Page 11 - Revista da Armada
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temperatura no local e ao longo da
         coluna de água, para calibração dos
         modelos de propagação.
           A operação decorreu com êxito,                                                                         (Fotografias: 1TEN Dias Correia)
         tendo sido atingidos todos os objec-
         tivos científicos. Todos os instrumen-
         tos foram fundeados e recuperados
         sem danos.

         OPERAÇÃO DE MAR DO
         PROJECTO "INFANTE"

           O teste de mar do projecto
         "INFANTE" teve por finalidade testar
         os sistemas acústicos de comunicação e
         efectuar testes aos sistemas de teleco-
         mando e navegação do veículo
         autónomo "DELFIM". Este veículo    O N.R.P. "D. Carlos I" junto à bóia transmissora e flutuador de sinalização da cadeia de hidrofones ULVA.
         autónomo será no futuro associado a
         um AUV (Autonomous Underwater
         Vehicle) e dispõe de dois sistemas de  todos os instrumentos e equipamentos  expedito, um levantamento com sonar
         comunicação acústica (através de uma  foram recuperados em perfeitas  lateral e um levantamento com um
         cadeia de hidrofones específica e de  condições.                      equipamento de sísmica ligeira da
         um módulo de fundo).                                                  área de fundeamento do ULVA/HFA
                                              Na segunda fase da operação de   e dos trajectos acústicos. Estes levan-
                                            mar do projecto "INFANTE", o navio  tamentos tiveram por objectivo reco-
           Para o teste dos módulos de superfí-
         cie e de fundo, o navio fundeou uma  colocou na água o catamaran      lher informação sobre a evolução da
         cadeia de hidrofones denominada    "DELFIM", após o que este realizou  batimetria, e sobre a natureza do
         HFA (High Frequency Array) e um sis-  diversas trajectórias programadas a  fundo e da cobertura sedimentar.
         tema constituído por um transdutor e  partir dos instrumentos instalados no
         um módulo de electrónica (módulo de  navio, testando os algoritmos de con-  ASPECTOS RELATIVOS AO
         fundo). É de salientar que o HFA utili-  trolo e os sistemas de navegação. Os  PLANEAMENTO E EXECUÇÃO
         zou a mesma bóia transmissora do   objectivos dos testes foram plena-  DA MISSÃO
         ULVA para enviar a informação para o  mente atingidos. Após a realização
         navio via rádio. Por razões não esclare-  dos testes, o catamaran foi recuperado  Todo o planeamento da sequência de
         cidas, não foi possível estabelecer  em perfeitas condições.          operações foi efectuado com base nas
         comunicações acústicas com o navio                                    previsões meteorológicas do FNMOC
         através do módulo de fundo. Os testes  LEVANTAMENTOS DA ÁREA          (Fleet Numerical Meteorology and
         de comunicação entre o módulo de   DE OPERAÇÕES                       Oceanography Center). Deste modo,
         superfície (operado a partir do navio)                                foi possível programar de forma optimi-
         e o HFA decorreram com êxito, tendo  Para além das operações descritas  zada os movimentos do navio e a se-
         sido atingidos todos os objectivos.  anteriormente, foram ainda efectua-  quência das operações dentro da janela
         Após a realização das experiências,  dos um levantamento hidrográfico
                                                                               de tempo determinada no ORDMOVE
                                                                               da operação, aspecto que se revelou
                                                                               essencial para o cumprimento eficiente
                                                                               da missão. O sistema de aquisição de
                                                                               informação hidrográfica existente no
                                                                               navio, constituído por um computador
                                                                               dotado com o software HYPACK, son-
                                                                               das hidrográficas e um receptor GPS,
                                                                               revelou-se também fundamental para
                                                                               o controlo rigoroso de todas as mano-
                                                                               bras e evoluções. Durante as operações
                                                                               delicadas de fundeamento e recupe-
                                                                               ração dos instrumentos e equipamen-
                                                                               tos (de grandes dimensões e custo ele-
                                                                               vado) ficou patente a boa capacidade
                                                                               de manobra do navio, particularmente
                                                                               as possibilidades conferidas pelo
                                                                               propulsor de proa. O navio desempe-
                                                                               nhou de forma eficiente todas as ope-
                                                                               rações, o que contribuiu para transmi-
                                                                               tir às equipas científicas embarcadas
                                                                               uma imagem positiva da Marinha.


         O N.R.P. "D. Carlos I" junto do veículo autónomo "DELFIM", desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico no  Carlos M. Lemos
         âmbito do projecto "INFANTE".                                                                    CTEN EH
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • JANEIRO 2001  9
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