Page 274 - Revista da Armada
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Activos  Semi-activos  Inactivos  Adiados  Concluídos Desistentes  Excluídos  Totais  monstração de competências, com
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        Marinha      139      127     406       53      10      460     191     1386
                                                                                       que se pretende ajudar os militares
        Exército      14       14      46       5        1       72       9      161
        Força Aérea   28       28      33       7        4      100      10      210   a explorarem e explicitarem a infor-
        Totais       181      169     485       65      15      632     210     1757   mação sobre si próprios, de forma
         Tabela 4 – Alunos no Ensino Secundário Recorrente a distância (desde 1998 e referido a Junho de 2005).  a consciencializarem as compe-
                                                                                       tências que detêm. Estas são de-
           A progressão no curso resulta da “capi-  seus estudos é-lhe proposta a desistência. O  monstradas através da recolha de materiais
         talização” das unidades de cada uma das  aluno é excluído quando não responde à su-  próprios e a construção de novos materiais,
         disciplinas após a realização da avaliação,  gestão de desistência ou pura e simplesmente  com os quais elaboram o seu Dossier Pes soal,
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         através de um teste, realizado quando o alu-  não é contactável   .   instrumento base de todo o processo de re-
         no se sentir preparado, no local e na data                            conhecimento.
                   4
         que escolher  .                    3. O CRVCC                           O percurso tipo de um militar no CRVCC
                                                                               do CNED, representado no figura 2, inicia-se
                                              A partir de 2001, sob a égide da Direcção  com a sessão de acolhimento em que toma
                                            Geral de Formação Vocacional do Ministé-  conhecimento da metodologia do processo
                                            rio da Educação, tem vindo a ser criada uma  de reconhecimento.
                                            rede nacional de CRVCC que conta actual-  Nas sessões seguintes vai trabalhar o Re-
                                            mente com 84 Centros, nos quais se inclui o  ferencial de Competências-Chave – que é o
                                            do CNED, com início das suas actividades em  suporte do balanço e demonstração das suas
                                            Janeiro de 2003.                   competências que serão validadas por um Júri
                                              A existência de um CRVCC no CNED enqua-  – com  o apoio de um profissional de Reconhe-
                                            dra-se, por um lado, no esforço da Marinha em  cimento de Competências ou um formador, na
                                            reduzir o deficit de qualificações académicas  elaboração do seu dossier pessoal. No caso de
                                            ainda verificado no seu pessoal civil e militar  haver falta ou deficiências em algumas áreas
                                            e, numa perspectiva mais vasta, no esforço na-  do Referencial poderá obter essas competên-
           Aprender a distância é um desafio que exi-  cional de redução do défice de qualificação es-  cias através de formação complementar.
         ge muito do aluno. Mas a motivação e o esfor-  colar e profissional da população portuguesa,   O balanço e demonstração de competên-
         ço compensam e os resultados que os nossos  reforçando a importância e o valor das apren-  cias tem por base o Referencial de Compe-
         alunos têm obtido assim o testemunham.  dizagens efectuadas ao longo da vida.  tências-Chave, definido pela Direcção Geral
           Como podemos ver (tabela 3) os resultados
         que os alunos tiveram nos testes realizados
         (78% de notas positivas) são significativos.
         Mas o quadro não mostra outros aspectos
         QUE MERECEM SER RELEVADOS  ³ QUE A MAIORIA
         das notas negativas e das desistências ocorre
         nas primeiras unidades, quando o aluno ain-
         da está a aprender a estudar e, naturalmente,
         tem dificuldades não só em gerir os tempos
         de estudo, mas também em controlar a sua
         própria aprendizagem. Uma outra realidade
         que a análise dos resultados dos nossos alu-
         nos mostra claramente é que à medida que os
         alunos vão avançando no curso as suas notas
         também vão subindo.
           O CNED é actualmente frequentado por
         militares dos três Ramos das FA’s (tabela 4).   Figura 2 - Processo de certificação de competências
         Tendo em consideração as condições ge-
         ralmente adversas em que os nossos alu-  Os CRVCC certificam actualmente os se-  de Formação Vocacional – Ministério da Edu-
         nos estudam e de forma a facilitar o apoio,  guintes níveis académicos:  cação, com 4 áreas: Cidadania e Empregabi-
         é definido para cada um deles um “estado”   B1 – equivalente ao 4º ano de escolaridade;  lidade; Linguagem e Comunicação, Matemá-
         que indica ao tutor a sua situação perante a   B2 – equivalente ao 6º ano de escolaridade;  tica para a Vida e Tecnologias de Informação
         aprendizagem.                        B3 – equivalente ao 9º ano de escolaridade  e Comunicação.
           A cada aluno em curso é atribuído automa-  Está previsto que a partir de 2006 se venha   Até agora já obtiveram certificação ao nível
         ticamente, pela aplicação informática de ges-  a reconhecer e certificar também o 12º ano  do 9º ano de escolaridade 6 Cabos, 32 Mari-
         tão, um estado de acordo com a sua própria  de escolaridade.          nheiros, 1 grumete e 3 Militarizados do pes-
         ACTIVIDADE  ³ hACTIVOv O ALUNO QUE REALIZE UM   Um militar para obter um certificado, terá  soal da Marinha e encontram-se em processo
         teste num período de 45 dias, passando a “semi-  que iniciar um processo de balanço e de-  de validação mais algumas dezenas.
         -activo” se não o realizar e ao fim de
         90 dias, sem actividade, a “inactivo”.             2003             2004                 2005
         Em cada uma destas situações o tutor         Inscritos  Certificados  Inscritos  Certificados  Inscritos  Em Processo Certificados
         desenvolve várias diligências tenden-  Total   166      19      522      48      356     712      45
         tes à sua recuperação. Uma das pos-  Grumetes  23       0       22       0       2        39      1
         sibilidades é a da passagem do aluno   Marinha  Marinheiros  60  12  33  10      15       61      10
         a “adiado”, por um período variável,   Cabos   5        3       11       3       3        7       0
         quando as circunstâncias profissio-  Militarizados  0    0       3        2       4        3       1
         nais ou familiares o justifiquem. No   Exército  3       0       9        0       2        10      0
         caso do aluno não demonstrar von-  Civis       75       4       446      33      330     592      33
         tade e motivação para prosseguir os   Tabela 5 – Resultados de CRVCC do CNED

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