Page 53 - Revista da Armada
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pequena frente que faria rondar  estai que a sustenta, ficou a fun-                 voltou a replicar que não
         o vento e permitir ao navio fazer  cionar quase como um balão                       os via nem tinha possibili-
         rumo directo a Finisterra. No  (com o navio a navegar à boli-                       dade de ver, que não tinha
         entanto, pelas 3 horas da madru-  na!...) até ser carregada pelo pes-               radar, que se estava em
         gada esta frente, que não era afi-  soal do navio em rápida faina                   faina geral de mastros
         nal tão pequena quanto isso, fez  geral de mastros.                                 numa situação de emer-
         aumentar repentinamente o   No dia seguinte, o navio en-                            gência. Os do “Cuauh-
         vento e enquanto o pessoal com-  contrava-se profundamente den-                     temoc” pediam agora para
         parecia no convés para faina  tro do Golfo da Biscaia, sem pos-                     que guinássemos para Sul
                                                                                                o
         geral de mastros, (os instruendos  sibilidades de utilizar a giba, logo             (180 ) para evitar a colisão
         foram dispensados, pois as  também a mezena por questões                            que parecia eminente.
         condições meteorológicas e o  de equilíbrio, e duas extênsulas,                     Mas como, se era de Sul
         risco inerente assim o justifi-  com vento fraco desta vez de Les-                  que soprava o vento com
         cavam) um dos brandais em que  te e na contingência de ter que                      rajadas acima dos 40 nós
         enverga a extênsula da mezena  partir a 5 de Agosto para uma                        e estávamos em faina e
         rebentou. Posteriormente ao se  nova viagem de quase dois me-                       com o pano quase todo
         carregarem as extênsulas, duas  ses, tendo antes que reparar todos                  ainda içado? Mais uma
         delas rasgaram-se irremediavel-  os danos no velame e massame                       vez o Oficial de Quarto
         mente. Carregou-se também a  assim como a própria avaria no                         por ordem do Comandante
         giba e a mezena. Nesse mesmo  radar, de que se falará adiante.                      e na impossibilidade de se
         dia, com o nascer do Sol, o ven-  Foi nestas circunstâncias que o  Carregar pano.   fazer outra coisa, repetiu a
         to amainou após a passagem de  navio desistiu da regata, seguin-  senciais para o pessoal carregar  sua ladainha, adiantando ainda
         um forte aguaceiro e içou-se no-  do para Lisboa a motor e procu-  as velas à noite. Navegava-se a  ser impossível guinar para Sul
         vamente todo o pano disponível,  rando assegurar assim a próxima  uma velocidade de cerca de 10  (como era óbvio) por ser daí que
         pois não se queria perder tempo  viagem ao Canadá.   ou 11 nós, a WSW com vento  o vento soprava. Após mais
         e lugares na regata, apesar das  Na festa da estada da regata  bastante forte de Sul.  alguns minutos de tensão e de
         duas extênsulas rasgadas. Previa-  em Lisboa (Vasco da Gama  Alguém chama o “Creoula”  repetições ao VHF, do navio me -
         -se para essa noite a passagem  Memorial), o “Creoula” não  em castelhano no VHF. Era o  xicano perguntaram qual a nossa
         de outra frente com aumento do  pode infelizmente participar,  navio-escola mexicano “Cuauh-  posição. O Oficial de Quarto
         vento e o consequente mau  conseguindo no entanto, após as  temoc” que dizia encontrar-se à  prontamente passou a posição
         tempo, estando todo o pessoal  reparações e fainas essenciais à  nossa popa em rumo de colisão  do “Creoula” e durante os minu-
         avisado da possibilidade de nova  próxima viagem, integrar ainda a  e por se encontrar em faina geral  tos que se seguiram não se ouviu
         faina geral de mastros. Após a  parada naval no Tejo na qual  de mastros, logo não podendo  mais nenhuma comunicação do
         meia noite, o vento aumentou e  participaram todos os navios par-  mudar de rumo, solicitava que  “Cuauhtemoc” ...
