Page 272 - Revista da Armada
P. 272
Aprender a Distância
Aprender a Distância
Uma Oportunidade e um Desafio
Uma Oportunidade e um Desafio
O Centro Naval de Ensino a Distância
1. UM POUCO DE HISTÓRIA
O Centro Naval de Ensino a Distância (CNED)
iniciou as suas actividades no início dos anos
90 tendo como missão principal “desenvolver,
conduzir ou coordenar a execução de cursos,
em modalidades especiais de ensino, nomea-
damente de ensino a distância, destinados à ele-
vação ou complemento de habilitações acadé-
micas e profissionais definidas estatutariamente
para o pessoal da Marinha, ou que contribuam
para a sua formação contínua.” 1
O novo Centro, cujo director está directamen-
te subordinado ao director da Direcção do Ser-
viço de Formação, veio substituir o Centro de
Instrução por Correspondência que, durante a
década anterior, tinha desenvolvido através do
ensino programado por correspondência um
conjunto significativo de cursos visando, quer a
elevação do nível cultural do pessoal, quer a sua
preparação para a realização das provas nacio-
nais dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. reira naval ou encontrar saídas profissionais, é CNED autonomia pedagógica para os ensinos
A adopção do ensino a distância na Marinha de esperar que consigam desenvolver motiva- básico e secundário.
e a criação do CNED foi determinada funda- ção pessoal para aprender. Em 1997, o Ministério da Educação desta-
mentalmente pelos seguintes factores: s %M VIRTUDE DO ELEVADO NÞMERO DE ALUNOS cou uma equipa de professores para o CNED
s ! POPULA ÎO ALVO O PESSOAL A PRESTAR SER- e da diversidade das suas situações, a igualda- com a finalidade de desenvolver materiais
viço na Marinha, está dispersa por todo o país, de de oportunidades para todos os interessa- para aprendizagem a distância para seis dis-
incluindo os arquipélagos dos Açores e Ma- dos só pode ser alcançada através do ensino ciplinas do ensino secundário recorrente
deira e mesmo a prestar serviço em países es- a distância. adoptadas pela Marinha para os currículos da
trangeiros. As primeiras experiências de formação a formação dos futuros sargentos. Após a forma-
s -UITOS DOS POSSÓVEIS INTERESSADOS ESTÎO EM- distância ocorreram entre 1992 e 1998 com ção inicial proporcionada a estes professores
barcados em navios com grande mobilidade. o desenvolvimento de cursos para os 2º e 3º e a produção dos materiais para as primeiras
s ³ IMPOSSÓVEL ENVIAR PARA AS ESCOLAS DURAN- Ciclos do Ensino Básico Recorrente com o unidades capitalizáveis, em 1998 arrancou
te períodos prolongados, um número elevado objectivo de acorrer às necessidades de mi- a primeira fase de pilotagem do curso com
de militares, para elevarem as suas qualifica- litares que, tendo sido incorporados nos anos cerca de 100 alunos, aumentando progres-
ções académicas, sem afectar o cumprimento 70 e 80 com qualificações académicas baixas, sivamente a população escolar nos anos se-
da missão da Marinha por falta de pessoal para necessitavam urgentemente de as elevar para guintes. Em 1999 e 2000, respectivamente, o
as guarnições dos navios, para além de se tornar prosseguir carreira ao abrigo dos novos esta- curso foi aberto a militares da Força Aérea e
economicamente insustentável. tutos (EMFAR). do Exército, ao abrigo de protocolos estabe-
s 3ENDO TODOS OS POTENCIAIS ALUNOS ADULTOS E A avaliação destas duas experiências revelou lecidos com estes ramos.
naturalmente interessados em prosseguir a car- as potencialidades do ensino a distância para a A necessidade de desenvolver competências
educação e formação de especializadas no ensino a distância para os
adultos o que levou a Ma- professores e tutores do CNED levou a que se
rinha a encetar esforços estabelecesse um protocolo com a Faculdade
junto dos Ministérios da de Psicologia e de Ciências da Educação da
Defesa Nacional e da Edu-
cação no sentido de dotar Marinha 5
o CNED dos meios legais e Oficiais Exército 2
humanos que permitissem Marinha 3
a utilização desta modali- Sargentos Força Aérea 1
dade de ensino na futura Marinha 7
formação de carreira dos Praças Exército 3
militares. Destas diligên- Força Aérea 1
cias resultou o Despacho Professores 32
Conjunto nº 347/97 de 18 Técnicos especialistas 11
de Setembro dos Ministros Civis Especialistas em RVCC 8
da Defesa Nacional e da Pessoal de limpeza 2
Educação que confere ao Tabela 1- Pessoal em serviço no CNED.
18 AGOSTO 2005 U REVISTA DA ARMADA