagem de conteúdos teóricos e práƟ cos no âmbito das cadeiras guerra de superİ cie, piloto naval, fuzileiro, inaƟ vação de engenhos
frequentadas por cada cadete, de acordo com a respeƟ va área de explosivos ou submarinos.
formação, que em muitos dos casos nada se relaciona com áreas de
interesse da Marinha. Desta forma, as oportunidades de ensino da COMENTÁRIO FINAL
USNA em pouco se disƟ ngue de outras Universidades. A formação
militar e marinheira dos cadetes restringe-se a programas opcionais Existem níƟ das vantagens na internacionalização da EN através do
de verão ou terão apenas lugar após a fi nalização dos 4 anos na intercâmbio com as suas congéneres, fruto da exposição a novas
Academia.” realidades, diferentes culturas, diferentes maneiras de ensinar e
aprender, diferentes oportunidades de inovação e invesƟ gação e,
ALGUMAS DIFERENÇAS EVIDENCIADAS PELOS acima de tudo, pela consƟ tuição de uma rede de relações pessoais
muito alargada. Todas estas vantagens podem e devem ser vistas
ALUNOS como uma promoção para a cooperação e colaboração internacio-
Os cadetes em mobilidade na USNA foram confrontados com as nal em prol da segurança coleƟ va. O acordo fi rmado com a USNA é
inevitáveis diferenças entre a EN e a USNA, essencialmente relacio- exemplo de uma oportunidade que foi abraçada para garanƟ r este
nadas com a dimensão das escolas e com as diferentes culturas e objeƟ vo. Salvaguardadas as inevitáveis diferenças, a USNA consƟ -
sociedades em que se inserem, com os inerentes impactos no res- tui-se com um padrão de referência que não pode ser ignorado e os
peƟ vo funcionamento e organização académica. resultados alcançados com o programa de intercâmbio bidirecional
Na USNA, o alojamento é feito em camaratas de reduzida dimen- tem sido altamente benéfi co para os indivíduos e para as insƟ tui-
são, com 2 a 4 elementos, em internatos mistos e parƟ lhando casas ções envolvidas. Esta perceção é corroborada pelos testemunhos
de banho comuns. Existe acesso à Internet por cabo dentro das dos parƟ cipantes que falam com grande entusiasmo sobre a expe-
camaratas. Há a possibilidade de decorar a camarata a gosto pessoal riência vivida.
e de uƟ lizar eletrodomésƟ cos, sempre no respeito pelos padrões de
aprumo estabelecidos. Colaboração da ESCOLA NAVAL
As aƟ vidades desenvolvidas diariamente, incluem 6 tempos de
aulas com fi m às 14h45 intercalados com o almoço de caráter obri-
gatório. Após o término das aulas existe um período obrigatório Nota
(das 17h30 às 19h30) para aƟ vidades desporƟ vas (algumas com 1 Tradução livre do mission statement da USNA
parƟ cipação em campeonatos profi ssionais) ou outras opcional. Os
22 SETEMBRO/OUTUBRO 2019