         foi rondando ligeiramente de S  ticipantes.          nós o fizéssemos. O Oficial de  Intrigado, mas já suspeitando
         para SSW e a partir daí estabili-  Há uma história curiosa que  Quarto surpreendido, pois não  do que se passava, o Coman-
         zou permitindo ao navio fazer  aconteceu entre o “Creoula” e o  tinha visto nenhum navio nas  dante chamou de novo o navio
                                                              proximidades (no entanto, estava  mexicano e perguntou por sua
                                                              má visibilidade e chuva o que  vez a posição em que aquele se
                                                              viabilizava a hipótese de um  encontrava. A posição foi passa-
                                                              navio próximo não ser visto), na  da e rapidamente marcada na
                                                              presença do Comandante, repli-  carta. O “Cuautemoc” encon-
                                                              cou num fluentíssimo “portu-  trava-se “apenas” a quarenta
                                                              nhol” que o “Creoula” também  milhas por ante a ré de nós!...
                                                              estava em faina geral de mastros,  Depois da tensão foi a gargalha-
                                                              que por outro lado navegávamos  da geral na Ponte!
                                                              sem radar e não sabíamos onde  Como alguns Oficiais do
                                                              o “Cuauhtemoc” se encontrava,  “Creoula” e do “Cuauhtemoc”
                                                              para além do facto de aquele ser  tinham já estreitado relações du-
                                                              o navio alcançante, logo deveria  rante a estada em Falmouth,
                                                              ser ele a guinar. Mau grado esta  voltaram a encontrar-se após a
                                                              explicação os do “Cuauhtemoc”  chegada a Lisboa num convívio
                                                              insistiam no VHF para que fosse-  a bordo do navio-escola mexi-
         Ferrar o pano.
                                                              mos nós a guinar. O Oficial de  cano e foi então abordado o
         uma velocidade de cerca de 10  navio mexicano “Cuauhtemoc”  Quarto dirigiu-se então ao exteri-  estranho acontecimento. Ironi-
         nós, mesmo sem as duas extên-  durante a primeira noite de mau  or na tentativa de ver o “Cuauh-  camente perguntou-se-lhes qual
         sulas, apesar de a um rumo pou-  tempo e que merece ser conta-  temoc”, no entanto, o halo cria-  era a velocidade a que vinham
         co favorável que levava o navio  da. O navio navegava desde Fal-  do pelas luzes de convés na  para quererem que nos desviás-
         para o meio do Golfo da Biscaia.  mouth sem o radar de navega-  chuva não permitia distinguir  semos àquela distância. A expli-
         Afinal, parecia já não haver  ção em funcionamento, pois  rigorosamente nada. Em faina  cação veio entre gargalhadas e
         necessidade de se fazer faina  uma avaria que surgiu à chegada  geral de mastros era impossível  algum embaraço: tinham-nos
         geral de mastros. No entanto,  a este porto, apesar dos esforços  apagar as luzes e o radar estava  confundido com um outro navio
         pelas 6 horas da madrugada o  envidados, não pôde ser reparada  avariado! Não havia meio de  que passava perto deles o qual
         vento aumentou ainda mais, de  antes da largada. Ora nessa noite  saber do “Cuauhtemoc” e de  nem sequer chegaram a saber
         forma súbita e passou em  de mau tempo, como já referido,  avaliar directamente o perigo de  qual era!
         poucos momentos de 25 para 45  apitou a faina geral de mastros à  colisão. E no VHF continuavam
         nós fazendo com que rebentasse  qual o pessoal acorreu com bre-  os mexicanos,, que mudássemos
         o punho superior do estai em  vidade, tendo-se acendido nesse  de rumo, que se estavam a  António Mourinha
         que enverga a giba. A giba sem o  momento as luzes do convés, es-  aproximar. O Oficial de Quarto   2TEN
                                                                                      REVISTA DA ARMADA • FEVEREIRO 99  15
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