Page 270 - Revista da Armada
P. 270

°S       H  O #APITÎO DO 0ORTO DE ,ISBOA  OUVIDA A AUTORIDADE   0ERANTE O INSUCESSO DAS OPERA ÜES DE AFUNDAMENTO DOS CONTENTORES
         PORTUÉRIA  E FACE AO DESCONHECIMENTO SOBRE A LOCALIZA ÎO EXACTA  DURANTE A TARDE DO DIA    DE *UNHO  DOIS DAQUELES CONTENTORES ACABA
         DOS CONTENTORES ENTRETANTO AFUNDADOS  DETERMINOU O ENCERRAMENTO  RAM POR hDAR Ì COSTAv ˆ UM ÌS       H  JUNTO Ì PRAIA DO 4AMARIZ E O
         DAS BARRAS NORTE E SUL DO 0ORTO DE ,ISBOA            OUTRO ÌS       H  TAMBÏM EM #ASCAIS  NAS IMEDIA ÜES DO FAROL DA 'UIA
           ° DERIVA  ATÏ ÌS       H  O                                                   ˆ  ENQUANTO QUE O TERCEIRO CON
         h.AUTILAv CONTINUOU A AUMEN                                                     TENTOR FOI REBOCADO PARA O PORTO
         TAR LENTAMENTE O ADORNAMENTO                                                    DE ,ISBOA  / CONTENTOR ARROJADO
         A "" E O CAIMENTO A RÏ  ! PARTIR                                                Ì PRAIA DO 4AMARIZ  E A SUA CAR
         DAQUELA HORA  O ADORNAMENTO AU                                                  GA DE    BIDONS  FORAM RETIRADOS
         MENTOU RAPIDAMENTE PARA CERCA                                                   AINDA NESSA NOITE
         DE   Ž  FAZENDO ANTEVER O SEU                                                    4AMBÏM DURANTE ESTE DIA    DE
         EMINENTE AFUNDAMENTO                                                            *UNHO  PROSSEGUIRAM OS TRABALHOS
           °S       H DO DIA    DE *UNHO                                                 DE hLEVANTAMENTOv DA BARRA SUL
         DE       NA POSI ÎO   Ž      .                                                  AGORA COM O EMPENHAMENTO DA
            Ž     7  SOBRE A BATIMÏTRICA                                                 EMBARCA ÎO h!TLANTAv  TAMBÏM
         DOS     METROS  DEU SE O AFUNDA                                                 DO )NSTITUTO (IDROGRÉlCO  AO MES
         MENTO DO . - h.AUTILAv  .O MO                                                   MO TEMPO QUE FOI AUTORIZADA A
         MENTO DO AFUNDAMENTO AINDA SE                                                   MOVIMENTA ÎO DE NAVIOS NA BAR
         ENCONTRAVAM NO CONVÏS DOIS CON                                                  RA SUL  ATÏ AO PÙR DO SOL
         TENTORES  ADMITINDO SE QUE A MAIO                                                .O DIA SEGUINTE     DE *UNHO
         RIA SE TERÉ AFUNDADO                                                            COM A COLABORA ÎO DE MEIO AÏ
           ! PARTIR DAS       H DO DIA    DE     ,OCAL DO AFUNDAMENTO DO NAVIO           REO DA &!0  FORAM DETECTADOS VÉ
         *UNHO INICIARAM SE BUSCAS NA ÉREA                                               RIOS BIDONS Ì DERIVA  PROVENIENTES
         COM APOIO DE MEIO AÏREO DA &!0 E                                                DO CONTENTOR QUE hDEU Ì COSTAv
