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Aprender a Distância
                             Aprender a Distância

           Uma Oportunidade e um Desafio
           Uma Oportunidade e um Desafio



                             O Centro Naval de Ensino a Distância


         1. UM POUCO DE HISTÓRIA

           O Centro Naval de Ensino a Distância (CNED)
         iniciou as suas actividades no início dos anos
         90 tendo como missão principal “desenvolver,
         conduzir ou coordenar a execução de cursos,
         em modalidades especiais de ensino, nomea-
         damente de ensino a distância, destinados à ele-
         vação ou complemento de habilitações acadé-
         micas e profissionais definidas estatutariamente
         para o pessoal da Marinha, ou que contribuam
         para a sua formação contínua.”  1
           O novo Centro, cujo director está directamen-
         te subordinado ao director da Direcção do Ser-
         viço de Formação, veio substituir o Centro de
         Instrução por Correspondência que, durante a
         década anterior, tinha desenvolvido através do
         ensino programado por correspondência um
         conjunto significativo de cursos visando, quer a
         elevação do nível cultural do pessoal, quer a sua
         preparação para a realização das provas nacio-
         nais dos 2º e 3º ciclos do ensino básico.  reira naval ou encontrar saídas profissionais, é  CNED autonomia pedagógica para os ensinos
           A adopção do ensino a distância na Marinha  de esperar que consigam desenvolver motiva-  básico e secundário.
         e a criação do CNED foi determinada funda-  ção pessoal para aprender.  Em 1997, o Ministério da Educação desta-
         mentalmente pelos seguintes factores:  s %M VIRTUDE DO ELEVADO NÞMERO DE ALUNOS  cou uma equipa de professores para o CNED
           s ! POPULA ÎO ALVO  O PESSOAL A PRESTAR SER-  e da diversidade das suas situações, a igualda-  com a finalidade de desenvolver materiais
         viço na Marinha, está dispersa por todo o país,  de de oportunidades para todos os interessa-  para aprendizagem a distância para seis dis-
         incluindo os arquipélagos dos Açores e Ma-  dos só pode ser alcançada através do ensino  ciplinas do ensino secundário recorrente
         deira e mesmo a prestar serviço em países es-  a distância.           adoptadas pela Marinha para os currículos da
         trangeiros.                          As primeiras experiências de formação a  formação dos futuros sargentos. Após a forma-
           s -UITOS DOS POSSÓVEIS INTERESSADOS ESTÎO EM-  distância ocorreram entre 1992 e 1998 com  ção inicial proporcionada a estes professores
         barcados em navios com grande mobilidade.  o desenvolvimento de cursos para os 2º e 3º  e a produção dos materiais para as primeiras
           s ³ IMPOSSÓVEL ENVIAR PARA AS ESCOLAS  DURAN-  Ciclos do Ensino Básico Recorrente com o  unidades capitalizáveis, em 1998 arrancou
         te períodos prolongados, um número elevado  objectivo de acorrer às necessidades de mi-  a primeira fase de pilotagem do curso com
         de  militares, para elevarem as suas qualifica-  litares que, tendo sido incorporados nos anos  cerca de 100 alunos, aumentando progres-
         ções académicas, sem afectar o cumprimento  70 e 80 com qualificações académicas baixas,  sivamente a população escolar nos anos se-
         da missão da Marinha por falta de pessoal para  necessitavam urgentemente de as elevar para  guintes. Em 1999 e 2000, respectivamente, o
         as guarnições dos navios, para além de se tornar  prosseguir carreira ao abrigo dos novos esta-  curso foi aberto a militares da Força Aérea e
         economicamente insustentável.      tutos (EMFAR).                     do Exército, ao abrigo de protocolos estabe-
           s 3ENDO TODOS OS POTENCIAIS ALUNOS ADULTOS E   A avaliação destas duas experiências revelou  lecidos com estes ramos.
         naturalmente interessados em prosseguir a car-  as potencialidades do ensino a distância para a   A necessidade de desenvolver competências
                                                           educação e formação de  especializadas no ensino a distância para os
                                                           adultos o que levou a Ma-  professores e tutores do CNED levou a que se
                                                           rinha a encetar esforços  estabelecesse um protocolo com a Faculdade
                                                           junto dos Ministérios da  de Psicologia e de Ciências da Educação da
                                                           Defesa Nacional e da Edu-
                                                           cação no sentido de dotar      Marinha             5
                                                           o CNED dos meios legais e   Oficiais  Exército     2
                                                           humanos que permitissem        Marinha             3
                                                           a utilização desta modali-  Sargentos  Força Aérea  1
                                                           dade de ensino na futura       Marinha             7
                                                           formação de carreira dos   Praças  Exército        3
                                                           militares. Destas diligên-     Força Aérea         1
                                                           cias resultou o Despacho       Professores        32
                                                           Conjunto nº 347/97 de 18       Técnicos especialistas  11
                                                           de Setembro dos Ministros   Civis  Especialistas em RVCC  8
                                                           da Defesa Nacional e da        Pessoal de limpeza  2
                                                           Educação que confere ao   Tabela 1- Pessoal em serviço no CNED.

         18  AGOSTO 2005 U REVISTA DA ARMADA
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