Page 338 - Revista da Armada
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Da Milha ao Metro
Da Milha ao Metro
Instalação da Rede DGPS Portuguesa
INTRODUÇÃO desenvolvidos inicialmente para utilização
4.5
militar) procurassem conceber sistemas de
Até ao início do século passado os méto- radionavegação com melhor exactidão e
dos de navegação baseavam-se na obser- 4 mais fáceis de utilizar. Um desses sistemas
vação visual de conhecenças em terra foi o Loran-A (cujo nome deriva de LOng
(geonavegação) ou na observação de astros 3.5 Evolução dos erros dos RAnge Navigation), um sistema hiperbólico
sistemas de radionavegação
(navegação astronómica). Quando era em Portugal de radio-posicionamento, desenvolvido du-
impossível determinar a posição por esses 3 rante a II Guerra Mundial, que operava em
métodos – por haver fraca visibilidade ou Medium Frequency. No final do conflito, as
por o céu estar encoberto – o navegante cadeias Loran-A existentes já cobriam prati-
2.5
apenas podia recorrer à navegação estima- camente toda a costa americana (Atlântico
da (carteação e estima). Milhas e Pacífico), as costas da Europa Ocidental,
Para ultrapassar essa dependência da 2 o Pacífico Oriental (Ásia), a Baía de
meteorologia, o homem desenvolveu, Bengala e o norte da Austrália. Em 1965, a
durante o século XX, diversas formas de 1.5 NATO estabeleceu, em Portugal, uma
determinar a posição recorrendo à trans- cadeia constituída por 4 estações: Sagres,
missão e recepção de ondas radio (radio- 1 Porto Santo, Santa Maria e Flores. No
navegação). Neste artigo vou abordar entanto, desde finais da década de 50 que
alguns dos sistemas desenvolvidos com os militares americanos já vinham a estudar
0.5
esse propósito, culminando no sistema de a substituição do Loran-A (também conhe-
radionavegação por satélites GPS e na sua 100m 13 a 0 a 3m cido por Standard Loran) por um sistema
36m
variante diferencial: Differential GPS 0 semelhante, operando numa frequência
1976 1979 DEZ. MAI. NOV.
(DGPS). Este é, aliás, o motivo último deste 1993 2000 2002 mais baixa (Low Frequency). Esse sistema
artigo, visto estar a ser concluída a insta- 1976 - Concluída configuração do Omega no Atlãntico veio a adoptar a designação de Loran-C,
lação da rede DGPS Portuguesa. Norte sendo curioso que nunca houve nenhum
1979 - Instalação das est. Omega diferencial portuguesas
DEZ. 1993 - Initial Operation Capability do GPS Loran-B! O Loran-C tinha melhor exactidão
UM POUCO DE HISTÓRIA MAI. 2000 - Remoção da Selective Availability do GPS que o seu antecessor, maior alcance de
NOV. 2002 - Instalação das estações DGPS portuguesas
transmissão e a tecnologia envolvida era
Radiofaróis mais simples, o que resultava em rece-
A primeira forma de radionavegação chegaram a estar vários anos avariados, ptores mais baratos. Assim, foi com natura-
consistiu na utilização de aparelhos que mas constituíram durante largo período o lidade que os militares americanos come-
permitiam determinar a direcção de onde único sistema de radionavegação de base çaram a substituir progressivamente as
se recebia um sinal radioeléctrico. Esses terrestre implantado em território nacional. estações Loran-A espalhadas pelo globo por
aparelhos denominaram-se radiogonióme- No entanto, a radiogoniometria nunca foi estações Loran-C. No entanto, em Portugal
tros e a sua utilização na navegação depen- uma forma de navegação popular, devido isso nunca chegou a ocorrer e, quando
dia da existência de transmissores e antenas sobretudo ao seu baixo rigor: os erros de foram desligadas as estações Loran-A, em
em terra que difundissem, em permanên- cada azimute radiogoniométrico são na 31 de Dezembro de 1977, a Marinha
cia, um sinal rádio, destinado a ser azimu- ordem de 2° a 10°, podendo atingir valores Portuguesa optou pelo sistema Omega em
tado pelos navios no mar. Esses transmis- ainda maiores à noite. Isto traduzia-se num sua substituição, visto tratar-se de um sis-
sores e antenas funcionavam como se fos- erro na posição que podia ir de 5 a 50 mi- tema que cobria todo o mundo, com as
sem faróis radio-eléctricos, tendo sido de- lhas, consoante a classe dos azimutes e a suas 8 estações a transmitir em Very Low
signados por radiofaróis. distância aos radiofaróis. O reduzidíssimo Frequency. No entanto, antes de abordar o
Embora as experiências com aparelhos número de utilizadores dos radiofaróis Omega, gostaria de referir outro sistema
destinados a azimutar as transmissões ele- marítimos levou quase todos os países disponível em águas nacionais, mas que
ctromagnéticas remontem ao século XIX, desenvolvidos a desligá-los nos últimos nunca foi muito usado no nosso país: o
envolvendo nomes como Hertz e Marconi, anos do século passado, sendo que a maior Transit.
os radiogoniómetros só se tornaram fiáveis parte das nações, incluindo Portugal, adop-
durante a I Guerra Mundial. Após o confli- tou a data de 31 de Dezembro de 2000, Transit
to, o radiogoniómetro sofreu melhorias para a sua desactivação. Refira-se, no O Transit era um sistema de radionave-
consideráveis, começando a ser cada vez entanto, que ainda hoje funcionam, em gação por satélites, que utilizava satélites
mais usado por navios. Assistiu-se também, Portugal e em quase todos os países do em órbita de baixa altitude. Interferências
no período entre guerras, ao aparecimento Mundo, radiofaróis aeronáuticos que mútuas entre os sinais dos vários satélites
dos primeiros radiofaróis marítimos, sendo prestam um serviço valioso aos navegantes limitavam o número de satélites utilizáveis
que o primeiro radiofarol português foi aéreos, fornecendo-lhes uma direcção a a 5, o que inviabilizava o posicionamento
instalado no Cabo da Roca em 1937, seguir. contínuo: o tempo de espera dos nave-
seguindo-se-lhe mais 11, que foram sendo gantes até obterem uma posição variava
sucessivamente instalados até 1956 (ano da Loran-A entre 30 segundos (acima de 80° de lati-
entrada em funcionamento do radiofarol do As desvantagens da radiogoniometria tude) e 110 minutos (no Equador). O Transit
Cabo de S. Vicente). Desde essa data, os levaram a que cientistas e militares (todos começou a funcionar em 1964, tendo sido
nossos 12 radiofaróis marítimos sofreram os sistemas de radionavegação de maior aberto à utilização civil em 1967. A ex-
várias modernizações e alguns deles sucesso, que abordarei neste artigo, foram -União Soviética também criou na década
12 NOVEMBRO 2002 • REVISTA DA ARMADA