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REVISTA DA ARMADA | 557

         PILOTO DE HELICÓPTEROS



         NA SEXTA ESCUADRILLA DA ARMADA ESPAÑOLA




          Decorrente do processo de modernização do Lynx MK95, a capacidade da Esquadrilha de Helicópteros para formar novos pilotos
          ficou limitada. Uma das soluções adotada para mitigar esta situação foi a colocação de pilotos da Marinha não qualificados em
          Lynx em esquadrilhas congéneres internacionais.



          HELICÓPTERO HUGHES 500                              um cargo no Serviço de Manutenção da esquadrilha – responsá-
                                                              vel, na área do Controlo de Material, pela gestão dos sobressalen-
                         través de contactos com os Adidos Milita-  tes e consumíveis necessários à manutenção da frota.
                      Ares e de Defesa acreditados em Portugal, foi
                      possível à Divisão de Relações Externas do Esta-  COOPERAÇÃO ENTRE MARINHAS
                      do-Maior da Armada, obter colocações para
                      pilotos portugueses  na Alemanha e Espanha.   A presença do Tenente Ricardo em “la Sexta”, para além das
                    O Acordo Técnico assinado pela Marinha Portu-  vantagens de treino e obtenção de know-how em diferentes dis-
          guesa e a Armada Española permitiu a colocação de um piloto   ciplinas de emprego de helicópteros navais, tem também con-
          na Sexta Escuadrilla de Aeronaves por um período de dois anos.   tribuído para reforçar os laços de cooperação e amizade entre a
           A Sexta Escuadrilla foi criada nos anos 70 para equipar com   Marinha portuguesa e a Armada espanhola, bem descrito pelo
          helicópteros ligeiros ASW os cinco destroyers da classe Chur-  Capitán  de  Corbeta  D.  Juan  Ruiz  Ruiz,  Comandante  da Sexta
          ruca. Quando os destroyers foram abatidos, e com a aquisição   Escuadrilla:
          de helicópteros de maior capacidade antissubmarina, a Sexta   “En  este  tiempo [o Tenente Diogo Pacheco Ricardo]  nos ha
          Escuadrilla foi convertida numa unidade de treino e instrução,   demostrado  sus  principales  cualidades:  Oficial  con  adecuados
          tirando  partido  da  fácil  manutenção  e  economia  de  opera-  conocimientos  aeronáuticos,  inteligente,  afable,  buen  com-
          ção do helicóptero Hughes 500. Atualmente, a principal mis-  pañero... y buena persona, contribuyendo de manera notable a
          são desta esquadrilha é a de apoiar a Enseñanza Aeronaval e   crear un excelente ambiente de trabajo. Se ha adaptado e inte-
          o treino das unidades navais e da Infanteria de Marina. Esta  grado de manera sobresaliente en el trabajo de la escuadrilla,
          esquadrilha opera a partir da base aérea de Rota; contando já  ganándose  la  confianza  de  sus  superiores  y  el  respeto  de  los
          com mais de 75.000 horas de voo, é constituída por 8 oficiais,  subordinados.
          12 sargentos e 15 praças.                            Asimismo,  ha  adquirido  los  conocimientos  suficientes  para
           O 1TEN Pacheco Ricardo, que terminou o seu curso de pilo-  poder desempeñar con eficiencia y eficacia los cometidos como
          tagem de helicópteros na Força Aérea Portuguesa em 2016,   Oficial de Control de Material y Jefe de Mantenimiento interino
          foi selecionado para integrar a Sexta Escuadrilla; foi projetado   durante las ausencias del titular.
          em outubro de 2019, iniciando a qualificação no Hughes 500.   Como ya he comentado, la llegada de Diogo ha supuesto un
          O curso é constituído por uma fase de estudo dos sistemas da   beneficio para la Escuadrilla en el ámbito de las competencias
          aeronave e uma fase de voo, que incluiu contacto básico, traba-  sociales y personales. De la misma manera, esperamos que en
          lho em áreas confinadas, voo de montanha, navegação, autor-  muy  poco  tiempo,  una  vez  cumplimentados  todos  los  requisi-
          rotações, voo por instrumentos, aterragens em navio e busca e   tos establecidos, sea nombrado Comandante de Aeronave para
          salvamento.                                         que nos aporte todas sus habilidades operativas, su capacidad
           Após completar 40 horas de voo, que incluíram missões de apoio   y su aptitud, con el fin de reforzar nuestra misión principal, la
          ao treino da esquadra (ameaça assimétrica e operação com aero-  Enseñanza Aeronaval, y otras misiones logísticas y de apoyo a la
          naves), o oficial português qualificou-se como co-piloto em maio   Fuerza.”
          de  2020.  Atualmente,  está  a  qualificar-se  como  Piloto  Coman-                                
          dante. Paralelamente às funções de pilotagem, foi-lhe atribuído      Colaboração da ESQUADRILHA DE HELICÓPTEROS




















                                                                                      O 1TEN Ricardo e o Capitán de Corbeta
           1TEN Pacheco Ricardo       Briefing matinal do Serviço de Manutenção       D. Juan Ruiz Ruiz


          10  DEZEMBRO 2020
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