Page 275 - Revista da Armada
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4. O CENTRO DE FORMAÇÃO            distância queiram mesmo completá-lo e, para  contexto português que temos de desenvolver
         DE PROFESSORES                     isso, estejam dispostos a fazer sacrifícios. Se  a nossa formação.
                                            alguém se inscreveu só para ver como era e o   Seria bom podermos usar mais intensiva-
           A necessidade de facultar formação especia-  que dava, muito provavelmente não chegará  mente as novas tecnologias do que o que te-
         lizada aos professores para exercerem as suas   ao fim se não modificar a sua atitude.  mos previsto, mas deve dizer-se que o esforço
         funções no ensino a distância e a de que essa   Um curso de ensino a distância dura sempre  financeiro para aquilo que vamos disponibi-
         formação fosse creditada para a sua progressão   bastante mais que o correspondente em sala de  lizar é já enorme.
         na carreira levou o CNED a candidatar-se jun-  aula. Não existindo o contacto diário com o   Seria bom podermos proporcionar mais
         to do Conselho Científico da Formação Contí-  professor, o tempo custa muito a passar e estão  ajudas, mas as que estamos a desenvolver
         nua de Professores e a desenhar um conjunto   sempre a surgir contrariedades profissionais ou  colocam-nos já nos limites das nossas ca-
         de cursos vocacionados para a aquisição de   familiares que, de uma forma ou outra, pertur-  pacidades.
         competências nas áreas da produção de ma-  bam o estudo e diminuem a motivação.  Seria bom que todos os alunos fossem ex-
         teriais, da tutoria e da utilização das NTI na   O esforço é também uma componente  celentes alunos, tivessem tido uma prepara-
         educação e formação.               ESSEN CIAL NA APRENDIZAGEM  ³ VERDADE QUE AC-  ção prévia de grande qualidade e gostassem
           Ao longo dos anos a procura dos cursos tem   tualmente as nossas escolas não transmitem a  muito de estudar, mas sabemos bem que não
         vindo a aumentar. Ao mesmo tempo, temos   muitos dos seus alunos estas ideias de esforço,  é assim.
         também procurado diversificar a oferta de for-  sacrifício e perseverança que, ao lado do pra-  Seria bom que ensinar, planear a formação e
         mação de acordo com as necessidades que a   zer de aprender e de saber, estão ligadas a toda  produzir os materiais para a realizar fosse uma
         experiência tem vindo a revelar.   a actividade de estudo. E, muitas vezes, as pes-  tarefa fácil e ao alcance de qualquer pessoa,
                                            soas chegam à idade adulta sem nunca se terem  mas sabemos das enormes dificuldades com
                                            apercebido do que é realmente aprender, con-  que lutam os professores para bem desempe-
          Ano    Cursos   Turmas  Formandos
                                            frontando-se por isso com enormes dificuldades  nharem as suas tarefas.
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                                            sempre que têm de aprender algo de novo.  Estamos a fazer o melhor que podemos e sa-
          2001      11       14       196     O CNED, como escola vai aprendendo e  bemos para facilitar a vida do aluno, mas de-
          2002      11       28       267   procurando melhorar o serviço que disponi-  vemos também afirmar, desde já, que somos
          2003      10       28       382   biliza aos seus alunos. Desde o início que te-  extremamente rigorosos relativamente à sua
          2004      10       28       400   mos vindo a recolher e analisar dados sobre  aprendizagem e avaliação. Queremos cons-
         Tabela 6 – Cursos de Formação Contínua de Professores.
                                            os materiais, a tutoria, a avaliação e, em geral,  truir uma formação de qualidade que forme
                                            de todos os componentes do sistema de ensi-  realmente as pessoas para o futuro.
         5. APRENDER A DISTÂNCIA – UMA      no a distância.                      Para melhor aprendermos e melhor fazer-
         OPORTUNIDADE E UM DESAFIO                                             mos continuamos a precisar da colaboração
                                                                               dos nossos alunos. Precisamos, sobretudo,
           Aprender é caminhar por terrenos e cami-                            que nos digam das suas dificuldades em
         nhos ainda desconhecidos em direcção a um                             aprender a distância.
