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A Volta de Magalhães
A Volta de Magalhães
Conclusão
RUMO AO ESTREITO
urante a estadia em Puerto de San
Julian, Fernão de Magalhães
Dprocurou efectuar o levantamento
da costa mais para Sul, sendo designado o
“Santiago”, o menor dos navios, para tal
missão. Esta, sob o comando de João
Serrão - homem da sua confiança - não foi
bem sucedida. A embarcação naufragou
na barra dum rio, que viria a ser então
denominado de Santa Cruz, a cerca de 100
milhas a Sul, com a sua perda total. Para
pedir auxílio, dois dos tripulantes percor-
reram a pé esta distância, em terreno de
matagal com uma progressão difícil,
obtendo a água para beber a partir do
pouco gelo encontrado no caminho que
conseguiam derreter. Informado, o
Capitão general providenciou para que a
tripulação fosse abastecida de géneros por
terra a partir de Puerto de San Julian
durante os trabalhos de recuperação dos
despojos que iam sendo devolvidos pelo
mar e que duraram cerca de dois meses.
No fim de Agosto saiu finalmente a esqua-
dra, agora de quatro navios, não total-
mente abastecida, continuando a explo- pações, com reflexos para a manutenção gando a todo o pano e disparando vários
ração para Sul interrompida nos meses dos navios da esquadra nas posições tiros de bombardas. Contaram os tripu-
mais frios. determinadas. lantes que, arrastados pelo mau tempo
Para o rigor da determinação da lati- para o fundo da baía, aí encontraram um
tude não era agora indiferente a aproxi- FINALMENTE O PACÍFICO pequeno canal que dava para uma outra
mação do horizonte dos corpos celestes baía que exploraram e que, por sua vez,
conhecidos no Hemisfério Norte que, A 21 de Outubro Magalhães deparou terminava num estreito que conduzia a
embora substituídos por outros já obser- com uma extensa baía cujo cabo do uma baía maior do que as anteriores.
vados nas derrotas ao longo das costas extremo Norte denominaram Cabo das Estava descoberta a entrada do tão ansia-
africanas, eram muito menos familiares. Onze Mil Virgens, nome da festa reli- do canal que julgavam lhes abriria o ca-
Entre as estrelas mais conspícuas desta- giosa comemorada na data, hoje reduzi- minho para o manancial das especiarias
cavam-se as da constelação do Cruzeiro do para Cabo Vírgenes. Parecendo-lhe das Molucas.
do Sul, pertencente a Via Láctea Meri- promissora a zona destacou o “San A entrada do canal a leste apresenta
dional, que na época de Magalhães era Antonio” e o “Concepción” para a explo- duas grandes baías (Posesión e San
desconhecida como constelação, estando rarem. Durante um temporal ambas as Felipe) separadas por um estreito, com
as suas estrelas, algumas de primeira embarcações desapareceram de vista as margens baixas, ligando a um trato na
grandeza, integradas na vizinha conste- dentro da baía. Dois dias depois, quando direcção N-S. Continuando a navegar
lação do Centauro. A perda de momento uma certa apreensão já reinava entre as para Sul no Paso Ancho, avista-se no
magnético da agulha de marear repre- outras tripulações sujeitas ao mesmo horizonte o que parece ser uma barreira
sentava uma adicional fonte de preocu- temporal, foram vistas regressar, nave- natural sem saída. Contudo, observando
de uma posição mais aproximada,
surgem quatro saídas: uma para ESW,
CÉU AUSTRAL correspondente à Bahia Inutil, sem saída;
Como é sabido, não existe nenhuma estrela conspícua da Constelação do Octans (o Octante, instru- uma de cada lado da Ilha de Dawson
mento náutico precursor do sextante) próxima da posição do Polo Sul Celestial, como sucede no (por vezes utilizada como prisão de alta
Hemisfério Norte. Nas proximidades do Polo Sul há as constelações do Cruzeiro do Sul, do Centauro segurança) sensivelmente para Sul,
e duas Galáxias hoje baptizadas com o nome de Magalhães: a Grande Nuvem Magelânica e a Pequena
Nuvem Magelânica. Estas duas zonas claras do céu e a posição do Polo Sul formam um triângulo dando ambas acesso ao Pacífico a Oeste
praticamente equilátero. Para determinar a posição do Polo Sul, fundamental para o cálculo da lati- do Cabo Hornos através de canais e
tude, parte-se do Cruzeiro do Sul, prolongando o seu eixo maior na direcção das Nuvens (ou da finalmente a quarta, a de Sudoeste, aces-
Achernar) duma distância cerca de quatro vezes e meia a distância entre as estrelas extremas do seu so a um canal para Noroeste que conduz
eixo (Gama e Alfa Acrux). Durante a viagem os pilotos observaram que esta zona celeste se deslocava
pouco com o avançar da noite, o que indicaria, por analogia com o Hemisfério Boreal, estar na vizin- ao Pacífico, numa zona de costas alcanti-
hança do Polo Sul Celeste. ladas com montes que atingem cerca de
1.000 metros de altura.
REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 2001 17