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O N.T.M. “Creoula”
O N.T.M. “Creoula”
na Regata Cutty Sark 1998
na Regata Cutty Sark 1998
“Vasco da Gama Memorial”
O N.T.M. “Creoula” cumpriu mais um ano
de treino de Mar, conforme é sua vocação,
com jovens das mais diversas origens sociais
e geográficas. Cumulativamente, participou
em missões exclusivamente de representação
naval e da Marinha.
urante o ano de 1998 Educação para a Comemoração
embarcaram no N.T.M. dos Descobrimentos Portugueses
D“Creoula” mais de qui- seleccionou mais uma vez
nhentos jovens instruendos em jovens de escolas de todos os
10 viagens de treino de Mar, distritos do País para embar-
realizadas em 3072 horas de carem no N.T.M. “Creoula”.
missão das quais 1558 foram a Desta vez, o projecto foi mais Faina geral de mastros.
navegar sendo 265 exclusiva- arrojado e em vez dos usuais 17 “Baptista de Andrade” e deiras, a típica agitação nos cais,
mente à vela, percorrendo um dias de viagem para Sul (Caná- “Oliveira e Carmo”. as despedidas, enfim, um frémito
total de 10098 milhas náuticas. rias, Madeira e Cádiz foram des- A viagem prosseguiu para que nos trespassa a todos numa
No âmbito destas viagens, o tinos preferenciais), o Grupo de Falmouth onde o navio atracou a impossibilidade de indiferença
navio visitou 4 portos estrangei- Trabalho “atirou-se” para uns 16 de Julho, após passar a noite ao cenário. A este frémito há
ros e 9 nacionais, tendo sido visi- possíveis 26 dias de viagem com fundeado na baía, integrando ainda que juntar uma espécie de
tado por um total de cerca de participação na lª parte da Rega- então a frota participante na ansiedade que antecede o início
42700 visitantes. ta Cutty Sark entre Falmouth e Regata Cutty Sark e as cele- da regata, para obtermos os
Uma das viagens mais impor- Lisboa, e estadia de 3 dias na brações náuticas daí decorrentes. ingredientes que compõem nor-
tantes foi a participação do “Cre- Corunha. No porto de Falmouth, o malmente os estados de espírito
oula” na Regata “Cutty Sark” – O navio largou da B.N.L. no N.T.M. “Creoula” foi reencontrar dos participantes nesses dias de
“Vasco da Gama Memorial”, em dia 7 de Julho e a chegada à alguns velhos companheiros partida.
comemoração dos 500 anos da Corunha, primeiro porto desta destas andanças de regatas da Largou-se, logo de seguida, o
chegada deste navegador à viagem fez-se sem novidade, STA (Sail Training Association): o já típico desfile naval, e num ins-
Índia. É desta viagem que falare- embora com alguma dificul- “Kruzenstern”, o “Dar Mlodziezi”, tante estamos na partida da rega-
mos a seguir. dade, pois a nortada dificultava a o “Mir”, o “Cuauhtemoc”, o “Pali- ta. A partida, espectáculo magní-
Como já vem sendo habitual progressão do navio obrigando a nuro”, o “Swan fan Makum”, o fico, com todos os grandes
de há cinco anos para cá, o Gru- velocidades entre os 4 e 5 nós “Iskra”, o “Pogoria”, o “Kaliakra”, entre veleiros a procurarem a todo o
po de Trabalho do Ministério da (ligeiramente inferiores à neces- muitos outros divididos em várias pano partir na frente (partem pri-
sária para chegar à ho- classes. meiro que os outros mais pe-
ra prevista). Felizmen- O “Creoula” e a “Sagres”, de quenos) e distanciar-se dos seus
te, após a passagem braço-dado, literalmente, foram rivais. A densidade de veleiros é
do Cabo de Finisterra a representação portuguesa neste grande e situações de proximi-
o vento diminuiu, per- grande evento náutico. dade acontecem frequentemente
mitindo, já nas primei- Apesar do clima estar longe do na euforia da largada.
ras horas do dia 10, agradável Verão português, o dia Na largada, o “Creoula” não
recuperar o atraso. da largada chegou célere para partiu entre os primeiros, no en-
A estada na Coru- instruendos e guarnição que se tanto, ao virar de bordo mais ce-
nha foi muito agradá- ocuparam, nestes três dias em do, fazendo à bolina cerrada
vel, tendo o navio sido terra, em confraternização com uma verdadeira tangente a Cape
recebido com a ama- participantes de outros veleiros Lizard e aproveitando a corrente
bilidade característica (um dos objectivos principais de maré favorável que é bastante
dos galegos em rela- destes acontecimentos), assim forte neste ponto, conseguiu sair
ção aos portugueses. como a tentar conhecer um pou- do Canal da Mancha para Oeste
Facto curioso foi o co deste cantinho de Inglaterra e manter durante os primeiros
caso de se encontrarem que se chama Cornualha. Na dois dias uma posição bastante
nessa data cinco navios última noite, um magnífico fogo- boa entre os outros veleiros da
da Marinha de Guerra de-artifício assinalou o começo classe A.
Portuguesa atracados da despedida de Falmouth à fro- No terceiro dia, 22 de Julho, a
simultaneamente no ta participante. navegar à bolina (como sempre
porto da Corunha: o No dia da largada há todo um até aí, pois o vento encontrou-se
N.T.M. “Creoula” e os colorido de gente em movimen- sempre desfavorável) para WSW,
NRP’s “Vega”, “Polar”, to, fardas, bandeirolas, ban- esperava-se a passagem de uma
14 FEVEREIRO 99 • REVISTA DA ARMADA