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REVISTA DA ARMADA | 544

                          ERASMUS MILITAR


                          2ª Parte

                          A EXPERIÊNCIA COM A UNITED STATES NAVAL ACADEMY



              No quadro do estabelecimento de acordos de mobilidade internacional, de Ɵ po ERASMUS, com insƟ tuições congéneres, a Escola
              Naval (EN) reconheceu a importância de promover o intercâmbio, tanto de alunos como de docentes, com a United States Naval
              Academy (USNA). Em 2015 foram desenvolvidos contactos entre ambas as insƟ tuições que culminaram com a assinatura do Memo-
              rando de Acordo de Intercâmbio, em 24 de fevereiro de 2016, pelo Comandantes da EN e da USNA. O acordo visa, primeiramente, o
              beneİ cio pessoal, através da exposição a novas realidades e formas de ensino. Um segundo objeƟ vo é o beneİ cio insƟ tucional que
              resulta da troca de experiências e lições aprendidas através deste intercâmbio, as quais potenciam a melhoria dos métodos de ensino
              na insƟ tuição de origem. Desde a assinatura do acordo, para além do intercâmbio anual de alunos, têm-se registado visitas regulares
              de comiƟ vas, reforçando as ligações existentes entre as academias navais dos dois países.


              ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A USNA

                 USNA é uma academia militar federal dos Estados Unidos, fun-
              A  dada em 1845 e localizada em Annapolis, no estado do Mary-
              land. Tem por missão “desenvolver os aspirantes moral, mental e
              fi sicamente e imbuí-los dos mais altos ideais de dever, honra e leal-
              dade, de modo a formar líderes dedicados a uma carreira de ser-
              viço naval com potencial para desenvolvimento futuro, da mente e
              do caráter, preparados para assumir as mais altas responsabilida-
              des de comando, cidadania e governo” .
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               A USNA denomina o seu campus de “Yard”. O corpo de alunos é
              designado de “Brigada” e está organizado em 6 batalhões, cada um
              composto por 5 companhias, perfazendo um total de 30 compa-
              nhias. A Brigada toma as refeições em conjunto no King Hall, uma
              sala de jantar com mais de 5000 m , onde são servidas mais de
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              13500 refeições por dia. Quase todos os serviços necessários para a
              vida diária dos cadetes estão disponíveis no campus. Um dos maio-
              res dormitórios do mundo, o BancroŌ  Hall, aloja os 4400 aspirantes
              da USNA, sendo composto de 8 alas com uma área de mais de 33
              hectares, com 4,8 quilómetros de corredores e 1800 dormitórios.

              O PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE CADETES

               Na sequência da assinatura do acordo, deu-se início ao intercâm-  Os cadetes Gonçalves António e Nobre Serôdio em frente à escadaria
              bio de alunos que, no caso da EN, se traduziu no envio, no primeiro   do dormitório da USNA, o BancroŌ  Hall (2019).
              semestre leƟ vo, de 2 cadetes que frequentam o 3º ano, o que tem
              vindo a ocorrer anualmente desde o ano leƟ vo de 2016/17.   TESTEMUNHOS PESSOAIS
               A seleção dos cadetes inicia-se durante a frequência do 2º ano da
              EN, com a candidatura dos interessados a uma das duas vagas. A   CAD EN-MEC Dias de Paiva
              escolha dos alunos é feita com base na cota de mérito. A lista de   “RelaƟ vamente ao meu caso em específi co (aluno da classe de
              estudantes envolvidos em mobilidades de EN para USNA é apre-  Engenharia Naval – Ramo de Mecânica), de imediato me aper-
              sentada na Tabela 1.  As unidades curriculares (UC) estudadas pelos   cebi da diferença da proporção das duas escolas […]. Para além
              alunos foram selecionadas por forma maximizar a sobreposição com   das diferenças de tamanho das próprias infraestruturas, a moder-
              os conteúdos previstos no programa de estudos do 1º semestre do   nidade das instalações da USNA e os equipamentos de que eram
              3º ano leƟ vo da EN.                                 dotados os seus laboratórios permiƟ am uma panóplia de experiên-
                                                                   cias laboratoriais que não são possíveis de realizar na EN.
               ANO LETIVO       CADETES              CLASSE         A quanƟ dade de UC lecionadas era muito menor (5 UC na USNA
                             CAD Inácio Capucho  Administração Naval  vs 8 UC na EN), o que resultava numa carga diária muito inferior. A
                2016/17
                           CAD Moreira Fernandes  Eng. Naval – Mecânica  existência de mais tempos livres potenciava a práƟ ca desporƟ va e
                           CAD Azevedo de Oliveira  Administração Naval   incenƟ vava um estudo mais aprofundado das UC, sem colocar em
                2017/18
                             CAD Dias de Paiva  Eng. Naval – Mecânica  risco o tempo de lazer e descanso dos alunos. Isto, por sua vez, per-
                           CAD Meireles Gonçalves   Marinha        miƟ a um acompanhamento mais gradual das matérias lecionadas
                2018/19
                              CAD Joel MarƟ ns  Eng. Naval – Mecânica  nas UC, o que levava à melhoria de resultados e a uma consolida-
                         CAD EN-MEC Gonçalves António  Eng. Naval – Mecânica   ção dos conhecimentos abordados.
                2019/20
                            CAD FZ Nobre Serôdio    Fuzileiro       Fazer um semestre de ERASMUS na USNA foi extremamente enri-
              Tabela 1: Lista dos alunos envolvidos no intercâmbio com a USNA.  quecedor...”

                                                                                                SETEMBRO/OUTUBRO 2019  21
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