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se Argos ou de plataformas maiores, com um   Durante o ano lectivo de
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         raio de acção de 12 milhas náuticas, tendo a  2004/2005 dois aspirantes
         possibilidade de estar 5 minutos sobre o alvo  deram o “pontapé de saída”,
         e recolher imagens geo-referenciadas deste.  com um entusiasmo e empe-
         O UAV terá uma envergadura não superior a  nho admiráveis, montando,
         1,7m (de modo a ser manuseável a bordo da  a partir de um kit, o primei-
         lancha de fiscalização) e, de forma a ter a ve-  ro modelo de aeronave (que
         locidade e a autonomia necessárias deverá ser  baptizaram “Protoavis”), e
         de asa fixa. Para que possa ser usado em larga  adaptando-lhe um piloto au-
         escala deverá ser ainda tão autónomo quanto  tomático comercial. Apren-
         possível, requerendo apenas um mínimo de  deu-se então muito sobre as
         intervenção humana especializada e usando  dificuldades em desenvolver
         uma filosofia “fire-and-forget”. As imagens a  circuitos electrónicos capa-
         recolher deverão, preferencialmente, ser en-  zes de resistir ao ambiente
                                            agreste do voo de um peque-
                                            no avião. Após vários meses
                                            de trabalho (e algumas que-
            Pd        A.I.          Motor   das aparatosas) conseguiu -se
                                            finalmente realizar alguns
                                            voos onde o “Protoavis” se-  Imagem aérea da Escola Naval.
            Pa             Data Logging     guiu autonomamente uma rota preestabele-  loto automático e os servo-controladores. Este
                                            cida, gravando vários parâmetros sobre o seu  co-piloto consiste num sistema de estabiliza-
                                            comportamento. A experiência adquirida ao  ção (usando sensores de infravermelhos) que
                                            longo deste ano ficou relatada numa comu-  provou ser muito eficaz nos testes de voo sob
                                            nicação nas “Jornadas do Mar 2004” e noutra  rádio-controlo. Neste momento, os diversos
                      PIC18F478             submetida ao encontro nacional de Robótica.  componentes já foram testados individual-
                                            Ao longo desta fase contou-se sempre com a  mente e espera-se realizar brevemente voos
                                            cooperação, entusiasmo e conhecimentos, do  completamente autónomos.
           A.FIx                  Profundidade  campeão nacional de aeromodelismo  como   Para recolhas de imagem foi instalada uma
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                                            piloto de testes.                  câmara de video acoplada a um “servo” que
                                                                               permite que esta seja apontada em qualquer
                                            DESENVOLVIMENTO DO PILOTO          direcção. Por enquanto, a EN está a usar um
           G.P.S.                  Ailleron  AUTOMÁTICO E RECOLHA              “link” em tempo real de curto alcance, que
                                            DE IMAGENS                         permitiu já obter imagens aéreas, tiradas do
                                                                               nosso UAV, da EN, da zona da BNL, e de ou-
                                              A fase seguinte consistiu em desenvol-  tros locais onde ele tem voado, sendo já possí-
           I.R.                   Deriva    ver o nosso próprio piloto automático, inte-  vel sobrepor dados de GPS desses locais sobre
                                            grando uma série de sensores e actuadores,  essas imagens. Embora as imagens tenham,
                                            e desenvolver um primeiro sistema de reco-  por enquanto, baixa resolução, permitem já
          Arquitectura de blocos do piloto automático.  lha de imagens. Assim, durante o ano lectivo  testar diversos aspectos da sua utilização, po-
                                            2005/2006, cinco cadetes finalistas  dedica-  dendo a câmara ser facilmente substituída por
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         viadas por rádio para o navio-mãe mas, em  ram-se à segunda fase deste projecto. Foi en-  outra com melhor resolução ou com capaci-
         qualquer caso, deverão ser gravadas para se-  tão decidido que o piloto automático usaria  dade para imagens de infravermelho.
         rem recolhidas depois da aterragem.  microcontroladores PIC 18F478 que inter-
           A concretização bem sucedida deste pro-  ligariam os sensores através de um bus de  TESTES AO SISTEMA DE
         jecto poderá constituir uma grande mais va-  instrumentação CAN, e que controlariam os   ATERRAGEM NUMA LANCHA
         lia pois com um custo muito razoável pode-  actuadores com os sinais PWM habitais para
         rá ampliar consideravelmente a capacidade   servo-controladores. Nesta fase, usou-se um   Um dos grandes problemas da utilização de
         de fiscalização,  de busca e de identificação  GPS, sensores de pressão para o tubo de Pitot  UAV em navios, e especialmente em navios
         de alvos a partir dos nossos navios. Permitirá  (Pd), um altímetro (Pa), uma agulha de fluxo  pequenos, consiste na dificuldade da sua re-
         ainda adquirir conhecimento e experiência  (A.Flx), e vários acelerómetros para obter uma  colha. Muitos sistemas têm sido propostos e
         numa área potencialmente muito importante  referência inercial (I.R.). A informação que vi-  testados, nem sempre com bons resultados.
         no futuro das operações navais.    ria de todos estes sensores seria comparada  Era por isso muito importante garantir que se-
           Para a própria EN, este projecto comporta  (alguma por questões de segurança é redun-  ria possível recolher o futuro UAV, de forma
         benefícios de vária ordem: um número consi-  tante) e integrada
         derável de memórias de fim de curso para os  num controlador
         alunos; uma plataforma de teste para um con-  PID clássico que
         junto vasto de tecnologias; a oportunidade de  actua sobre o
         testar e desenvolver várias ideias inovadoras  motor, sobre os
         sobre algoritmos de controlo, etc, etc.  lemes de profun-
                                            didade e sobre
         O PRIMEIRO UAV, UTILIZANDO UM      os “aillerons” e
         PILOTO AUTOMÁTICO COMERCIAL        a deriva.
                                              Para tornar o
           Sem o mínimo de experiência em UAV, os  controlador mais
         desafios para a EN eram enormes e foi por isso  simples e fiável,
         decidido dividir o problema num conjunto de  foi ainda intro-
         tarefas mais simples que têm vindo a ser resol-  duzido um co-
         vidas de forma metódica e planeada.  piloto entre o pi-  A primeira aproximação da aeronave ao N.R.P. “Centauro”.

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