         COORDENA ÎO LOCAL DO .20 h*OÎO                                                  JUNTO AO FAROL DA 'UIA E SE TINHA
         2OBYv  TENDO SIDO DETECTADOS    TRÐS  CONTENTORES Ì DERIVA  .A SEQUÐNCIA  PARTIDO  0ARA A SUA RECOLHA  O #OMANDO .AVAL DETERMINOU O EMPE
         DE DECISÎO ENTÎO TOMADA  NO lNAL DESTE DIA E NA MANHÎ DO DIA SEGUINTE   NHAMENTO DO .20 h"ACAMARTEv  COM UMA EQUIPA DE MERGULHADO
         AO MESMO TEMPO QUE PROSSEGUIAM AS BUSCAS COM AÏREO  FORAM EFECTUA   RES EMBARCADA  / NAVIO CHEGOU AO LOCAL DE AC ÎO AO lNAL DESSE DIA
         DAS VÉRIAS TENTATIVAS AFUNDAMENTO DAQUELES CONTENTORES  SEM RESULTADOS  !INDA DURANTE ESTE DIA  PROSSEGUIRAM E CONCLUIRAM SE OS TRABALHOS DE
         PRÉTICOS  JÉ QUE A RESPECTIVA CARGA O NÎO PERMITIU   RECONHECIMENTO HIDROGRÉlCO DA BARRA SUL  COM COBERTURA DE TODA A
           0OR SE TORNAR IMPERIOSO CONHECER A SITUA ÎO DAS BARRAS NORTE E SUL   ÉREA INTERIOR AOS RESPECTIVOS RESGUARDOS  TENDO SIDO TAMBÏM DETERMI
         E DESTA EM PARTICULAR  FOI SOLICITADA A COLABORA ÎO DO )NSTITUTO (IDRO   NADA A POSI ÎO EXACTA DO . - h.AUTILAv  BEM COMO DE   PROVÉVEIS
         GRÉlCO QUE  PARA O EFEITO  DISPONIBILIZOU DESDE AS PRIMEIRAS HORAS DO  CONTENTORES AFUNDADOS
         DIA    DE *UNHO  A EMBARCA ÎO h&ISÉLIAv PARA PROCEDER AOS TRABALHOS   !O lNAL DESTE DIA  AS BARRAS DO 0ORTO DE ,ISBOA FORAM DElNITIVAMEN
         DE DETEC ÎO DE CONTENTORES EVENTUALMENTE AFUNDADOS NA BARRA SUL  !S  TE ABERTAS Ì NAVEGA ÎO  SEM QUALQUER CONDICIONANTE
         PRIMEIRAS CONCLUSÜES DESTE TRABALHO JÉ PERMITIRAM QUE  AO lNAL DA TARDE   .OS DIAS SEGUINTES     E    DE *UNHO  PROSSEGUIRAM AS OPERA ÜES DE
         DESSE DIA  O ENCERRAMENTO DA BARRA FOSSE TEMPORARIAMENTE SUSPENSO   RECOLHA DE BIDONS EM TERRA E NO MAR  TOTALIZANDO CERCA DE
         ATÏ AO PÙR DO SOL  A lM DE PERMITIR A ENTRADA E SAÓDA  NÎO SIMULTÊNEAS    0RESENTEMENTE  SOB A ÏGIDE DO -INISTÏRIO 0ÞBLICO  DECORRE O INQUÏ
         DE NAVIOS NO PORTO DE ,ISBOA                         RITO AO SINISTRO MARÓTIMO


          -*  /"-Ê 1,    "-                                   TE  NOTIlCAR O PROPRIETÉRIO ARMADOR  UMA VEZ QUE NÎO HAVIA  AINDA
                                                              DA PARTE DA AUTORIDADE MARÓTIMA  CONHECIMENTO DO TIPO DE RELA ÎO
           .A AVALIA ÎO DOS ASPECTOS JURÓDICOS QUE ESTAVAM EM CAUSA NO  DE REPRESENTATIVIDADE EXISTIRIA ENTRE O CAPITÎO E O ARMADOR
         INÓCIO DO CASO DO - 6 h.AUTILAv  FORAM CONSIDERADOS  ESSENCIAL      3EM UMA POSI ÎO FORMAL ASSUMIDA POR UMA ENTIDADE RESPONSÉVEL
         MENTE  OS SEGUINTES VECTORES DE ANÉLISE              PELO NAVIO  NO PROCESSO  E UMA VEZ QUE A DERIVA PROSSEGUIA DE FORMA
              #OMO ELEMENTO DE PREOCUPA ÎO INICIAL  PORQUE O NAVIO CONS   INCERTA E DESCONTROLADA  FOI ENCARADA A HIPØTESE DE ACTUAR DIRECTAMEN
         TITUIA PERIGO PARA A NAVEGA ÎO E  SOBRETUDO  PORQUE SE ENCONTRAVA  TE SOBRE O NAVIO  PRECAVENDO A SUA DESLOCA ÎO PARA LOCAIS ECOLOGICA
