Page 12 - Revista da Armada
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REVISTA DA ARMADA | 549
NRP SAGRES
VIAGEM DE
CIRCUM -NAVEGAÇÃO
2020
A CAMINHO DO RIO
epois de largar o porto da Praia, a capital de Cabo Verde, o
DNRP Sagres teve pela frente uma exigente rada de 20 dias.
Não terá sido, certamente, a mais longa desta viagem, mas
poderá vir a ser considerada uma das mais marcantes.
Primeiro, pela passagem pela Zona de Convergência Intertropi-
cal (ZCI). Num veleiro, manda a prudência manobrar e marear as
velas prestando o máximo de atenção às alterações meteorológi- imaginária do Equador. Manda a tradição que o navio se prepare
cas – há que tentar jogar em antecipação. Na ZCI o navio poderia para receber Neptuno, o Rei dos Mares, e sua comi va. Foi no dia
cruzar-se com ventos inconsistentes, com alterações repen nas 28 de janeiro, por volta das 14h00 que o elemento mais moderno,
de direção e força – a presença dos Cumulonimbus, nuvens gran- o grumete TFD Eusébio Francisco, foi de tesoura à cintura até ao
des, altas, de fundo escuro e de desenvolvimento ver cal, carac- lais do gurupés e “cortou” a linha do Equador. Seguidamente, ini-
terís cos destas la tudes, marcaram dis ntamente a entrada e a ciaram-se as fes vidades, que terminaram com o habitual julga-
saída dessa zona. Felizmente o tempo “jogou a favor”. mento na tarde de dia 29. Eram muitos os elementos da guarnição
Em segundo lugar, pelo fi m do treino e pelo início da criação que veram a honra de conhecer o Rei Neptuno pela primeira vez,
de ro nas de trabalho e de lazer. As duas radas iniciais nham experiência que, além da elevada carga simbólica que acarreta,
sido intensas e recheadas de a vidades – além do embarque fi cará marcada pela missão em que se insere.
dos elementos da APORVELA, houve que cumprir com o pro-
grama de treino e avaliação, que foi fundamental para o aper- PROJETO CIENTÍFICO
feiçoamento da guarnição para a exigente missão em que a
Sagres está empenhada. A terceira rada, a caminho do Rio de A Sagres está envolvida em vários projetos durante a circum-
Janeiro, foi como que um recomeço da viagem para toda a guar- -navegação, um deles o SAIL (Space-Atmosphere-Ocean Interac-
nição. Houve a oportunidade de retomar as habituais ro nas de ons in the marine boundary Layer).
bordo (em que o treino e as palestras à guarnição entram com Este projeto tem como obje vo principal o estudo à escala glo-
naturalidade no planeamento semanal), reorganizar as tarefas bal das interações terra-atmosfera, através da recolha de dados
pendentes de cada serviço, retomar as tradições desta barca do campo eletrostá co terrestre. A ligação entre o circuito elé-
(quem já embarcou na Sagres sabe que todos os mo vos são trico da Terra e as trovoadas foi descoberta graças aos dados
bons para recebermos uma tradicional “carta” do Rei Neptuno) recolhidos na campanha realizada pelo navio Carnegie, entre
e, até mesmo, apreciar o tempo livre com a vidades de lazer 1909-1929. Esta informação ainda hoje é u lizada, tendo mesmo
(quer seja a ler um livro, a jogar o já famoso jogo do burro ou a dado origem à chamada “Curva de Carnegie”, que con nua a
pra car exercício sico). ser a referência na área. Assim, 100 anos depois do Carnegie, a
Em terceiro lugar, pela Festa do Rei dos Mares – sem sombra de parceria da Marinha, através do NRP Sagres, com o Ins tuto de
dúvidas um marco desta rada – devido à passagem pela linha Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
Praia
Atlântico Sul
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12 MARÇO 2020