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Portugal instalou em 1979, 3 estações de Loran-C
Omega diferencial, que transmitiam cor- Conforme já abordei, o Loran-C foi um
recções aos sinais Omega. Essas estações, sistema que resultou de uma evolução do
localizadas em Lagos, Porto Santo e Horta, Loran-A. Após extensos testes conduzidos
permitiam melhorar a exactidão dos uti- pelas forças armadas americanas, a
lizadores para valores entre 0,3 e 1 milha. primeira cadeia Loran-C entrou em fun-
A partir do início da década de 90 o GPS cionamento, apenas para uso militar, em
veio revolucionar a navegação em todo o 1957. Como foi hábito durante a guerra
mundo. As vantagens do GPS, que abor- fria, a ex-URSS também criou um sistema
darei mais adiante, levaram os navegantes muito semelhante ao Loran-C, denominado
a abandonar progressivamente o velho sis- Chayka.
tema Omega, e a sua vertente diferencial, Na década de 70, deu-se a substituição
para aderirem ao GPS. Desta forma foi com de muitas estações Loran-A por estações
naturalidade que as estações Omega Loran-C e, em 1974, o sistema foi transferi-
deixaram de transmitir em 30 de Setembro do para a alçada das autoridades civis,
de 1997, dia em que foram desligadas tam- tendo-se tornado no sistema de navegação
bém as estações de Omega diferencial por- de referência, nos EUA. Em finais dos anos
tuguesas. Desta forma, em Portugal, pas- 80, o Instituto Hidrográfico estudou a possi-
sou-se directamente do sistema Omega bilidade de instalar uma cadeia Loran-C em
para o GPS, uma vez que nunca dispuse- Portugal, que seria constituída por 4
mos nem de estações Decca nem de estações: Montedor, Vila Real de Santo
estações Loran-C. No entanto, vou-lhes António, Porto Santo e Flores, mas este pro-
dedicar algumas linhas, não só por terem jecto nunca se veio a concretizar, devido às
sido sistemas bastante populares, como verbas elevadas que implicava.
também por ambos terem sido considera-
dos como alternativas para instalação em O SISTEMA GPS
Portugal.
Após a desactivação do sistema Omega e
Decca das estações Omega diferencial portugue-
O Decca foi empregue pela primeira vez sas (em 1997) e dos radiofaróis nacionais
para guiar os draga-minas e navios de (em 2000), o sistema de radionavegação
Fig. 1 – Transmissor de Omega diferencial. desembarque na invasão da Normandia, que tem sido utilizado em águas nacionais
em 1944. Após a guerra foi criado um con- é o GPS (Global Positioning System).
de 60 um sistema de radionavegação por sórcio, destinado à exploração comercial O sistema de radionavegação por
satélites, muito semelhante ao Transit, do sistema, o qual instalou diversas cadeias satélites GPS é uma verdadeira história de
denominado Cicada. Decca, sobretudo na Europa Ocidental, sucesso. O sistema foi imaginado nos
Relativamente ao Transit, o elevado custo parte da América do Norte, África do Sul, anos 70 com o objectivo de providenciar
dos respectivos receptores associado ao parte da India, Golfo Pérsico e Japão. Em posicionamento bastante rigoroso em
facto de não permitir posicionamento con- 1977, o Instituto Hidrográfico fez uma pro- todo o globo, de forma a permitir o guia-
tínuo, afastou muitos utilizadores, que posta ao Almirante CEMA no sentido de ser mento de mísseis balísticos. Com esse
optavam por outros sistemas. O Transit instalada em Portugal uma cadeia Decca. objectivo, os peritos e militares norte-
acabou por ser desactivado em 31 de Esta proposta mereceu um despacho americanos conceberam um sistema com-
Dezembro de 1996, não tendo ultrapassa- favorável e passou ao Ministério da Defesa posto por um conjunto de 21 a 24
do 80.000 utilizadores em todo o mundo. Nacional para consultas interministeriais, satélites que transmitiriam um sinal rádio,
visto o projecto interessar a outros departa- perfeitamente identificado.
Omega e Omega diferencial mentos do Estado e representar um investi- A recepção do sinal de um satélite permi-
Ao contrário do Transit, o sistema mento considerável. Em 1978, já após tiria a obtenção de uma linha de posição.
Omega, foi bastante usado pelos nave- reuniões em Lisboa com representantes do Recebendo o sinal de outros satélites,
gantes, desde meados da década de 70 até consórcio Decca, o assunto acabou por obter-se-iam outras tantas linhas de
finais da década seguinte. Em Portugal, o morrer devido à queda do governo, nunca posição, permitindo um posicionamento
Omega ficou disponível a partir de finais mais voltando à agenda política. bastante rigoroso. Embora fosse concebido
de 1976, altura em que com fins militares, o GPS
ficaram operacionais todas possuiu, desde a sua génese,
as estações Omega que dois níveis de serviço:
serviam o Atlântico Norte. - um nível com melhor
No entanto, o sistema só performance, disponível aos
ficou completo em Agosto utilizadores militares auto-
de 1982, quando começou a rizados e conhecido por
funcionar a 8ª e última código P (de Precision) ou
estação, localizada na Precise Positioning Service;
Austrália. - um nível com perfor-
Apesar da vantagem de mance mais fraca, dispo-
permitir um posicionamento nível a todos os utilizadores
contínuo em todo o globo, a do GPS e conhecido por
exactidão facultada pelo código C/A (de Coar-
Omega era sofrível, variando se/Acquisition) ou Standard
entre 2 a 4 milhas. Para me- Positioning Service.
lhorar a exactidão propor- Neste artigo vou abordar
cionada aos navegantes, Fig. 2 – Satélites GPS. apenas a componente civil
REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 2002 13