Page 263 - Revista da Armada
P. 263

possibilidade de executar marginalmente
                                                                               tal operação, mediante a instalação de um
                                                                               depósito auxiliar de gasolina, por baixo da
                                                                               fuselagem. Seleccionado o Shark 74, foi este
                                                                               sujeito a completa inspecção e rectificação
                                                                               de anomalias dos vários sistemas, cujas
                                                                               debilidades eram crónicas nestes aviões.
                                                                                 Preparado o plano de voo, prevendo
                                                                               escalas de reabastecimento em S. Jacinto
                                                                               e Brest, reunido e verificado o equipa-
                                                                               mento de navegação, recebidos passa-
                                                                               portes, o avião partiu do Tejo às 17h35,
                                                                               sem o documento do MNE, que seria le-
                                                                               vado por uma patrulha motorizada da
                                                                               PSP para S. Jacinto, onde chegou às 3h30.
                                                                                 Após uma longa descolagem dificultada
                                                                               pelo excesso de carga e pela pista espelha-
                                                                               da, o Shark voou para Brest, onde amarou
                                                                               às 12h10. A partida foi porém suspensa
                                                                               pelo Comando Francês, por não ter sido
                                                                               notificado desta missão. Falha do Adido
                                                                               Naval Francês em Lisboa. Tendo final-
         A equipa que foi a Itália buscar os “Macchi” – Armando Roboredo, Namorado Junior, um italiano da fábrica,
         Pedro Rosado, Paulo Viana, Aires de Sousa e Cardoso de Oliveira.      mente descolado às 14h50, o Shark chegou
                                                                               a Calshot ainda antes do anoitecer, estando
         viões monomotores, mas sobretudo na  apoios provocarem uma escalada incon-  o embaixador à espera do documento para
         comprovação do rigor do sistema de nave-  trolável da guerra, a Inglaterra e a França  o levar a Londres. E chegou bem a tempo
         gação científica criado e adoptado pelos  promoveram a formação da Comissão de  da reunião da manhã seguinte.
         aviadores portugueses. Sistema esse que foi  Não Intervenção na Guerra Civil de  Cumprida a missão, o Shark regressou
         pioneiro entre os demais, embora não tenha  Espanha, tendo convocado outros países  ao Bom Sucesso, sofrendo sucessivas defi-
         sido assimilado literalmente pela genera-  para uma reunião em Londres em 24 de  ciências e avarias durante o voo.
         lidade dos operadores. Mas os critérios  Outubro.                       Em Portugal, esta missão, cumprida
         essenciais, como o método dos pré-cálculos,  O nosso Ministro dos Negócios Estran-  dentro do tradicional estilo de “serviço
         viriam a ser de aplicação geral. Foi, por isso,  geiros devia elaborar um documento para  silencioso” da Marinha, não mereceu espe-
         o início do progresso irreversível da genuí-  ser apresentado na reunião pelo embai-  cial atenção das entidades oficiais. O
         na navegação aérea, sujeita depois a sucessi-  xador em Londres, mas tal documento só  próprio Major General da Armada con-
         vas adaptações até ao advento de sistemas  ficaria pronto no dia 22. Contactada a  siderou tratar-se de um voo de rotina. Em
         sofisticados de base electrónica.  Aeronáutica Militar para levar o documen-  contraste, a Liga Internacional dos Avia-
           Em 1928 foi realizado um voo de Itália  to a Londres, tal missão foi considerada  dores, atenta às actividades aeronáuticas,
         (Varese) a Portugal (Bom Sucesso), por  impossível, por inexistência de material  considerou este voo como a maior proeza
         uma formação de 6 hidroaviões monomo-  ao voo adequado. Às 12 horas do mesmo  da Aviação no ano de 1936, tendo atribuí-
         tores Macchi, adquiridos para a Aviação  dia 22, o Ministro da Marinha convocou o  do o troféu “Cliford Harmon” aos avia-
         Naval. Divididos em 2 grupos, estes aviões  Comandante do Centro do Bom Sucesso,  dores – 2TEN Freitas Ribeiro, comandante
         efectuaram as 4 etapas da viagem com  a quem encarregou de dar andamento à  e navegador, e Trindade dos Santos,
         grande regularidade, apesar das condições  espinhosa missão.          piloto. (*)
         desfavoráveis no sobrevoo dos Apeninos  Dos hidroaviões existentes na Aviação  Entre os trabalhos relevantes execu-
         (voando a 3000m de altitude) e do mau  Naval, só os Blackburn Shark, monomo-  tados pela Aviação Naval, merecem espe-
         tempo ao longo das costas ibéricas. Numa  tores torpedeiros, de flutuadores, tinham  cial referência as missões de fotografia
         época ainda caracterizada por uma relati-
         va insipiência operacional, este voo reve-
         lou já um grau de maturidade apreciável
         da nossa Aviação Naval.
           Em 1934, três hidroaviões Junker do
         Centro do Bom Sucesso participaram nas
         manobras aeronavais, efectuando voos de
         Lisboa à Madeira, daí aos Açores e regres-
         so a Lisboa.
           Além da regularidade com que decor-
         reram as operações, há que salientar que,
         pela primeira vez, estes aviões praticaram
         navegação radiogoniométrica, com resul-
         tados satisfatórios.
           Em Outubro de 1936 coube à Aviação
         Naval o desempenho de uma missão de
         grande responsabilidade diplomática e
         melindrosa do ponto de vista operacional.
           Estava-se na fase inicial da trágica guer-
         ra civil de Espanha, e vários países se
         aprestavam para apoiar os contendores de
         um lado e do outro. Na perspectiva desses  Chegada do Blackburn Shark com Freitas Ribeiro e Trindade dos Santos a S. Jacinto, no regresso de Inglaterra.

                                                                                       REVISTA DA ARMADA • AGOSTO 2002 9
   258   259   260   261   262   263   264   265   266   267   268