Page 262 - Revista da Armada
P. 262
A EXTINÇÃO DA AVIAÇÃO NAVAL
A EXTINÇÃO DA AVIAÇÃO NAVAL
Breve historial de uma vida curta com final polémico
Breve historial de uma vida curta com final polémico
(Conclusão)
FACTOS A operação foi co-
RELEVANTES DA mandada por Sa-
HISTÓRIA DA cadura Cabral, le-
AVIAÇÃO NAVAL vando como copi-
loto o 2TEN Ortins
Sem dúvida, o de Bettencourt, na-
mais relevante facto vegador o Coman-
da História da dante Gago Cou-
Aviação Naval Por- tinho e mecânico
tuguesa, foi a cria- Roger Soubiran.
ção do sistema de Confirmado o su-
navegação aérea cesso do novo sis-
científica. tema de navegação
Desde 1919, es- aérea, Sacadura
timulado pelas pri- Cabral planeou a
meiras travessias viagem do seu so-
aéreas do Atlântico nho, de Lisboa ao
Norte pelos ame- Rio de Janeiro, por
ricanos e ingleses, ocasião do 2º cen-
sem apoio de uma tenário da inde-
navegação credí- pendência do Bra-
vel, o Comandante sil. Aprovada a sua
Sacadura Cabral Gago Coutinho, Sacadura Cabral, Ortins de Bettencourt e Roger Soubiran chegam ao Funchal depois da primeira viagem proposta pelo Mi-
ponderou a possi- em que foi testado o novo sistema de navegação. nistro da Marinha,
bilidade de refor- Sacadura desen-
mular a navegação marítima para adap- Este novo sistema de navegação aérea volveu todas as diligências necessárias,
tação aos condicionalismos da navegação pode considerar-se um dos mais notáveis desde o estudo das rotas, escalas, apoios
em voo. Definiu esses condicionalismos trabalhos da criação científica portuguesa logísticos e tipo de avião. Com a inesti-
como sendo a velocidade do avião, exigin- do século XX. mável participação de Gago Coutinho
do rapidez de cálculos, o vento em altitu- Como corolário destes estudos, reali- como navegador, a operação iniciou-se com
de, afectando o movimento do avião em zou-se em 22 de Março de 1921 um voo o hidroavião Fairey III-D Mark II Lusitânia,
relação ao terreno e o plano de referência experimental de Lisboa à Madeira, para que partiu do Bom Sucesso em 31 de Março
para a medição das alturas dos astros. testar a eficiência do sistema de nave- de 1922. Embora sofrendo vicissitudes
Tendo convidado o seu antigo chefe geó- gação. Esse voo foi executado com um graves que levaram à perda de dois hidroa-
grafo das missões geodésicas em África, hidroavião bimotor Felixtowe-F3 que par- viões nesta operação, a chegada ao Rio de
Comandante Gago Coutinho, para colabo- tiu do Bom Sucesso e amarou no Funchal Janeiro concretizou-se em 17 de Junho, com
rar nestes estudos, ambos conseguiram após 7h40 de voo, sem erro de navegação. um terceiro avião que foi baptizado de
criar um sistema in- Santa Cruz e actual-
tegral inédito, com mente se encontra
resultados práticos preservado no Mu-
de grande rigor, ba- seu de Marinha.
seado numa meto- Embora na opinião
dologia inovadora e de alguns histo-
em instrumentos riadores estrangei-
especialmente con- ros as irregulari-
cebidos para o efeito. dades da viagem e
Mas deve notar-se a perda de dois
que outros oficiais aviões desvalori-
aviadores do Bom zem este feito no
Sucesso prestaram contexto da história
também alguma da aviação mun-
colaboração nesses dial, a verdade é
estudos, designa- que o grande valor
damente os 2TEN da operação não
Ortins de Betten- residiu apenas na
court e Azevedo e audácia de atraves-
Silva. Este pormenor sar o Atlântico em
é pouco conhecido. Gago Coutinho assinala com a pistola de sinais a chegada à Baía de Guanabara. pequenos hidroa-
8 AGOSTO 2002 • REVISTA DA ARMADA