Page 53 - Revista da Armada
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UAV Ligeiro de Aplicação Naval
          UAV Ligeiro de Aplicação Naval

             “Um projecto de Investigação e Desenvolvimento da Escola Naval”

         A MOTIVAÇÃO                        maior parte dos países dispõe já de vários ti-  aberto e muito espaço para inovar e porque
                                            pos de UAV nas suas forças armadas, desem-  a nossa Marinha tem necessidades muito es-
               o âmbito da sua missão de preparar os  penhando tarefas cada vez mais importantes  pecíficas que aparentemente não são satis-
               futuros oficiais da Marinha de Guerra  e complexas.              feitas por nenhum dos UAV comercialmente
         NPortuguesa com uma formação uni-    Uma consulta rápida à bibliografia revela  disponíveis.
         versitária, a Escola Naval (EN) preocupa-se em  uma autêntica explosão no desenvolvimento
         incentivar e desenvolver nos seus alunos o es-  e comercialização deste tipo de equipamento,   O OBJECTIVO
         pírito de iniciativa e a capacidade para encon-  estando disponíveis ou em desenvolvimento,
         trar e implementar soluções inovadoras para os  desde micro-UAV do tamanho de insectos até   Em meados de 2003 foi decidido avançar
         mais diversos problemas. As memórias de fim  aeronaves de grande envergadura com auto-  com o projecto “UAV Ligeiro de Aplicação
         de curso constituem,                                                                   Naval” já que alguma
         desde há muito, um                                                                     reflexão tinha indica-
         meio particularmen-                                                                    do ser provavelmente
         te apto para este fim.                                                                  muito interessante do-
         Como é natural, os                                                                     tar as nossas lanchas
         cadetes tentam que as                                                                  de fiscalização (LF) de
         suas memórias de fim                                                                    um UAV capaz de ser
         de curso estejam rela-                                                                 lançado e recolhido a
         cionadas com as acti-                                                                  bordo e que, dada a
         vidades da Marinha e                                                                   sua muito maior ve-
         resultem em melhorias                                                                  locidade relativa, fos-
         que facilitem o cum-                                                                   se capaz de, em pou-
         primento da missão.                                                                    cos minutos, voar até
         Felizmente são já mui-                                                                 junto de embarcações
         tas as pequenas contri-                                                                situadas dentro do al-
         buições dadas por es-                                                                  cance radar, fazer o
         tas memórias.                                                                          controlo e filmagem
           Por outro lado, os   Figura 1 -  Objectivo final do “UAV Ligeiro de aplicação naval”: fazer vigilância a 12 milhas do navio.  das suas actividades
         docentes universitá-                                                                   durante alguns pou-
         rios têm a obrigação de fazer investigação  nomia de dias. As aplicações passaram da  cos minutos e de regressar ao local do seu
         nas suas áreas de conhecimento, fazendo-o  simples observação ao comando e controlo  lançamento, sabendo-se que as imagens geo-
         alguns através de projectos de investigação e  e até ao combate. Este desenvolvimento le-  -referenciadas poderão constituir prova legal
         desenvolvimento (I&D) realizados em colabo-  vou à criação de vários grupos de trabalho  válida em tribunal.
         ração com outros docentes, discentes e em-  para definir especificações e normas para a   Foram então contactados para integrarem
         presas. É precisamente através destes projec-  sua operação e a um intenso esforço de in-  o projecto como consultores um professor de
         tos de I&D que é possível dar um fio condutor  vestigação e desenvolvimento nesta nova área  Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciên-
         a várias memórias de fim de curso e envolver  tecnológica.             cia e Tecnologia da UNL  e uma empresa de
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         a EN em projectos de maior envergadura. Foi   Em Portugal existem já vários grupos, en-  aeromodelismo , tendo-se realizado, ainda,
         com o intuito de envolver vários docentes de  volvendo universidades, institutos politécni-  reuniões com oficiais experientes em mis-
         diferentes áreas e um número considerável de  cos e empresas, a desenvolver UAV para as  sões de fiscalização de pesca em lanchas da
         alunos que surgiu o projecto do “UAV Ligeiro  mais diversas aplicações.  classe Argos. Os elementos recolhidos per-
         de Aplicação Naval”.                 Num ambiente tão competitivo haveria lu-  mitiram definir os requisitos e os objectivos
           Os UAV (Unmanned Aerial Vehicles - Ve-  gar para um projecto de I&D nesta área, por  a longo prazo.
         ículos Aéreos Não-Tripulados) têm cada vez  parte da Escola Naval?      Ficou então estabelecido como objectivo
         maior importância na sociedade em geral   Pensou-se que sim, porque sendo uma tec-  do projecto o desenvolvimento de um UAV
         e, em particular, na comunidade militar. A  nologia recente, haveria muitas questões em  capaz de ser operado a partir de LFRs da clas-






















          O “Protoavis” e sua electrónica.
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