Page 27 - Revista da Armada
P. 27

REVISTA DA ARMADA | 573
 COMANDAR UMA LFP DURANTE  curva do rio, pode ser uma ocasião para se sofrer um ataque. A   a  levantar  rapidamente,  fazia  partes  das  normas.  Não  raro,  os
                                                              mosquitos mais atrevidos picavam através da rede, se uma parte
          ansiedade vai diminuindo com a experiência e com o resultado
                                                              do  corpo  encostava  à  rede  durante  o  sono,  nomeadamente  os
          favorável de contactos de fogo. Aprendem-se alguns “truques”
 A GUERRA NA GUINÉ                                         para evitar surpresas indesejáveis.  braços. Até para utilizar os sanitários e tomar um duche rápido,
                                                              o comandante deveria escolher os momentos mais apropriados e
          TRISTEZA
                                                              nunca em zonas mais perigosas. Não era possível dormir muitas
                                                              horas seguidas durante as operações.
 AS EMOÇÕES E O AMBIENTE   mesmo em Bissau, do que enfrentar inimigos que o queriam abater?  acesso aos manípulos de controlo de velocidade dos motores.
                                                               A  navegar,  o  comandante  permanecia  sempre  na  ponte  com
           Qual o jovem que não preferia estar a divertir-se em Lisboa, ou
           A  nostalgia  e  os  pensamentos  menos  positivos  atacam,  ou   Ao  lado,  havia  uma  repetidora  do  radar ,  muito  útil  para  a
                                                                                               4
          podem  atacar,  com  bastante  frequência.  A  família,  os  amigos,   navegação, nem sempre fácil. Durante as noites sem luar, os rios
          as  namoradas  fazem  parte  do  nosso  universo  de  interesses   são como quartos escuros, com visibilidade nula. Neste caso, o
          emocionais  e  estão  muito  longe,  comunicando  por  cartas  (os   radar era fundamental para a segurança da navegação.
          famosos aerogramas), nem sempre regulares. As notícias que se   Durante a noite, nas zonas de patrulha, navegava-se e fundeava-
          recebem são muitas vezes desagradáveis. Evita-se descrever bem   se em rigorosa ocultação de luzes. Chegou, por isso, a haver colisões
          o que se observa, para não preocupar os que nos são queridos.   entre lanchas e LDM’s  fundeadas. Nas noites com luar, embora
                                                                               5
          As datas especiais não podem ser comemoradas com a habitual   houvesse boa visibilidade, o perigo aumentava consideravelmente
          companhia e as guloseimas preferidas.               porque as Lanchas se tornavam alvos bem visíveis. Durante o dia
           O comandante de LPF combatia a tristeza, principalmente com   podia-se “atracar” ao tarrafe (ou tarrafo, na gíria) , escolhendo um
                                                                                                   6
          o convívio aprofundado com os elementos da guarnição. Ao fim   ramo apropriado para passar um cabo na proa que aguentava bem
          de algum tempo todos se conhecem bastante bem. Com respeito   a Lancha, com a ajuda da corrente. A vantagem era que se podia
          e boa disposição, o ambiente alegra-se. Mas cada um encontra as   largar muito rapidamente, se necessário.
          mais diversas formas de afastar a nostalgia.
           Alguns exemplos: ouvir música durante as patrulhas dos rios (no  AUTO-CONFIANÇA
          meu caso, música clássica), filmar ou fotografar, caçar (crocodilos
          e  outros  animais),  pescar  (para  melhorar  o  rancho),  inventar   Se as operações correm bem, a confiança vai subindo com o
          jogos, ter a bordo um macaco amestrado que faz habilidades,   tempo. Após sofrer o primeiro ataque, se a resposta foi adequada
          desembarcar em povoações (quando possível), visitar os quartéis   e  não  houver  baixas,  nem  consequências  importantes  para  o
          situados na área, treinar os artilheiros a acertarem em alvos nas   navio, a auto-confiança sobe muito.
          margens (troncos de árvore por exemplo). Numa passagem de   É  preciso  ter  cuidado  para  não  ultrapassar  certos  limites.
          ano em missão, claro que, à meia noite em ponto, se dão uns   Começamos  a  pensar  coletivamente  de  forma  errada:  somos
          tiros de artilharia para o ar, para comemorar…      invencíveis, eles que se cuidem, fogem de nós, etc. Este raciocínio
           Todavia, os momentos de fraqueza, por vezes, não se conseguem   leva a correr riscos desnecessários.
          evitar. Um comandante de LFP numa noite de Natal em missão,   Duma  forma  geral,  as  guarnições  tinham  confiança  nas  suas
          após  jantar  com  a  guarnição  o  bacalhau  cozido,  recolheu  ao   capacidades para se defenderem, mas tinham consciência que não
          camarote para descansar e não tinha sequer um pequeno doce.   estavam livres de ocorrências nefastas. Em 1968 já havia um longo
          Comeu umas bolachas, bebeu um whisky que tinha levado para   historial de ataques a Lanchas de todos os tipos , especialmente às
                                                                                                 7
          bordo  e,  ao  pensar  com  saudade  na  família,  percebeu  que  as   LDM, que eram mais vulneráveis, causando vários mortos e feridos.
          lágrimas corriam profusamente pela cara abaixo. Pouco depois,   Já  a  LDM  302  tinha  sido  gravemente  atingida  por  várias  vezes,
          imaginou, sobressaltado, o que seria se a guarnição o visse nesse   e  sempre  recuperada  operacionalmente,  apesar  de  afundada.
          estado; as lágrimas secaram para não mais voltar.   No que respeita às LFP’s, o caso mais grave ocorreu em fevereiro
                                                              de  1968  com  um  ataque  à  LFP  Bellatrix  que  sofreu  um  rombo
          PREOCUPAÇÃO                                         junto à linha de água, provocado por uma RPG (vide figura). O
                                                              comandante conseguiu encalhar a proa da unidade naval numa
                                                                       8
           Para além do inimigo, o comandante de LFP tinha muitas outras   língua de areia próxima, evitando assim o afundamento.
          preocupações que perturbavam o seu bem-estar.        Na  realidade,  estranhava-se  que  o  inimigo  não  atacasse  com
           Era preciso um enorme cuidado para manter o moral da guarnição   mais frequência e com armas mais apropriadas. Bastava esperar
          e a sua prontidão para combate, dia e noite, 24 horas por dia.   calmamente  nas  margens  dos  rios  que  tinham  patrulhamento
           O calor e humidade elevados e os infinitos mosquitos eram fatores   constante, para terem oportunidade de atacar a distâncias muito
          muito  incomodativos.  As  LFP’s  apenas  dispunham  de  pequenas   curtas. As RPG podiam fazer grandes estragos.
          ventoinhas de 24 volts no interior, e nenhum outro sistema para   Transportei, com frequência, pessoal dos Fuzileiros e do Exército,
          baixar a temperatura. Na ponte baixa, onde o telegrafista tinha o   e verifiquei que eles não se sentiam muito tranquilos a bordo,
                                     o
                                                 o
          seu posto, chegavam a registar-se 50  centígrados (40  era normal).   nas zonas perigosas, e ficavam um pouco surpreendidos com a
          Dormir em cima de esteira com rede mosquiteira, sempre pronto   nossa  auto-confiança.  A  melhor  explicação  que  me  deram  foi












                                                               Rombo no casco da Bellatrix, bem visível, com a Lancha colocada no berço
                                                               para reparação.



                                                                                                     MAIO 2022  27
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32