         local que sabemos que existe e que quere-                               O CNED constitui, assim, um valioso re-
         mos conhecer. Num mapa vemos o local em                               curso à disposição do pessoal da Marinha
         que estamos, aquele para onde queremos ir e                           permitindo a formação, qualificação, e re-
         podemos recolher algumas informações em                               conhecimento de competências do pessoal
         relação às características do caminho que te-                         militar dos quadros permanentes (QP), ele-
         mos de percorrer. Podemos escolher seguir por                         mento indispensável para a sua valorização
         estradas largas, ou caminhos de cabras, ou a                          pessoal e profissional e facultando, também,
         corta mato, navegar em rumo directo ou bor-                           aos militares em Regime de Contrato (RC)
         dejar para aproveitar os ventos e mares de fei-                       ou Voluntariado (RV) o prosseguimento de
         ção, mas na nossa caminhada temos de estar   Aprendemos em relação à qualidade dos  estudos para elevação das suas habilitações
         sempre preparados para reconhecer que esta-  materiais e esperamos que cada vez respon-  académicas e profissionais aumentando as
         mos em dificuldades e, em face das mesmas,  dam melhor às necessidades de aprendiza-  suas potencialidades para futura integração
         procurar encontrar novos caminhos para che-  gem dos alunos.          no mercado de trabalho.
         garmos onde queremos chegar.         Aprendemos também em relação à tutoria e                         Z
           E nesta caminhada vamos aumentando os  esperamos que o sistema de tutoria e os tuto-   A. Ferreira da Silva
         nossos conhecimentos, reforçando a nossa  res em particular estejam mais aptos a apoiar             CMG
         vontade, aprendendo a dosear os esforços e a  os alunos nas suas tarefas quotidianas e a ven-  Notas
         suportar as fadigas da jornada.    cer as dificuldades que implica o aprender a   1  Decreto Regulamentar nº 36/94 de 1 Setembro.
                                                                                 2  Despacho do Almirante Cefe do Estado-Maior da Ar-
           Aprender é fazer e errar, fazer de novo e er-  distância. Percebemos a importância do apoio
         rar outra vez, voltar a fazer e errar menos até  no local de trabalho e em especial a relevân-  mada, n.º 10/94, de 08 de Fevereiro.
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                                                                                  Para os alunos da Marinha está em funcionamento
         fazermos bem. E quando fizermos bem é vol-  cia que tem a acção dos Oficiais Responsáveis   o Centro de Apoio da Margem Sul e o Exército tem Cen-
         tarmos a fazer para fazermos melhor.  pela Formação.                  tros em várias unidades. Os Centros de Apoio Móvel têm
           No CNED aprendemos muito em relação   Aprendemos também alguma coisa em re-  sido atribuídos a navios e unidades de Fuzileiros em mis-
         aos nossos alunos e às dificuldades que repre-  lação à avaliação, sobretudo sobre à necessi-  são fora do país.
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                                                                                  Os testes podem ser realizados em qualquer uni-
         senta o aprender a distância. Aquilo que po-  dade de a tornar mais flexível, sem perder de   dade militar sob a supervisão do respectivo Comando
         demos oferecer é uma oportunidade e um de-  vista a sua exigência.    ou Direcção
         safio. Uma oportunidade porque, para muitos   O CNED está a produzir um “modo de fa-  5  Deve assinalar-se que um número muito significativo
         militares, é a única possibilidade de estudar e  zer”, uma formação, que facilite a aprendiza-  de desistências e exclusões diz respeito a pessoal em re-
                                                                               gime de contrato e voluntariado que, uma vez terminado
         um desafio porque lhes vai exigir muita perse-  gem do aluno sem quebras do necessário rigor.   o seu serviço militar, regressam à vida civil. Muitos destes
         verança, muita disciplina e muitos sacrifícios.  Mas temos de ser realistas.   militares avançaram significativamente no ensino secun-
           Aprender exige sempre motivação e esforço   Há os problemas inerentes a qualquer siste-  dário durante a sua permanência nas fileiras.
         individual. E no ensino a distância estas duas  ma de ensino e que têm a ver com os recur-  A Inactividade é também um fenómeno com uma va-
         QUALIDADES SÎO AINDA MAIS DETERMINANTES  ³  sos disponíveis, sejam eles recursos humanos   riação sazonal muito característica. A partir de meados
                                                                               de Maio e até Setembro, por razões de ordem profissio-
         absolutamente necessário que os alunos que  ou financeiros, e com as características dos   nal e familiar, o número de alunos neste estado cresce
         se inscrevem no curso de ensino secundário a  próprios alunos. Estamos em Portugal e é no   significativamente.
                                                                                     REVISTA DA ARMADA U AGOSTO 2005  21
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