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REVISTA DA ARMADA | 549


              PATRULHA DA FRONTEIRA MARÍTIMA

              DA UNIÃO EUROPEIA




              NRP DOURO
               Em meados de 2019 (ver quadro) o NRP   lhadores (duas praças). Porém,
              Douro esteve empenhado em mais uma   localmente houve que embarcar
              operação de segurança maríƟ ma no âmbito   dois representantes do SEF (foram
              da FRONTEX - a sua terceira parƟ cipação,   rendidos a meio da missão) e qua-
              segunda na área de operações THEMIS, no   tro ofi ciais italianos da Guardia di
              sul de Itália, junto à fronteira maríƟ ma com   Finanza (rendiam de duas em duas
              a Grécia. O esforço do NRP Douro recaiu em   semanas), que foram fundamen-
              subáreas onde se podia Ɵ rar maior parƟ do   tais não só na ligação entre o navio
              das suas dimensões, autonomia e caracterís-  e as autoridades italianas, nomea-
              Ɵ cas de navegabilidade.           damente a  Guardia di Finanza e
               Para uma adequada preparação para a   a  Guardia CosƟ era,  mas também
              missão, houve que receber um briefi ng ope-  pelo apport de experiência adqui-
              racional, a bordo, sobre as normas de con-  rida em missões anteriores.
              duta do FRONTEX, que abarcou desde os   A missão é coordenada pelo CCI
              direitos fundamentais humanos e todos os   em Roma, onde o Ofi cial de Liga-
              mecanismos de comunicação com a Agên-  ção português contribuiu sobre-
              cia, até à habitual evolução das embarca-  maneira para o sucesso da missão, parƟ -  da Polícia MaríƟ ma, também atribuída á
              ções (dos veleiros mais sofi sƟ cados,  geral-  lhando com o navio informações sobre a   área de operações THEMIS; o encontro per-
              mente de bandeira americana, com rotas   área, as operações conjuntas com aerona-  miƟ u uma troca de experiências e a confra-
              para Lecce ou Crotone, aos pesqueiros que   ves e as embarcações suspeitas - COI (Con-  ternização entre as guarnições.
              facilitam a passagem aos migrantes, para   tact of Interest) - que necessitavam de ser   Não foi descurado o treino interno, por
              qualquer porto da costa sul ou leste de Itália)   invesƟ gadas.       forma a manter os padrões de pronƟ dão e
              e do respeƟ vo modus operandi.      Nos períodos de descanso o navio praƟ cou   integrar os novos elementos da guarnição.
               A guarnição já havia sido reforçada com   os portos de Catânia, Gallipoli, Brindisi, Sira-  O navio patrulha Douro (e a sua guarnição
              uma equipa do pelotão de abordagem cons-  cusa, Reggio di Calabria e Crotone (ponto de   reforçada) regressou a Lisboa com o senƟ -
              Ɵ tuído por cinco fuzileiros (um sargento   apoio logísƟ co). Numa das patrulhas o NRP   mento de mais uma missão além-fronteiras
              e quatro praças) e uma equipa de mergu-  Douro cruzou-se com a embarcação Culatra,   cumprida.

              NRP MONDEGO
               O Centro de Coordenação Internacional   de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)
              (CCI) da agência FRONTEX “gere” atual-  e um ofi cial de ligação da Guardia
              mente diversas operações – uma delas a   Civil espanhola.
              INDALO, em estreita ligação com as auto-  Para além do NRP  Mondego,
              ridades espanholas  - que visam essencial-  parƟ cipavam nas patrulhas e vigi-
              mente contribuir para a redução do fl uxo de   lâncias maríƟ mas outros 2 meios
              migração irregular em direcção às fronteiras   navais e 4 aeronaves provenien-
              externas da União Europeia e combater o   tes da Alemanha, Espanha, Itália,
              crime transfronteiriço. A operação INDALO   França e Portugal.
              é conduzida no Mediterrâneo ocidental, em   Durante a missão, o navio reali-
              águas espanholas confi nantes com as fron-  zou diversos exercícios de treino
              teiras maríƟ mas de Marrocos e da Argélia.  interno de modo a manter os seus
               O NRP Mondego esteve recentemente (ver   padrões de pronƟ dão  e  cerƟ fi car
              quadro) empenhado nessa área de opera-  os novos ofi ciais de quarto à ponte.
              ções durante 76 dias, durante os quais rea-  A 3 de dezembro o navio iniciou a
              lizou 51 ações diárias de vigilância – mais de   viagem de regresso, tendo no dia
              513 horas de patrulha. O navio embarcou   seguinte atracado na BNL.
              em permanência um inspetor do Serviço


                                                                               HORAS
                                                                                                    MILITARES
              UNIDADE NAVAL  ETD / ETA BNL  OPERAÇÃO LOCAL  INÍCIO / FIM  DIAS MISSÃO  MISSÃO  HORAS E MILHAS   EMPENHADOS  RESGATES
                                                                    / PATRULHA
                                                          PATRULHAS
                                                                                       EM PATRULHA
                NRP DOURO  27MAI-05AGO19  THEMIS  -  SUL DE ITÁLIA  31MAI-31JUL19  71 - 62  1679 H  > 655H;  > 6800 MI  34  0
               NRP MONDEGO  16SET-04DEZ19  INDALO  -  SUL DE ESPANHA  18SET-02DEZ19  79 - 76  1896 H  > 513H;  > 5405 MI  34  0

                                                                         Colaboração dos COMANDOS DOS NRP DOURO E NRP MONDEGO

              16   MARÇO 2020
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