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Da Milha ao Metro
                             Da Milha ao Metro


                           Instalação da Rede DGPS Portuguesa



         INTRODUÇÃO                                                            desenvolvidos inicialmente para utilização
                                                 4.5
                                                                               militar) procurassem conceber sistemas de
           Até ao início do século passado os méto-                            radionavegação com melhor exactidão e
         dos de navegação baseavam-se na obser-  4                             mais fáceis de utilizar. Um desses sistemas
         vação visual de conhecenças em terra                                  foi o Loran-A (cujo nome deriva de LOng
         (geonavegação) ou na observação de astros  3.5   Evolução dos erros dos   RAnge Navigation), um sistema hiperbólico
                                                         sistemas de radionavegação
         (navegação astronómica). Quando era                  em Portugal      de radio-posicionamento, desenvolvido du-
         impossível determinar a posição por esses  3                          rante a II Guerra Mundial, que operava em
         métodos – por haver fraca visibilidade ou                             Medium Frequency. No final do conflito, as
         por o céu estar encoberto – o navegante                               cadeias Loran-A existentes já cobriam prati-
                                                 2.5
         apenas podia recorrer à navegação estima-                             camente toda a costa americana (Atlântico
         da (carteação e estima).              Milhas                          e Pacífico), as costas da Europa Ocidental,
           Para ultrapassar essa dependência da  2                             o Pacífico Oriental (Ásia), a Baía de
         meteorologia, o homem desenvolveu,                                    Bengala e o norte da Austrália. Em 1965, a
         durante o século XX, diversas formas de  1.5                          NATO estabeleceu, em Portugal, uma
         determinar a posição recorrendo à trans-                              cadeia constituída por 4 estações: Sagres,
         missão e recepção de ondas radio (radio-  1                           Porto Santo, Santa Maria e Flores. No
         navegação). Neste artigo vou abordar                                  entanto, desde finais da década de 50 que
         alguns dos sistemas desenvolvidos com                                 os militares americanos já vinham a estudar
                                                 0.5
         esse propósito, culminando no sistema de                              a substituição do Loran-A (também conhe-
         radionavegação por satélites GPS e na sua              100m  13 a  0 a 3m  cido por Standard Loran) por um sistema
                                                                     36m
         variante diferencial: Differential GPS  0                             semelhante, operando numa frequência
                                                    1976  1979  DEZ.  MAI.  NOV.
         (DGPS). Este é, aliás, o motivo último deste           1993  2000  2002  mais baixa (Low Frequency). Esse sistema
         artigo, visto estar a ser concluída a insta-  1976 - Concluída configuração do Omega no Atlãntico  veio a adoptar a designação de Loran-C,
         lação da rede DGPS Portuguesa.          Norte                         sendo curioso que nunca houve nenhum
                                             1979 - Instalação das est. Omega diferencial portuguesas
                                             DEZ. 1993 - Initial  Operation Capability do GPS  Loran-B! O Loran-C tinha melhor exactidão
         UM POUCO DE HISTÓRIA                MAI. 2000 - Remoção da Selective Availability do GPS  que o seu antecessor, maior alcance de
                                             NOV. 2002 - Instalação das estações DGPS portuguesas
                                                                               transmissão e a tecnologia envolvida era
         Radiofaróis                                                           mais simples, o que resultava em rece-
           A primeira forma de radionavegação  chegaram a estar vários anos avariados,  ptores mais baratos. Assim, foi com natura-
         consistiu na utilização de aparelhos que  mas constituíram durante largo período o  lidade que os militares americanos come-
         permitiam determinar a direcção de onde  único sistema de radionavegação de base  çaram a substituir progressivamente as
         se recebia um sinal radioeléctrico. Esses  terrestre implantado em território nacional.     estações Loran-A espalhadas pelo globo por
         aparelhos denominaram-se radiogonióme-  No entanto, a radiogoniometria nunca foi  estações Loran-C. No entanto, em Portugal
         tros e a sua utilização na navegação depen-  uma forma de navegação popular, devido  isso nunca chegou a ocorrer e, quando
         dia da existência de transmissores e antenas  sobretudo ao seu baixo rigor: os erros de  foram desligadas as estações Loran-A, em
         em terra que difundissem, em permanên-  cada azimute radiogoniométrico são na  31 de Dezembro de 1977, a Marinha
         cia, um sinal rádio, destinado a ser azimu-  ordem de 2° a 10°, podendo atingir valores  Portuguesa optou pelo sistema Omega em
         tado pelos navios no mar. Esses transmis-  ainda maiores à noite. Isto traduzia-se num  sua substituição, visto tratar-se de um sis-
         sores e antenas funcionavam como se fos-  erro na posição que podia ir de 5 a 50 mi-  tema que cobria todo o mundo, com as
         sem faróis radio-eléctricos, tendo sido de-  lhas, consoante a classe dos azimutes e a  suas 8 estações a transmitir em Very Low
         signados por radiofaróis.          distância aos radiofaróis. O reduzidíssimo  Frequency. No entanto, antes de abordar o
           Embora as experiências com aparelhos  número de utilizadores dos radiofaróis  Omega, gostaria de referir outro sistema
         destinados a azimutar as transmissões ele-  marítimos levou quase todos os países  disponível em águas nacionais, mas que
         ctromagnéticas remontem ao século XIX,  desenvolvidos a desligá-los nos últimos  nunca foi muito usado no nosso país: o
         envolvendo nomes como Hertz e Marconi,  anos do século passado, sendo que a maior  Transit.
         os radiogoniómetros só se tornaram fiáveis  parte das nações, incluindo Portugal, adop-
         durante a I Guerra Mundial. Após o confli-  tou a data de 31 de Dezembro de 2000,  Transit
         to, o radiogoniómetro sofreu melhorias  para a sua desactivação. Refira-se, no  O Transit era um sistema de radionave-
         consideráveis, começando a ser cada vez  entanto, que ainda hoje funcionam, em  gação por satélites, que utilizava satélites
         mais usado por navios. Assistiu-se também,  Portugal e em quase todos os países do  em órbita de baixa altitude. Interferências
         no período entre guerras, ao aparecimento  Mundo, radiofaróis aeronáuticos que  mútuas entre os sinais dos vários satélites
         dos primeiros radiofaróis marítimos, sendo  prestam um serviço valioso aos navegantes  limitavam o número de satélites utilizáveis
         que o primeiro radiofarol português foi  aéreos, fornecendo-lhes uma direcção a  a 5, o que inviabilizava o posicionamento
         instalado no Cabo da Roca em 1937,  seguir.                           contínuo: o tempo de espera dos nave-
         seguindo-se-lhe mais 11, que foram sendo                              gantes até obterem uma posição variava
         sucessivamente instalados até 1956 (ano da  Loran-A                   entre 30 segundos (acima de 80° de lati-
         entrada em funcionamento do radiofarol do  As desvantagens da radiogoniometria  tude) e 110 minutos (no Equador). O Transit
         Cabo de S. Vicente). Desde essa data, os  levaram a que cientistas e militares (todos  começou a funcionar em 1964, tendo sido
         nossos 12 radiofaróis marítimos sofreram  os sistemas de radionavegação de maior  aberto à utilização civil em 1967. A ex-
         várias modernizações e alguns deles  sucesso, que abordarei neste artigo, foram  -União Soviética também criou na década

         12 NOVEMBRO 2002 • REVISTA DA ARMADA
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