Page 274 - Revista da Armada
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Activos Semi-activos Inactivos Adiados Concluídos Desistentes Excluídos Totais monstração de competências, com
cerca de 20 sessões de grupo, em
Marinha 139 127 406 53 10 460 191 1386
que se pretende ajudar os militares
Exército 14 14 46 5 1 72 9 161
Força Aérea 28 28 33 7 4 100 10 210 a explorarem e explicitarem a infor-
Totais 181 169 485 65 15 632 210 1757 mação sobre si próprios, de forma
Tabela 4 – Alunos no Ensino Secundário Recorrente a distância (desde 1998 e referido a Junho de 2005). a consciencializarem as compe-
tências que detêm. Estas são de-
A progressão no curso resulta da “capi- seus estudos é-lhe proposta a desistência. O monstradas através da recolha de materiais
talização” das unidades de cada uma das aluno é excluído quando não responde à su- próprios e a construção de novos materiais,
disciplinas após a realização da avaliação, gestão de desistência ou pura e simplesmente com os quais elaboram o seu Dossier Pes soal,
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através de um teste, realizado quando o alu- não é contactável . instrumento base de todo o processo de re-
no se sentir preparado, no local e na data conhecimento.
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que escolher . 3. O CRVCC O percurso tipo de um militar no CRVCC
do CNED, representado no figura 2, inicia-se
A partir de 2001, sob a égide da Direcção com a sessão de acolhimento em que toma
Geral de Formação Vocacional do Ministé- conhecimento da metodologia do processo
rio da Educação, tem vindo a ser criada uma de reconhecimento.
rede nacional de CRVCC que conta actual- Nas sessões seguintes vai trabalhar o Re-
mente com 84 Centros, nos quais se inclui o ferencial de Competências-Chave – que é o
do CNED, com início das suas actividades em suporte do balanço e demonstração das suas
Janeiro de 2003. competências que serão validadas por um Júri
A existência de um CRVCC no CNED enqua- – com o apoio de um profissional de Reconhe-
dra-se, por um lado, no esforço da Marinha em cimento de Competências ou um formador, na
reduzir o deficit de qualificações académicas elaboração do seu dossier pessoal. No caso de
ainda verificado no seu pessoal civil e militar haver falta ou deficiências em algumas áreas
e, numa perspectiva mais vasta, no esforço na- do Referencial poderá obter essas competên-
Aprender a distância é um desafio que exi- cional de redução do défice de qualificação es- cias através de formação complementar.
ge muito do aluno. Mas a motivação e o esfor- colar e profissional da população portuguesa, O balanço e demonstração de competên-
ço compensam e os resultados que os nossos reforçando a importância e o valor das apren- cias tem por base o Referencial de Compe-
alunos têm obtido assim o testemunham. dizagens efectuadas ao longo da vida. tências-Chave, definido pela Direcção Geral
Como podemos ver (tabela 3) os resultados
que os alunos tiveram nos testes realizados
(78% de notas positivas) são significativos.
Mas o quadro não mostra outros aspectos
QUE MERECEM SER RELEVADOS ³ QUE A MAIORIA
das notas negativas e das desistências ocorre
nas primeiras unidades, quando o aluno ain-
da está a aprender a estudar e, naturalmente,
tem dificuldades não só em gerir os tempos
de estudo, mas também em controlar a sua
própria aprendizagem. Uma outra realidade
que a análise dos resultados dos nossos alu-
nos mostra claramente é que à medida que os
alunos vão avançando no curso as suas notas
também vão subindo.
O CNED é actualmente frequentado por
militares dos três Ramos das FA’s (tabela 4). Figura 2 - Processo de certificação de competências
Tendo em consideração as condições ge-
ralmente adversas em que os nossos alu- Os CRVCC certificam actualmente os se- de Formação Vocacional – Ministério da Edu-
nos estudam e de forma a facilitar o apoio, guintes níveis académicos: cação, com 4 áreas: Cidadania e Empregabi-
é definido para cada um deles um “estado” B1 – equivalente ao 4º ano de escolaridade; lidade; Linguagem e Comunicação, Matemá-
que indica ao tutor a sua situação perante a B2 – equivalente ao 6º ano de escolaridade; tica para a Vida e Tecnologias de Informação
aprendizagem. B3 – equivalente ao 9º ano de escolaridade e Comunicação.
A cada aluno em curso é atribuído automa- Está previsto que a partir de 2006 se venha Até agora já obtiveram certificação ao nível
ticamente, pela aplicação informática de ges- a reconhecer e certificar também o 12º ano do 9º ano de escolaridade 6 Cabos, 32 Mari-
tão, um estado de acordo com a sua própria de escolaridade. nheiros, 1 grumete e 3 Militarizados do pes-
ACTIVIDADE ³ hACTIVOv O ALUNO QUE REALIZE UM Um militar para obter um certificado, terá soal da Marinha e encontram-se em processo
teste num período de 45 dias, passando a “semi- que iniciar um processo de balanço e de- de validação mais algumas dezenas.
-activo” se não o realizar e ao fim de
90 dias, sem actividade, a “inactivo”. 2003 2004 2005
Em cada uma destas situações o tutor Inscritos Certificados Inscritos Certificados Inscritos Em Processo Certificados
desenvolve várias diligências tenden- Total 166 19 522 48 356 712 45
tes à sua recuperação. Uma das pos- Grumetes 23 0 22 0 2 39 1
sibilidades é a da passagem do aluno Marinha Marinheiros 60 12 33 10 15 61 10
a “adiado”, por um período variável, Cabos 5 3 11 3 3 7 0
quando as circunstâncias profissio- Militarizados 0 0 3 2 4 3 1
nais ou familiares o justifiquem. No Exército 3 0 9 0 2 10 0
caso do aluno não demonstrar von- Civis 75 4 446 33 330 592 33
tade e motivação para prosseguir os Tabela 5 – Resultados de CRVCC do CNED
20 AGOSTO 2005 U REVISTA DA ARMADA