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4. O CENTRO DE FORMAÇÃO distância queiram mesmo completá-lo e, para contexto português que temos de desenvolver
DE PROFESSORES isso, estejam dispostos a fazer sacrifícios. Se a nossa formação.
alguém se inscreveu só para ver como era e o Seria bom podermos usar mais intensiva-
A necessidade de facultar formação especia- que dava, muito provavelmente não chegará mente as novas tecnologias do que o que te-
lizada aos professores para exercerem as suas ao fim se não modificar a sua atitude. mos previsto, mas deve dizer-se que o esforço
funções no ensino a distância e a de que essa Um curso de ensino a distância dura sempre financeiro para aquilo que vamos disponibi-
formação fosse creditada para a sua progressão bastante mais que o correspondente em sala de lizar é já enorme.
na carreira levou o CNED a candidatar-se jun- aula. Não existindo o contacto diário com o Seria bom podermos proporcionar mais
to do Conselho Científico da Formação Contí- professor, o tempo custa muito a passar e estão ajudas, mas as que estamos a desenvolver
nua de Professores e a desenhar um conjunto sempre a surgir contrariedades profissionais ou colocam-nos já nos limites das nossas ca-
de cursos vocacionados para a aquisição de familiares que, de uma forma ou outra, pertur- pacidades.
competências nas áreas da produção de ma- bam o estudo e diminuem a motivação. Seria bom que todos os alunos fossem ex-
teriais, da tutoria e da utilização das NTI na O esforço é também uma componente celentes alunos, tivessem tido uma prepara-
educação e formação. ESSEN CIAL NA APRENDIZAGEM ³ VERDADE QUE AC- ção prévia de grande qualidade e gostassem
Ao longo dos anos a procura dos cursos tem tualmente as nossas escolas não transmitem a muito de estudar, mas sabemos bem que não
vindo a aumentar. Ao mesmo tempo, temos muitos dos seus alunos estas ideias de esforço, é assim.
também procurado diversificar a oferta de for- sacrifício e perseverança que, ao lado do pra- Seria bom que ensinar, planear a formação e
mação de acordo com as necessidades que a zer de aprender e de saber, estão ligadas a toda produzir os materiais para a realizar fosse uma
experiência tem vindo a revelar. a actividade de estudo. E, muitas vezes, as pes- tarefa fácil e ao alcance de qualquer pessoa,
soas chegam à idade adulta sem nunca se terem mas sabemos das enormes dificuldades com
apercebido do que é realmente aprender, con- que lutam os professores para bem desempe-
Ano Cursos Turmas Formandos
frontando-se por isso com enormes dificuldades nharem as suas tarefas.
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sempre que têm de aprender algo de novo. Estamos a fazer o melhor que podemos e sa-
2001 11 14 196 O CNED, como escola vai aprendendo e bemos para facilitar a vida do aluno, mas de-
2002 11 28 267 procurando melhorar o serviço que disponi- vemos também afirmar, desde já, que somos
2003 10 28 382 biliza aos seus alunos. Desde o início que te- extremamente rigorosos relativamente à sua
2004 10 28 400 mos vindo a recolher e analisar dados sobre aprendizagem e avaliação. Queremos cons-
Tabela 6 – Cursos de Formação Contínua de Professores.
os materiais, a tutoria, a avaliação e, em geral, truir uma formação de qualidade que forme
de todos os componentes do sistema de ensi- realmente as pessoas para o futuro.
5. APRENDER A DISTÂNCIA – UMA no a distância. Para melhor aprendermos e melhor fazer-
OPORTUNIDADE E UM DESAFIO mos continuamos a precisar da colaboração
dos nossos alunos. Precisamos, sobretudo,
Aprender é caminhar por terrenos e cami- que nos digam das suas dificuldades em
nhos ainda desconhecidos em direcção a um aprender a distância.
