Page 347 - Revista da Armada
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comprimento a partir de vante, por um robusto suporte dis-
pondo de rolete. O percurso era /imitado a 7° para cada lado
da linha de mediania, na prdlica o suficiente para a manobra
normal em navios de vela. Contudo, por volta do fim do século
o leme podia ser metido olé 30° por meio de pinÇtlo, o que
se verificava em navios franceses (2).
Numa nova fase de evolução do pinção, p inconveniente
da cana do leme obstruir o compartimento onde esta operava
foi ultrapassado colocando-lhe uma patilha que 'Se apoiava
numa peça com a forma de crescente instalada junto do tecto.
Para proteger O marinheiro do leme, a escotilha praticada no
tombadilho era protegida por uma cobertura que os franceses
designavam por .. Ie dos a'Ane» (dorso de burro).
Quando o pinção atingiu uma operacionaJidade aceitável,
permitindo meter o leme até 30° a cada bordo, depois de ter
• sido possfvel desempachar o compartimenlo onde trabaJhava
a cana do leme, uma nova invenção veio a revolucionar a
manobra do navio. Tal aconteceu enlre os últimos anos do
século XVD e os primeiros do século seguinte, quando um
autor desconhecido inventou a roda do leme, cuja comodidade
e eficiência nem sequer nos faz pensar no longo caminho per-
corrido, desde o leme instalado à popa, mas a um dos bordos,
até se chegar a 1<10 geniaJ, e ao que parece, definitiva solução.
Mas a razão fundamental que nos levou a escrever este
pequeno artigo, é denunciar o desinleresse dos Portugueses
pelas coisas do passado. De facto, verifica-se que foi neces-
sário um investigador estrangeiro, aJiás do maior prestígio,
debruçar-se sobre este assunto para ficannos a saber, inclusi-
vamente nós próprios. que o pinção é mais um dos muitos
avanços tecnológicos que se devem aos nossos construtores
navais da época dos Descobrimentos.
A. Estácio dos Reis,
cap.-m.-g. O Itmtl dt um ga/too dt 300 l()llt/adas, nftrido no lalO.
Educação Física
As lesões desportivas
última coisa que queremos músculos, em esforço ou em tempo ROTURAS
que nos aconteça, quando de treino; a utilização de material e
A efectuamos o nosso treino equipamento inadequado; e ainda a Num músculo ou num tendão -
tisico, quer seja com o fim de tomar realização de exerclcios incorrectos ocorrem principalmente quando não
parte em competições desportivas, ou impróprios. se efectuou o aquecimento; quando
quer com o de manter a saúde, é esses orgãos estão expostos a tem-
contrair uma lesão. Na maior parte dos casos a dor peraturas baixas; ou quando são for-
é a primeira indicação do apareci-
Muitas delas, podem ser evita- çados a tomar posições não usuais.
mento da lesão, dor que pode ser
das com um mlnimo de conhecimen- As mais frequentes nos músculos
tos, como tentaremos esclarecer seguida de inchaço. A maior parte das pernas sucedem nas paragens,
das lesOas resulta da falta de aque-
neste artigo. Antes. porém, diremos nas rotações e nos arranques repen-
cimento ou de excessos.
que as causas mais frequentes das tinos. •
lesões são: a sobrecarga sobre os Vejamos as mais frequentes. Os músculos de maior risco são:
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