Page 17 - Revista da Armada
P. 17

REVISTA DA ARMADA | 546

                                       TRAVESSIA AÉREA





                                                          DO ATLÂNTICO SUL



                                                                   A GÉNESE



                                                                      A Travessia Aérea do AtlânƟ co Sul efetuada por Saca-
                                                                        dura Cabral e Gago CouƟ nho entre 30 de março e 17
                                                                         de junho de 1922, inquesƟ onavelmente o maior feito
                                                                           aeronáuƟ co de Portugal, foi gizada em 1919, um
                                                                            ano que começou com uma forte esperança num
                                                                             rápido desenvolvimento da aviação comercial,
                                                                              incluindo voos transatlânƟ cos.



                                                                                 UMA IDEIA
                                                                                       projeto de Sacadura Cabral de ligar
                                                                                   O  por via aérea Lisboa ao Rio de Janeiro
                                                                                    surge ofi cialmente no dia 10 de maio de
                                                                                     1919, com a promulgação do Decreto
                                                                                     nº 5787-MMM. Contrariamente ao que
                                                                                      tem vindo a ser afi rmado pela maio-
                                                                                      ria dos autores, esse Decreto, pouco
                                                                                      conhecido, confi rma que a ideia da
                                                                                       Travessia Aérea do AtlânƟ co Sul surge
                                                                                       antes do primeiro voo transatlânƟ co
                                                                                       dos Americanos, assim como indica
                                                                                       que, para além da aproximação
                                                                                       diplomáƟ ca ao Brasil, Ɵ nha também
                                                                                       como objeƟ vo o desenvolvimento da
                                                                                       aviação comercial em Portugal.
                                                                                        A aviação do início do séc. XX carac-
                                                                                       terizou-se pelo seu espírito despor-
                                                                                       Ɵ vo, devido aos desafi os  lançados
                                                                                       pelos jornais e aos fesƟ vais  aéreos
                                                                                       organizados pelos aeroclubes. Esta
                                                                                      faceta lúdica vai estar por detrás da
                                                                                      maioria dos voos históricos da  Belle
                                                                                      Époque e impulsionar o desenvolvi-
                                                                                     mento da aeronáuƟ ca, ao ponto de,
                                                                                     logo em 1913, o jornal britânico  Daily
                                                                                    Mail lançar um desafi o com um prémio
                                                                                    milionário para o primeiro aviador que
                                                                                   conseguisse sobrevoar o AtlânƟ co.
                                                                                    Todos os projetos de travessia transatlân-
                                                                                  Ɵ ca são interrompidos em Agosto de 1914,
                                                                                 quando rebenta a guerra europeia. A parƟ r
                                                                                daqui, apenas importa a aviação militar; ela
                                                                               terá, porém, um desenvolvimento absoluta-
                                                                              mente extraordinário, devido à importância que as
                                                                             aeronaves vão ter nas operações. Esta rápida evo-
                                    Comandante Sacadura Cabral
                                                                            lução e todo o potencial que a aviação militar estava
                                                                          a gerar, foi percecionado ainda no decorrer do confl ito
                                                                         e, sobretudo a parƟ r de 1917, a opinião pública começa
                                                                       a quesƟ onar sobre a melhor forma de rentabilizar a avia-
                                                                      ção no pós-guerra. A resposta é unânime: desenvolver a
                                                                    aviação comercial.


                                                                                                      DEZEMBRO 2019  17


                                 d Marinha
                      F
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22