local que sabemos que existe e que quere- O CNED constitui, assim, um valioso re-
mos conhecer. Num mapa vemos o local em curso à disposição do pessoal da Marinha
que estamos, aquele para onde queremos ir e permitindo a formação, qualificação, e re-
podemos recolher algumas informações em conhecimento de competências do pessoal
relação às características do caminho que te- militar dos quadros permanentes (QP), ele-
mos de percorrer. Podemos escolher seguir por mento indispensável para a sua valorização
estradas largas, ou caminhos de cabras, ou a pessoal e profissional e facultando, também,
corta mato, navegar em rumo directo ou bor- aos militares em Regime de Contrato (RC)
dejar para aproveitar os ventos e mares de fei- ou Voluntariado (RV) o prosseguimento de
ção, mas na nossa caminhada temos de estar Aprendemos em relação à qualidade dos estudos para elevação das suas habilitações
sempre preparados para reconhecer que esta- materiais e esperamos que cada vez respon- académicas e profissionais aumentando as
mos em dificuldades e, em face das mesmas, dam melhor às necessidades de aprendiza- suas potencialidades para futura integração
procurar encontrar novos caminhos para che- gem dos alunos. no mercado de trabalho.
garmos onde queremos chegar. Aprendemos também em relação à tutoria e Z
E nesta caminhada vamos aumentando os esperamos que o sistema de tutoria e os tuto- A. Ferreira da Silva
nossos conhecimentos, reforçando a nossa res em particular estejam mais aptos a apoiar CMG
vontade, aprendendo a dosear os esforços e a os alunos nas suas tarefas quotidianas e a ven- Notas
suportar as fadigas da jornada. cer as dificuldades que implica o aprender a 1 Decreto Regulamentar nº 36/94 de 1 Setembro.
2 Despacho do Almirante Cefe do Estado-Maior da Ar-
Aprender é fazer e errar, fazer de novo e er- distância. Percebemos a importância do apoio
rar outra vez, voltar a fazer e errar menos até no local de trabalho e em especial a relevân- mada, n.º 10/94, de 08 de Fevereiro.
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Para os alunos da Marinha está em funcionamento
fazermos bem. E quando fizermos bem é vol- cia que tem a acção dos Oficiais Responsáveis o Centro de Apoio da Margem Sul e o Exército tem Cen-
tarmos a fazer para fazermos melhor. pela Formação. tros em várias unidades. Os Centros de Apoio Móvel têm
No CNED aprendemos muito em relação Aprendemos também alguma coisa em re- sido atribuídos a navios e unidades de Fuzileiros em mis-
aos nossos alunos e às dificuldades que repre- lação à avaliação, sobretudo sobre à necessi- são fora do país.
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Os testes podem ser realizados em qualquer uni-
senta o aprender a distância. Aquilo que po- dade de a tornar mais flexível, sem perder de dade militar sob a supervisão do respectivo Comando
demos oferecer é uma oportunidade e um de- vista a sua exigência. ou Direcção
safio. Uma oportunidade porque, para muitos O CNED está a produzir um “modo de fa- 5 Deve assinalar-se que um número muito significativo
militares, é a única possibilidade de estudar e zer”, uma formação, que facilite a aprendiza- de desistências e exclusões diz respeito a pessoal em re-
gime de contrato e voluntariado que, uma vez terminado
um desafio porque lhes vai exigir muita perse- gem do aluno sem quebras do necessário rigor. o seu serviço militar, regressam à vida civil. Muitos destes
verança, muita disciplina e muitos sacrifícios. Mas temos de ser realistas. militares avançaram significativamente no ensino secun-
Aprender exige sempre motivação e esforço Há os problemas inerentes a qualquer siste- dário durante a sua permanência nas fileiras.
individual. E no ensino a distância estas duas ma de ensino e que têm a ver com os recur- A Inactividade é também um fenómeno com uma va-
QUALIDADES SÎO AINDA MAIS DETERMINANTES ³ sos disponíveis, sejam eles recursos humanos riação sazonal muito característica. A partir de meados
de Maio e até Setembro, por razões de ordem profissio-
absolutamente necessário que os alunos que ou financeiros, e com as características dos nal e familiar, o número de alunos neste estado cresce
se inscrevem no curso de ensino secundário a próprios alunos. Estamos em Portugal e é no significativamente.
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