Page 52 - Revista da Armada
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O N.T.M. “Creoula”
                           O N.T.M. “Creoula”

             na Regata Cutty Sark 1998
             na Regata Cutty Sark 1998

                                         “Vasco da Gama Memorial”




         O N.T.M. “Creoula” cumpriu mais um ano
         de treino de Mar, conforme é sua vocação,
         com jovens das mais diversas origens sociais
         e geográficas. Cumulativamente, participou
         em missões exclusivamente de representação
         naval e da Marinha.

               urante o ano de 1998  Educação para a Comemoração
               embarcaram no N.T.M.  dos Descobrimentos Portugueses
         D“Creoula” mais de qui-   seleccionou mais uma vez
         nhentos jovens instruendos em  jovens de escolas de todos os
         10 viagens de treino de Mar,  distritos do País para embar-
         realizadas em 3072 horas de  carem no N.T.M. “Creoula”.
         missão das quais 1558 foram a  Desta vez, o projecto foi mais  Faina geral de mastros.
         navegar sendo 265 exclusiva-  arrojado e em vez dos usuais 17  “Baptista de Andrade” e  deiras, a típica agitação nos cais,
         mente à vela, percorrendo um  dias de viagem para Sul (Caná-  “Oliveira e Carmo”.  as despedidas, enfim, um frémito
         total de 10098 milhas náuticas.  rias, Madeira e Cádiz foram des-  A viagem prosseguiu para  que nos trespassa a todos numa
           No âmbito destas viagens, o  tinos preferenciais), o Grupo de  Falmouth onde o navio atracou a  impossibilidade de indiferença
         navio visitou 4 portos estrangei-  Trabalho “atirou-se” para uns  16 de Julho, após passar a noite  ao cenário. A este frémito há
         ros e 9 nacionais, tendo sido visi-  possíveis 26 dias de viagem com  fundeado na baía, integrando  ainda que juntar uma espécie de
         tado por um total de cerca de  participação na lª parte da Rega-  então a frota participante na  ansiedade que antecede o início
         42700 visitantes.         ta Cutty Sark entre Falmouth e  Regata Cutty Sark e as cele-  da regata, para obtermos os
           Uma das viagens mais impor-  Lisboa, e estadia de 3 dias na  brações náuticas daí decorrentes.  ingredientes que compõem nor-
         tantes foi a participação do “Cre-  Corunha.          No porto de Falmouth, o  malmente os estados de espírito
         oula” na Regata “Cutty Sark” –  O navio largou da B.N.L. no  N.T.M. “Creoula” foi reencontrar  dos participantes nesses dias de
         “Vasco da Gama Memorial”, em  dia 7 de Julho e a chegada à  alguns velhos companheiros  partida.
         comemoração dos 500 anos da  Corunha, primeiro porto desta  destas andanças de regatas da  Largou-se, logo de seguida, o
         chegada deste navegador à  viagem fez-se sem novidade,  STA (Sail Training Association): o  já típico desfile naval, e num ins-
         Índia. É desta viagem que falare-  embora com alguma dificul-  “Kruzenstern”, o “Dar Mlodziezi”,  tante estamos na partida da rega-
         mos a seguir.             dade, pois a nortada dificultava a  o “Mir”, o “Cuauhtemoc”, o “Pali-  ta. A partida, espectáculo magní-
           Como já vem sendo habitual  progressão do navio obrigando a  nuro”, o “Swan fan Makum”, o  fico, com todos os grandes
         de há cinco anos para cá, o Gru-  velocidades entre os 4 e 5 nós  “Iskra”, o “Pogoria”, o “Kaliakra”, entre  veleiros a procurarem a todo o
         po de Trabalho do Ministério da  (ligeiramente inferiores à neces-  muitos outros divididos em várias  pano partir na frente (partem pri-
                                           sária para chegar à ho-  classes.            meiro que os outros mais pe-
                                           ra prevista). Felizmen-  O “Creoula” e a “Sagres”, de  quenos) e distanciar-se dos seus
                                           te, após a passagem  braço-dado, literalmente, foram  rivais. A densidade de veleiros é
                                           do Cabo de Finisterra  a representação portuguesa neste  grande e situações de proximi-
                                           o vento diminuiu, per-  grande evento náutico.  dade acontecem frequentemente
                                           mitindo, já nas primei-  Apesar do clima estar longe do  na euforia da largada.
                                           ras horas do dia 10,  agradável Verão português, o dia  Na largada, o “Creoula” não
                                           recuperar o atraso.  da largada chegou célere para  partiu entre os primeiros, no en-
                                             A estada na Coru-  instruendos e guarnição que se  tanto, ao virar de bordo mais ce-
                                           nha foi muito agradá-  ocuparam, nestes três dias em  do, fazendo à bolina cerrada
                                           vel, tendo o navio sido  terra, em confraternização com  uma verdadeira tangente a Cape
                                           recebido com a ama-  participantes de outros veleiros  Lizard e aproveitando a corrente
                                           bilidade característica  (um dos objectivos principais  de maré favorável que é bastante
                                           dos galegos em rela-  destes acontecimentos), assim  forte neste ponto, conseguiu sair
                                           ção aos portugueses.  como a tentar conhecer um pou-  do Canal da Mancha para Oeste
                                             Facto curioso foi o  co deste cantinho de Inglaterra  e manter durante os primeiros
                                           caso de se encontrarem  que se chama Cornualha. Na  dois dias uma posição bastante
                                           nessa data cinco navios  última noite, um magnífico fogo-  boa entre os outros veleiros da
                                           da Marinha de Guerra  de-artifício assinalou o começo  classe A.
                                           Portuguesa atracados  da despedida de Falmouth à fro-  No terceiro dia, 22 de Julho, a
                                           simultaneamente no  ta participante.         navegar à bolina (como sempre
                                           porto da Corunha: o  No dia da largada há todo um  até aí, pois o vento encontrou-se
                                           N.T.M. “Creoula” e os  colorido de gente em movimen-  sempre desfavorável) para WSW,
                                           NRP’s “Vega”, “Polar”,  to, fardas, bandeirolas, ban-  esperava-se a passagem de uma

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