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REVISTA DA ARMADA | 543


                                                                   VIGIA DA HISTÓRIA                          111








                                                                   O VALOR DOS



                                                                   CONHECIMENTOS


                                                                   HIDROGRÁFICOS








                                                                     esde há muito que a componente hidrográfi ca é reconhecida
                                                                  Dcomo preponderante para o planeamento e execução da
                                                                   navegação e das operações navais, consƟ tuindo uma  mais-valia
                                                                   para os detentores desse conhecimento.
                                                                    O episódio que seguidamente se refere demonstra claramente
                                                                   que tais conhecimentos podem signifi car a diferença entre a
                                                                   perda total e o salvamento.
                                                                    Em carta datada de 20 de Abril de 1765, o Governador do Pará
                                                                   comunicava para a Corte que, naquele dia, havia entrado no Pará
                                                                   a charrua  S. José a qual, na véspera, esƟ vera em risco de ser
                                                                   tomada por um corsário francês.
                                                                    Dera-se o caso que quando a charrua se encontrava a cerca de
                                                                   3 léguas dos baixos da Tigioca, local onde normalmente ocor-
                                                                   riam naufrágios pelo desconhecimento de tais baixos, se aproxi-
                                                                   mara um navio que, embora arvorando bandeira holandesa, fora
                                                                   idenƟ fi cado como sendo francês, por causa dos chapéus que os
                                                                   marinheiros usavam, chapéus esses unicamente uƟ lizados pelos
                                                                   franceses.
                                                                    Numa reacção que nada leva a crer Ɵ vesse sido premeditada, o
                                                                   práƟ co do navio, Francisco Lopes da Costa, profundo conhecedor
                                                                   dos baixos terá rumado por entre eles, indo fundear numa das
                                                                   suas pontas, impedindo assim ser perseguido e, eventualmente,
                                                                   tomado pelo corsário francês, o qual, veio a saber-se mais tarde,
                                                                   havia já tentado efectuar o levantamento daquela zona.
                                                                    Só na manhã seguinte, após o desaparecimento do navio alega-
                                                                   damente francês, a S. José suspendeu e se fez à vela para entrar
                                                                   no porto.

                                                                                                          Cmdt. E. Gomes









                                                                   Fonte: Arquivo Histórico Ultramarino doc. 5205 Pará

                                                                   N.R. O autor não adota o novo acordo ortográfi co








              26   AGOSTO 2019
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