         NUMA INSTÉVEL SITUA ÎO DE DESCONTROLO E DERIVA  TORNOU SE NECES   MENTE SENSÓVEIS  COMO  POR EXEMPLO  A ZONA DO %SPICHEL  OU PARA ÉREAS
         SÉRIO FAZER ENTREGAR UMA NOTIlCA½áO AO PROPRIETÉRIO ARMADOR DO  EM QUE O PERIGO DE NAVEGA ÎO SERIA DE GRAVIDADE ACENTUADA  COMO A
         NAVIO  OU REPRESENTANTE LEGAL  A lM DE O RESPONSABILIZAR POR UM  ENTRADA DA BARRA DE ,ISBOA OU  AINDA  PARA A ZONA DE #ASCAIS
         CONJUNTO DE AC ÜES TENDENTES A RETIRAR O NAVIO DA POSI ÎO EM QUE      0ARA TAL  TER SE IA QUE LAN AR MÎO DE FUNDAMENTA ÎO  DEVIDA
         SE ENCONTRAVA  4AL DILIGÐNCIA ACTIVARIA  AINDA  UM FUTURO MEIO DE  MENTE SUSTENTADA  QUE PUDESSE ASSEGURAR UMA INTERVEN ÎO  %NTRE
         PROVA EM CASO DE CONTENCIOSO                         OUTRAS HIPØTESES ENCARADAS  EXISTIRIA O RECURSO AO ESTIPULADO  DE
              / NAVIO NÎO SE ENCONTRAVA NUMA SITUA ÎO FORMAL DE ABAN   SIGNADAMENTE  NOS ARTIGOS ) E )) DA ).4%26%.4)/. #ONVENTION
         DONO JUR¤DICO  FACE  AO ESTIPULADO NO ARTIGO   Ž DO $ECRETO ,EI NŽ  CONCLUÓDA EM "RUXELAS  EM   ./6      A QUAL ENTROU EM VIGOR
                 DE   *5,  QUE PRECEITUA  ESPECIlCAMENTE  UM PRAZO PARA  NA ORDEM INTERNACIONAL EM   -!)      E RELATIVAMENTE PARA 0OR
         TAL lM  !SSIM  A lM DE ENCARAR OP ÜES ALTERNATIVAS DE INTERVEN ÎO  TUGAL EM   -!)      ! LINHA DE PROCEDIMENTOS A TOMAR ESTÉ PRE
         SOBRE O NAVIO  TORNAVA SE FUNDAMENTAL RECEBER UMA DECLARA ÎO FOR   VISTA NO ARTIGO ))) DO TEXTO DA #ONVEN ÎO  EXISTINDO UM PROTOCOLO
         MAL DE ABANDONO DO PROPRIETÉRIO ARMADOR DO NAVIO  EM QUE ESTE   DE      A ESTA #ONVEN ÎO  RELATIVO A OUTRAS SUBSTÊNCIAS PERIGOSAS
         POR EXEMPLO  ASSUMIRIA A SUA PERDA TOTAL  0ERMITIR SE IA  DESTA FOR   QUE NÎO SÎO HIDROCARBONETOS
         MA  E SUSTENTADAMENTE  O ENCARAR DE CENÉRIOS PREVENTIVOS FACE AO      %M SEDE DA #APITANIA  FORAM INSTAURADOS OS PROCEDIMENTOS
         PERIGO QUE O NAVIO CONSTITUÓA                        PROCESSUAIS PREVISTOS EM TAIS SITUA ÜES  DOS QUAIS SE RELEVAM  POR
              5MA VEZ QUE NÎO SE CONSEGUIA CONTACTAR n NA FASE INICIAL DO  QUE ESTRUTURAIS  O PROCESSO DE AVERIGUA ÜES E INQU£RITO AO SINISTRO
         PROCESSO QUE DECORRIA n O PROPRIETÉRIO ARMADOR  OU  RESPECTIVO REPRE   MARÓTIMO  ALÓNEA D   NŽ   DO ARTIGO   Ž  DO $ECRETO ,EI NŽ
         SENTANTE LEGAL  FOI ENTREGUE UMA NOTIlCA ÎO AO CAPITÎO DO NAVIO QUE  DE   -!2  E O PROCESSO POR ILÓCITO CONTRA ORDENACIONAL DE POLUI
         A NÎO ASSINOU  O QUE  NO LIMITE  PODERÉ SER TIDO COMO UM DIREITO SEU    ÎO MARÓTIMA  $ECRETO ,EI NŽ           DE   3%4
         #OM A PARTICIPA ÎO DE DUAS TESTEMUNHAS  FOI  NO ENTANTO  CONSIDERADO                                  Z
         NOTIlCADO DO SEU CONTEÞDO  / PASSO SEGUINTE TERIA SIDO  NATURALMEN                      #OLABORA½áO DA $'!-

         £ÈÊÊ  "-/"ÊÓääÎÊUÊ2%6)34! $! !2-!$!
   265   266   267   268   269   270   271   272   273   274   275